sábado, julho 29, 2006

Flamengo é Bicampeão da Copa do Brasil


Vasco Gama e Flamengo fizeram o segundo jogo da final da Copa do Brasil. Dois times de grande importância no cenário brasileiro, com grandes conquistas e histórias, mas que ultimamente não vêm se destacando nos campeonatos que disputam, muitas vezes até lutando pela permanência nas séries principais. Foi a primeira vez que dois times da mesma cidade disputaram a final dessa competição.

Ambos os jogos aconteceram no Maracanã. No primeiro deles, o Flamengo conseguiu uma boa vitória por 2x0, com gols de Obina, com uma pancada da marca do pênalti, e Luisão, de cabeça. Com esse resultado, o rubro-negro poderia perder por até um gol de diferença e mesmo assim conquistaria o bicampeonato da Copa do Brasil. E foi exatamente isso que aconteceu.

Com a expulsão de Valdir Papel [isso pode lhe custar, inclusive, sua saída do time] logo aos 15 minutos do primeiro tempo, o time do Vasco ficou abalado, e o Flamengo, que já demonstrava mais tranqüilidade e organização desde o início da partida, soube administrar a vantagem com inteligência e venceu por 1x0, pondo definitivamente as mãos na taça.

O Flamengo jogou no contra-ataque até conseguir marcar o gol. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Leonardo Moura tentou o chute e foi travado, o rebote ficou com Juan, que da meia-lua bateu no canto esquerdo do goleiro Cássio. Depois, por estarem com um jogador a mais e três gols de vantagem [2x0 no primeiro jogo e mais um até então], eles adiantaram a marcação e sufocaram o Vasco no meio de campo, que não conseguiu lances de perigo.

E pela segunda vez, [a primeira foi em 1990], o Flamengo é o campeão da Copa do Brasil, e já garantiu vaga na Libertadores da próxima temporada, será sua oitava participação no torneio. Sua última participação foi em 2002, mas não foi bem, e sendo lanterna de seu grupo, foi eliminado na primeira fase.

O título ficou em boas mãos, o rubro-negro entrou com mais vontade nos jogos e demonstrou um grupo unido, diferentemente de seu adversário, o que talvez tenha sido crucial para a conquista.



[Artigo de Mary e Tarcio Martins]

Sem comentários: