segunda-feira, julho 03, 2006

Quartos de Final: Inglaterra Vs Portugal

*1-3 em grandes penalidades


Competição: Campeonato Mundial de Futebol 2006
Pais: Alemanha
Cidade: Gelsenkirchen
Estádio: Arena AufShalke
Jogo das meias finais: Inglaterra vs Portugal
Resultado: 1-3

Ontem, dia 1 de Julho de 2006, Portugal inteiro esteve 120m à frente de uma televisão a alimentar um sonho eterno, ver a selecção Portuguesa de futebol tentar alcançar uma vitória para ficar entre os 4 melhores do mundo no campeonato mundial de futebol da Alemanha.A Madeira não foi excepção, aqui na Região foi dia de feriado Regional, celebrou-se o dia da Madeira e os 30 anos da Autonomia.

Na Alemanha 11 jogadores entravam em campo, pouco passava das 16h de Lisboa, outros tantos jogadores sentavam-se no banco de suplentes ao lado da equipa técnica para defrontar a selecção Inglesa. Nas bancadas os Ingleses estavam em maioria e os cânticos ingleses levavam vantagem.

Mas nestas coisas do futebol o que conta é o que se passa dentro das 4 linhas.

Scolari apresentou uma formação, que me surpreendeu pela inclusão de Tiago, eu estava a espera de ver o Simão, em tudo o resto nada de surpresas.

Da parte inglesa, estes apareceram como já se esperava, Rooney a ponta de lança e o resto tudo igual.
Este jogo estava envolto em muita confusão, os Ingleses, com medo de Portugal, passaram uma semana a bombardear os jornais e os media com notícias difamatórias, injuriosas e fictícias sobre os Lusitanos, davam a vitoria como garantida e até chegaram a aconselhar os Brasileiros para verem alguns jogos da Inglaterra em vídeo de forma a se precaverem para as meias-finais.

Da nossa parte, tudo tranquilo, nada de entrar no jogo porco e encarar o jogo no dia certo.

Começou o jogo, os ingleses entraram como os Lusitanos, a jogar lento, trocar a bola e estudar a tática.

Aos 2m de jogo, Ricardo Carvalho comete um erro que podia ter sido fatal, Rooney ganha a bola remata mas a defesa Portuguesa afasta o perigo.

Perto dos 10m de jogo, o perigo apareceu quase em simultâneo para ambas as balizas, primeiro por Rooney dispara para defesa de Ricardo, e logo de seguida C. Ronaldo intercepta um passe medíocre de Terry e chuta rasteiro para as mãos de Robinson. Era um começo que reavivava a emoção do Euro 2004 no célebre jogo em que Portugal venceu os Ingleses.

Novamente na área Inglesa, Portugal teve 3 chances de poder marcar, ora por Figo depois por Tiago e ora por Maniche, numa altura do jogo que Pauleta não passava de um mero espectador.

Antes dos 20m, C.Ronaldo ainda rematou sobre a barra da baliza de Robinson e ofereceu uma bola a um adepto nas bancadas.

Chegamos aos 44m de jogo sem grandes situações de perigo, com um jogo mais lento desde a meia hora de jogo, nos ingleses Terry já estava fora de jogo no próximo jogo devido a um cartão amarelo que tinha visto minutos antes, e neste momento Petit parou o pais, cometeu falta sobre Joe Cole, viu um amarelo que o impede de jogar as meias-finais, e cria um livre perigosíssimo para os pés mágicos de David Beckham.



Em Portugal, a respiração susteve-se durante alguns minutos até que o lance cobrado pelo capitão Inglês embate na barreira Lusitana.

Vem a segunda parte do jogo e passados 6 m, Beckham remata contra a mão de Nuno Valente dentro da área Lusitana, o árbitro manda seguir e não houve polémica, quanto a mim bem ajuizado pelo juiz, o lance foi casual. Logo de seguida, Lennon sai do banco para substituir o lesionado Beckham.

A primeira oportunidade de golo da segunda parte, sai para a Inglaterra através de Lampard que rematou para fora a responder a um canto batido por Gerrard.

Lennon, fresquinho e acabado de entrar, dribla N. Valente ganha Carvalho na corrida, deixa para Rooney que de frente para a baliza de Ricardo chuta na relva a bola sobra para Cole que remata potente mas para o espaço que fica por cima da trave da baliza Portuguesa, momentos de algum sufoco para os Lusitanos.

Chegamos aos 62m de jogo, Rooney arma-se em parvo faz falta sobre R. Carvalho e ainda não satisfeito com a falta, resolve fazer uma análise aos testículos do jogador Português, mas usou o pé em vez da mão e logo de seguida empurra C. Ronaldo, o arbitro que é adepto de poesia e não de mariquices, espetou um cartão vermelho no ar que foi dirigido ao jogador inglês, ROONEY AS NOW LEFT DE BUILDING pensaram os ingleses.

Portugal estava em vantagem, ia encarar 10 jogadores adversários e podia mudar a história do jogo.Começa a pressionar e Maniche volta a rematar contra a defesa inglesa com muito perigo a emenda de Figo também não foi perfeita.

Portugal volta a mergulhar dentro da área inglesa e de um jogada entre Miguel e Figo, o remate de este ultimo é alvo de uma defesa incrível de Robinson, que salvou os ingleses de se afogarem.

Até ao fim, foi Hugo Viana que assustou os Bretões com um grande remate defendido com relativa facilidade por Robinson, depois Terry manda por cima da baliza de Ricardo

O árbitro manda o jogo para prolongamento bem como os corações de todos os Portugueses tudo prolongado quase que se podia ouvir AGUENTA CORAÇÃO.

Vem o prolongamento, Portugal dominou os 30m todos, a Inglaterra sentou-se a espera dos penaltis, um erro fulcral, pois Simão, já em campo, obrigou Robinson a uma defesa apertada com a ponta dos dedos. H. Postiga ainda marcou um golito, deu para gritar mas o árbitro, e muito bem, anulou o lance por posição irregular do jogador Lusitano.

Os Penaltis eram inevitáveis e lá vieram eles, minha nossa senhora dizia eu aos meus caros amigos cá em casa, eu que nem sou religioso invoquei o nome da virgem, imaginem vocês as preces que não se iniciaram nesse momento.

A historia das marcações resume-se ao seguinte:

Portugal:

Falharam: Petit, Hugo Viana
Marcaram: Simão, H. Postiga e C.Ronaldo

Inglaterra:

Defendeu Ricardo: Lampard, Gerrard, Jamie Garregher

Marcaram: Hargreaves

Portugal seguiu em frente na competição, C.Ronaldo marcou o penalti decisivo e mandou os ingleses para a toca. Na Madeira os festejos tiveram contornos gigantescos como não se via há muito tempo, o Funchal encheu até aos limites e o nosso rapaz foi o herói da noite, sem querer tirar o mérito ao Ricardo ou a todos os outros nossos jogadores, mas ele é filho da Região Autónoma que ontem celebrou o seu dia e os seus 30 anos de Autonomia com esta magnífica e histórica vitória dos nossos rapazes. Obrigado C. Ronaldo e a todos os outros e um grande abraço de agradecimento ao Sr. Scolari por toda esta alegria que tem dado a todos os Portugueses.

Quanto aos Ingleses, mostraram algum fairplay, não obstante alguns incidentes no pós-jogo que fizeram 120 detenções entre os 70 mil ingleses na Alemanha, mas fora isso e destacando a prestação dentro de campo tiramos o fair-play e o bom jogo, sem polémicas e sem conversas manhosas. GO HOME, HAVE A CUP OF TEA AND ENJOY THE GAME.

O próximo jogo dos Nacionais é contra a França, estamos entre os 4 melhores do mundo e somos a única selecção em competição que nunca alcançou o título mundial, o caminho é até Berlim e vamos ter fé para ganhar os Franceses.

Bem Haja Portugal.

Acho que o colectivo de juízes Argentinos esteve muito bem, prezaram pela justiça, quase nem se deu por eles e sem polémica, arrisco a dizer que foi a melhor arbitragem do mundial até ao momento. Parabéns a este colectivo. Nota 10 para Elizondo Horácio ( o Poeta.


Apesar da FIFA ter escolhido Hargreaves, eu nem vou comentar e vou avançar para a escolha daquele que na minha opinião foi sem duvida o melhor jogador em campo, RICARDO, pois é, apesar de não ser um grande adepto deste jogador vou vergar o orgulho e admitir que ele sim, ontem foi novamente, o Herói nacional, defendeu 3 penaltis, bateu um recorde até então de 2 defesas apenas. Perante isto e sem muitas palavras fica o RICARDO. Faço ainda um apontamento para um jogador que teve uma má prestação neste jogo, TIAGO, foi uma autêntica nódoa naquela bonita toalha de Bilros.


.O encaixe táctico de ambas as equipas

- A defesa Portuguesa, esteve ao mais alto nível já não assistia a uma prestação assim há muito tempo

- Os 3 penaltis defendidos por Ricardo

- O penalti de Cristiano Ronaldo


.A falta horrível e estúpida de Rooney

- Alguma falta de concentração na finalização Portuguesa

- Peter Crouch, pior do que ele no mundo do futebol só o Briguel, muito mau jogador.

Resta-me desejar boa sorte para Portugal, pedir ainda mais união a todos os Portugueses, deixo ainda uma palavra de alento aos HEXACAMPEÕES de MAIO, que afinal não foram mais do que isso HEXACAMPEÕES EM MAIO, os nossos amigos Brasileiros, não foi por falta de aviso mas a vida é assim, dá azar pegar na taça antes de ela ser nossa e cantar vitória antes que ela apareça, como se diz em bom Português NUNCA SE DÀ FOGUETES ANTES DA FESTA.

A frase do dia é “PARA TI AI EM CIMA” Cristiano Ronaldo após o penalti que deu a vitória a Portugal contra a Inglaterra.


Fica o resultado de Inglaterra 1 Vs Portugal 3 após marcação de grandes penalidades, VIVA PORTUGAL FORÇA E VAMOS LÁ 40 anos depois podemos sonhar.

Sem comentários: