quinta-feira, julho 13, 2006

Pré-Época - Shakhtar Donetsk Vs Benfica



O Benfica realizou ontem em Yverdon-les-Bains o segundo particular da época contra o Shakhtar Donetsk, campeão Ucraniano e parceiro dos encarnados na 3.ª pré eliminatória da Liga dos Campeões.

Desta vez o estádio com capacidade para 5000 pessoas não estava completamente cheio, têm existido varias criticas ao preço dos bilhetes para os jogos amigáveis do Benfica, algo que tem afastado muitas pessoas da festa!
Os Ucranianos ficaram de alguma forma surpreendidos com a dimensão do clube que defrontavam, para além de muitos adeptos Portugueses vendia-se todo o tipo de artigos alusivos ao Sport Lisboa e Benfica nas instalações do estádio, enfim, era um negócio este jogo particular.

O Benfica começou com Moreira, Alcides, Anderson, Ricardo Rocha, Nélson, Beto, Katsouranis, Rui Costa, Karagounis, Marcel e Manduca.

Moreira esteve seguro o jogo todo, e parece ter conquistado pontos à concorrência da baliza encarnada (diga-se que não é muito difícil...).

Alcides, Ricardo Rocha, Anderson e Nelson formaram um quarteto defensivo que não esteve muito bem. Os Ucranianos conquistaram por várias vezes espaço para rematar sem grande oposição dentro da área, fruto de falhas de marcação prejudiciais.
Neste esquema de 4-4-2 parece-me essencial a existência de laterais ofensivos, e quando Alcides, um lateral declaradamente defensivo, e Nelson, um peixe fora de àgua no flanco esquerdo, não apoiam devidamente as acções ofensivas, naturalmente que o jogo ofensivo se afunila pelo centro do terreno.

Beto, parece que esta época será o substituto ideal para Petit, assim esperemos que Fernando Santos perceba que o seu lugar não é descaído para o lado direito.
Katsouranis não necessita de provar o seu talento futebolístico a ninguém, necessita sim de provar a sua correcta adaptação ao futebol Português. É apenas uma pré época, vamos esperar pelo desenrolar da época para uma correcta avaliação. Marcou um golo de penalty.
Karagounis não me parece que conquiste um lugar no 11 inicial, será muito provavelmente mais um suplente milionário desta equipa, pede-se apenas que continue a fazer o que fez na época passada quando vindo do banco, e já agora golos iguais ao apontado neste jogo...

Por fim, Rui Costa, perdoem-me os leitores, e muitos devem pensar que sou mais um Benfiquista fanático a venerar o Deus Rui Costa, mas a atitude daquele que foi o capitão de equipa neste jogo deixou-me extremamente orgulhoso, não apenas no comando dos seus companheiros, mas no evitar que algumas situações de conflito se tornassem mais complicadas, são estes pormenores que demonstram a classe de um homem que nada tem a provar!
Futebolisticamente falando, a dúvida é saber se aguenta 90 minutos, e uma época inteira, pois está a ganhar demasiada importância no futebol encarnado, e quando não há Rui Costa será um problema. O pior é que deverá faltar Rui Costa em vários momentos...

Manduca e Marcel estiveram um pouco ausentes do jogo, bem tentaram mostrar serviço, mas sem apoio nas alas foi difícil.

Na segunda parte destaco as prestações de Tiago Gomes e José Fonte, se o primeiro cometeu um erro num lance que acabou por ser resolvido em falta, o segundo esteve impecável, a ganhar pontos na luta por um lugar no plantel encarnado!
Tiago Gomes pareceu-me bem mais calmo neste jogo, certinho no passe e a defender, e atacou bem mais que Nelson.

Os restantes jogadores tiveram pouco tempo para mostrar alguma coisa, 2 jogos depois, e após conhecer o respectivo valor dos jogadores aqui presentes, eu dispensava Karyaca e Manduca, vendia Simão e ficava com todos os restantes jogadores. Mantorras sendo jogador para apenas 15/20m por jogo, deverá ser suficiente como 4.º avançado deste plantel, provou neste jogo em apenas 6 minutos que serviram para demonstrar mais trabalho que por exemplo Manduca ou Marcel...

Em nota de conclusão, o Benfica ganhou 2-0, algo que pouco importa, mas mais importante é a esperança legitima que todos os adeptos Benfiquistas têm neste plantel, será Fernando Santos capaz de levar este grupo de jogadores ao sucesso?

Sem comentários: