sábado, julho 29, 2006

Clubes Atacantes - Perth Glory Football Club


PERTH GLORY

O Perth Glory FC é o meu clube preferido da Austrália. A cor purpura do equipamento o facto de terem sido a primeira equipa australiana que vi jogar, e principalmente a atmosfera britânica que rodeia os seus jogos, contribuiu para começar a seguir a sua carreira e ser adepto do mesmo.

Esta equipa é juntamente com Adelaide United, Newcastle United e New Zealand Knights os únicos sobreviventes da extinta National Soccer League.


A National Soccer League, foi criada em 1977, três anos depois da primeira presença da Austrália num Campeonato do Mundo, em 1974. A sua extinsão, em 2004, derivou das equipas quererem tornar-se 100% profissionais (eram semi-profissionais) e acabar com a incompetência que reinava derivado à falta de conhecimento de como deve ser o futebol moderno, por parte de quem a geria.

O novo campeonato denomina-se A-League (Australian Hyundai A-League), com o patrocinio da Hyundai e completamente profissional. Um campeonato de 8 equipas fixas, sem descidas ou subidas, jogado a 3 voltas, do qual os 4 primeiros jogam um play-off a duas voltas e uma final, denominada Grande Final.


O clube é muito recente, assim como a história do futebol na Austrália. Fundado apenas em 1995, por um consorcio liderado por Nick Tana, pediu entrada na NSL nesse mesmo ano mas com a época já em curso e foi então aprovado para a época seguinte, de 1996/97.

Após um começo tímido, o clube acabaria por superar as expectativas e tornar-se num dos maiores clubes do país.

Nas primeiras duas épocas, o treinador Gary Marocchi, cativou imensos adeptos pelo estilo de jogo que implementou na equipa, de pendor atacante. O seu lema era “se vocês nos marcarem 3 golos nós marcaremos 4”. Tudo o que envolvia o jogo fora dele, ou seja, nas bancadas, era tão intenso que as pessoas apareciam no estádio apenas para cantar e sentir a atmosfera tipicamente britânica, (muitos dos adeptos eram ingleses expatriados).


Foi já com Bernd Stange (antigo seleccionador da ex-RDA) que o “casamento” entre adeptos e clube foi finalmente consolidado. Foi com este alemão que o clube finalmente chegou aos play-offs e à sua primeira Grande Final em 1999/2000. O sucesso da equipa levou inclusivé a recordes de público no seu estádio.

A Grande Final de 1999/2000 é recordada hoje em dia como um dos jogos mais emocionantes da historia da NSL. Ao intervalo o Perth Glory FC ganhava por 3-0 e na segunda parte os Wollongong Wolves empataram levando o jogo para os penaltys, onde venceram.

Mesmo com a derrota os adeptos estavam com Stange, o treinador. Depois de um começo desastroso na época de 2000/01, e numa tentativa de substituir Stange pelo adjunto Mich d’Avray, falhou devido à pressão dos adeptos. O impacto foi tão grande que o presidente do clube, Nick Tana, teve de enfrentar a multidão enfurecida antes de um jogo e garantir que o treinador cumpriria até ao fim o seu contrato.


Apesar de ter consigo os adeptos, o clube não renovou com Stange e foi preciso que Mich d’Avray e a sua abordagem ao jogo mais defensiva e consistente para finalmente os adeptos do Perth Glory festejassem um titulo.
Com um futebol menos atractivo mas mais eficaz, a equipa começou a apresentar mais e melhores resultados. O usual 5-3-2 Atacante, que tanto servia para marcar golos como para os sofrer, foi substituido pelo 4-4-2 Normal. O futebol tornou-se menos espectacular mas mais eficaz. Na época de 2001/02 a equipa quase que acabava a mesma sem nenhuma derrota. E nos dois anos seguintes duas vitórias na Grande Final deram o primeiro titulo e o bi-campeonato aos “roxos”.


Foi no ano de 2001 que a NSL começou a dar sinais de deterioração e de desgoverno da mesma. Conflitos de interesses e pouco ou nenhuns patrocinios levaram a que fosse aberto um inquerito governamental e fosse retirado comando do campeonato à Soccer Australia, passando para a recém criada Federação de Futebol Australiana. Em resultado disso a NSL acabou e começou o novo campeonato, a A-League, com o patrocinio da Hyundai.

A época de 2005/06 começou com o antigo jogador do Liverpool Steve McMahon como treinador, que trouxe consigo os jogadores Simon Colosimo e o conhecido dos portugueses, Brian Deane. Outra boa aquisição como se revelou mais tarde foi a de Nick Ward, futura estrela da equipa.

Mas o clube tinha já varios problemas internos. O presidente Nick Tana, desfez-se do seu leque de 75% de acções do clube. O principal patrocinador e que ha 8 anos estava com a equipa também saiu.
Em Maio deste ano o presidente abandonou definitivamente o cargo e o clube foi entregue à Federação Futebol Australiana, que rege o futebol e que detem e organiza o campeonato profissional de clubes.

A estrela argentina Gabriel Batistuta, que vive actualmente em Perth, é dado como potencial aquisição para o clube, só não se sabendo se será para ainda jogar ou a nivel directivo.

Entretanto a estrela Nick Ward assinou pelos ingleses do Queens Park Rangers, mas uma antiga glória do pais, Stan Lazaridis, que por acaso jogava em Inglaterra ingressou no clube.

Palmarés:

2 vezes campeão Australiano: 2003, 2004

2 vezes finalista vencido: 2000 e 2002

3 vezes vencedor do campeonato: 2000, 2002 e 2004

1 vez finalista vencido da Taça da Australia: 2005

Sem comentários: