segunda-feira, julho 24, 2006

Jornada 2 e 3 do Campeonato da Europa de Sub19

Golos, golos, golos!

O Euro Sub19 continua a brindar todos os amantes do Futebol com golos e espectáculo e os avançados do torneio têm sido as grandes figuras.
Resultados surpreendentes, reviravoltas no marcador, golos a fechar as partidas, enfim um pouco de tudo o que é necessário para tornar uma competição bem apimentada e excitante.


Grupo A

Polónia 4 – 1 Bélgica

A equipa da casa defrontava a Bélgica que vinha de uma vitoria confortável na primeira ronda.
Os polacos apresentaram-se muito coesos e bastante frescos fisicamente, chegando á vantagem rapidamente, ampliando a mesma, acabando o jogo a gerir uma confortável vitória.
Janczyk foi o herói da partida ao conseguir um hattrick e uma exibição de luxo, e Lamah voltou a facturar, apesar do golo ter sido insuficiente para evitar a derrota.

Áustria 1 – 3 Rep. Checa

Tal como no jogo anterior, a equipa vencida na 1ª jornada venceu a equipa vencedora da mesma jornada.
Jogo com pouca história e emoção, tal foi o domínio checo que chegou a ter 3 golos de vantagem.
Com este resultado o grupo estava definitivamente lançado

Rep. Checa 2 – 0 Polónia

Apesar do primeiro jogo decepcionante, os checos fizeram valer o seu favoritismo no grupo, batendo a selecção da casa, e seguindo em frente.
O jogo foi de fraca qualidade, com um futebol algo trapalhão e “mastigado”, mas os Checos foram superiores durante praticamente toda a partida e conseguiram uma vitória essencial.
Strestik e Fenin acabaram por ser os hérois da partida.

Áustria 4 – 1 Belgica

A Bélgica que tinha começado da melhor maneira a sua participação no Euro, sofreu a sua 2ª goleada seguida.
Os Austríacos que venham justificando qualidade para passar a ronda seguinte, não tiveram dificuldades em bater uma frágil selecção Belga.
Hoffer voltou a brilhar com mais 2 golos, e atrai já a atenção de vários clubes Europeus, mas Simkovic (apesar de suplente) e Walch, são nomes a ter em conta.
A Áustria qualificou-se assim para as meias finais, conseguindo um 2º lugar no grupo, logo atrás da Rep. Checa.


Grupo B

Espanha 4 – 0 Escocia

A Espanha continuava a demonstrar a sua superioridade e a justificar o seu favoritismo, batendo sem apelo nem agrado a Escócia, com chapa 4, após ter conseguido uma confortável vitória frente á Turquia.
A grande figura da partida foi o central Gerard Pique, central que conseguiu bisar na partida, cabendo a Mário e Bueno os restantes golos.
A Espanha está qualificada para as meias finais e garantiu desde já a sua presença no próximo Mundial sub20.

Portugal 4 – 4 Turquia

Jogo frenético.
Portugal começou melhor e o virtuoso Hélder Barbosa colocou a selecção das quinas em vantagem. Diogo Tavares (chamado á titularidade) colocou Portugal a vencer por 2 golos de diferença até ao excelente jogador Ilhan ter reduzido a desvantagem.
Depois de Diogo Tavares bisar, a Turquia arriscou tudo, jogou com 3 avançados bem abertos na frente e chegou ao empate, antes de Bruno Gama voltar a marcar na competição na transformação de uma grande penalidade.
Mas foi Ilhan Park que aos 95 minutos impediu o Adeus precoce turco da competição, abrindo assim grandes expectativas em relação ao que poderia acontecer na 3ª jornada.

Portugal actuou com: I Araújo, P Correia, A Marques, J Pedro, P Renato, N Coelho, Antunes, Zezinando, B Gama, H Barbosa e D Tavares.

A qualificação de Portugal para o campeonato do Mundo de sub20 estava muito próxima, mas a qualificação para a meia final do Euro, estava dependente de uma vitória frente á Espanha na ultima jornada.


Portugal 1 - 1 Espanha

A Espanha já qualificada entrou para este jogo com várias alterações e sem alguns dos seus mais influentes jogadores. Por outro lado, Portugal necessitava de uma vitória para seguir em frente, e como tal alterou só algumas peças do seu onze devido ao cansaço que alguns jogadores acusaram depois de duas jornadas exigentes, efectuadas sobre intenso calor..na Polónia.
Portugal entrou decidido e conseguiu um claro domínio nos primeiros 25 minutos, chegando á vantagem através de uma grande penalidade apontada pelo capitão Bruno Gama, castigando injustamente a Espanha, já que Hélder Barbosa não foi tocado na área Espanhola.
No entanto, a Espanha pouco a pouco começou a reagir e sobretudo pelo extremo esquerdo Capel começou a criar ocasiões de bastante perigoso para a baliza de Igor Araújo, guarda redes que me parece demasiado hesitante.
A 2ª parte pautou-se por um jogo amorfo, completamente dominado pela Espanha que conseguiu o empate logo a abrir.
Portugal foi pouco audacioso, arriscou pouco e Carlos Dinis nunca tentou alterar verdadeiramente o rumo do jogo. Fica o sentimento que Portugal se limitou a garantir a presença no Mundial, sem nunca tentar o apuramento para a meia final deste Euro. É pena!
Por outro lado, Portugal deixa uma pálida imagem do seu valor, mostrando uma clara dependência da qualidade técnica dos seus extremos.

Escócia 3 – 2 Turquia

A Escócia é a grande surpresa da prova.
Num grupo dificílimo onde encontrou a vencedora de 2004 Turquia e as “galácticas” Espanha e Portugal, os escoceses mostraram um futebol musculado e de colectivo rotinado, conseguindo um surpreendente apuramento através do 2º lugar no grupo.
Estiveram a vencer por 3-0, e só numa clara gestão de esforço, a Turquia ameaçou, e até acabou por causar alguns calafrios.
Ilhan, o goleador turco, acabou por marcar na partida, mas na baliza contrária, contribuindo de alguma forma para a vitoria escocesa.


Meias Finais

26/07
Espanha versus Áustria
Rep. Checa versus Escócia






Estrelas que brilham

Dawid Janczyk, avançado da Polónia

O avançado Polaco tem apenas 18 anos, mede 1m81 cm e demonstra grande qualidade na finalização e mostra-se bastante imponente entre os centrais. É um típico Homem de área.
Actua no Légia de Varsóvia e tem contrato até 2008, aguçando já o apetite de algumas equipas dos melhores campeonatos Europeus, falando-se do Lens de França com alguma insistência.


Ilhan Porlak, avançado Turco

Ilhan tem sido o grande goleador da prova.
Rápido, com bastante inteligência no posicionamento, não se limita a esperar pela bola. Procura-a, sabe jogar de costas para a baliza e apresenta também um bom sentido colectivo.
A salientar que na qualificação também tinha demonstrado uma grande veia goleadora ao conseguir 5 golos em 6 jogos.
Será certamente um jogador a ter em conta no futuro próximo.

António Barragan, Lateral direito da Espanha

Barragan é um moderno lateral direito, capaz de subir com eficácia, mas fazendo da qualidade defensiva a sua grande arma.
Fortíssimo no 1 para 1, tem uma capacidade física de relevo e uma inteligência e frieza a defender pouco comum para um jovem de 19 anos.
Depois de actuar sobre as ordens de Rafa Benitez no Liverpool, durante 1 época (realizou 1 jogo), assinou recentemente um acordo com o Deportivo da Corunha por 5 anos.
Será o futuro lateral direito da selecção Espanhola.

Diego Capel, Extremo esquerdo da Espanha

Capel é um extremo esquerdo de apenas 18 anos.
Com 16 anos estreou-se pela equipa sénior do Sevilha, e ano após ano tem registado uma fantástica evolução.
Excelente capacidade técnica, muito veloz, Capel tem ainda a capacidade servir os avançados com cruzamentos milimétricos para os avançados.
Tem um enorme futuro pela frente.

Bruno Gama, extremo de Portugal

Bruno Gama é um extremo muito veloz, capaz de jogar quer na esquerda quer na direita, ocupando ainda a posição de 2º avançado quando necessário.
Com apenas 1m68 centimetros faz da capacidade técnica e da velocidade no drible as suas armas. É também especialista em bolas paradas, marcando com eficácia penaltis,livres e cantos.
Com apenas 17 anos, foi alvo de uma transferência “record” do Braga para o FC Porto.
É,sem dúvida, uma grande esperança do Futebol Portugues.
Com 16 anos, contava já com o título de Campeão da Europa de sub17.

Hélder Barbosa, extremo de Portugal

Hélder Barbosa é um extremo, dotado de um fantástico pé esquerdo e de um poder de explosão pouco comum.
Atleta com 19 anos, 1m72cm de altura, sagrou-se campeão Nacional pelo FC Porto, actuando na ultima jornada pela equipa principal portista.
Em 2006/07 jogará por empréstimo na Académica e é talvez a maior esperança do clube Portuense.

Steven Fletcher, avançado da Escócia

Fletcher é uma das grandes sensações da prova.
Melhor marcador da fase de qualificação com 7 golos em 5 jogos, continua a demonstrar faro pelo golo, lutando pelo título de melhor marcador do Euro.
Fletcher é jogador do Hibernian, mas pudera estar a caminho de um dos colossos do Futebol Inglês.
Com 19 anos, este avançado da Escócia é também capaz de jogar como extremo.
Atenção a Steven.

Sem comentários: