quarta-feira, julho 19, 2006

Jogador Atacante da Semana: Paolo Maldini

Nome: Paolo Maldini
Data de Nascimento: 26/06/1968 (38 anos)
Clube: AC Milan
Nº da Camisola: 3
Posição: Defesa
Altura: 1,86 metros
Peso: 86 kg
Naturalidade: Milão - Itália
Palmarés:

• 7 Campeonatos de Itália (Série A) (1988, 1992, 1993, 1994, 1996, 1999, 2004)
• 4 SuperTaças Italianas (1988, 1992, 1993, 1994)
• 4 SuperTaças Europeias (1989, 1990, 1995, 2004)
• 4 Ligas dos Campeões (1989, 1990, 1994, 2003)
• 2 Campeonatos do Mundo de Clubes (1989, 1990)
• WORLD SOCCER's World Player of the Year (1994)
• Vice-Campeão Mundial de Selecções (1994)
• 3º Lugar no Campeonato do Mundo de Selecções (1990)
• Vice-Campeão Europeu de Selecções (2000)

Maldini é um enorme jogador. Talvez essa frase fosse suficiente para descrever aquele que é um dos melhores defesas da História do futebol. O desporto-rei conheceu poucos futebolistas como Paolo e dificilmente será esquecido por todos os adeptos do futebol transalpino, por todos os italianos e acima de tudo por todos os milaneses. Fruto da posição que ocupa no terreno de jogo, posição essa que dá uma menor visibilidade aos futebolistas, nunca foi considerado o melhor jogador do Mundo pela FIFA. Acho que é um pouco injusto alguém como Maldini não ser nunca premiado com esse troféu individual. É um defesa sóbrio, com muita experiência, obviamente, e é um homem com carácter. Nunca desiste, tem bravura e garra, disputa todos os lances com a maior determinação e tem classe, como os grandes defesas italianos. Vai às dobras, fecha bem, enfim, compensa a clara descendência a nível de velocidade que a idade lhe trouxe com um posicionamento fenomenal e uma capacidade de antecipação muito forte. É bom no jogo aéreo e terreno, é bom no desarme, na marcação… É um futebolista muito completo, é bom em tudo o que é preciso ser bom na sua posição e é um defesa de classe mundial, um dos melhores de sempre, forte táctica, técnica e psicologicamente e frio no modo de jogar. Fantástico, Maldini…

Filho da antiga glória milanesa Cesare Maldini, Paolo seguiu as pisadas do pai capitaneando o AC Milan e levantado a Taça dos Campeões Europeus (Liga dos Campeões) conseguindo tornar-se também ele uma das maiores glórias da história do seu clube e da sua selecção nacional. Paolo Maldini começou por ter a Juventus como o seu clube do coração, mas o pai encaminhou-o o para o AC Milan, instituição, claro, que começou a amar e foi aqui que jogou por 20 (!) anos seguidos, ao mais alto nível. Desde os seus 16/17 anos que Maldini é uma peça fundamental na defesa “rossoneri” e mesmo com a sua idade avançadíssima – 38 anos – continua a ter toda a importância para o AC Milan e por isso renovou contrato até 2007.
É um futebolista com um palmarés incrível, muito por culpa do clube onde joga, obviamente.
Depois de começar a jogar como médio esquerdo percebeu a sua vocação para defender e tornou-se um dos melhores defesas da história do futebol. Iniciou a sua carreira em 1985, com somente com 16 anos de idade, devido a várias lesões dos restantes defesas da equipa. No ano seguinte começou a jogar pela selecção italiana de sub-21, até que em 1988, ano em que conquistou o seu primeiro campeonato italiano e a SuperTaça de Itália, começou a sua brilhante carreira ao serviço da selecção principal, tendo, desde esse dia em que entrou na segunda parte para defender as cores do seu país num jogo que terminou empatado a uma bola contra a Jugoslávia, contabilizado mais de 112 internacionalizações, a maioria como capitão. Nesse mesmo ano fez parte da convocatória de Itália para disputado o Europeu na Alemanha, onde a Itália chegou às meias-finais. Em 1989 venceu uma Taça dos Campeões Europeus, a SuperTaça Europeia e a Taça Intercontinental, tendo no ano seguinte ficado em 3º lugar no Campeonato Mundial disputado no seu país, depois de mais uma época fantástica em que conquistou a Taça dos Campeões Europeus, a SuperTaça Europeia e a Taça Intercontinental. A temporada 1990/91 não foi tão boa, pelo menos segundo a ausência de qualquer troféu, mas em 1992 voltaram a ser campeões italianos, tendo vencido também a SuperTaça do seu país. Em 93 os títulos repetiram-se e em 1994 Maldini ganhou o campeonato e a SuperTaça, jogou a mítica final do Campeonato do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, que acabou por ser ganho pelo Brasil. Devido à sua excelente época conseguiu ser o primeiro (e único?) defesa a vencer o prémio de Melhor Jogador do Mundo pela World Soccer. Em 1995 “apenas” ganhou a SuperTaça Europeia, tendo no ano seguinte “apenas” sido campeão italiano. 1997 e 1998 foram anos negros a nível de títulos para os milaneses que não obtiveram qualquer conquista. Em 1999, Paolo conseguiu ajudar a equipa a vencer a Série A e em 2000 foi parte integrante da comitiva da “squadra azzurra” que se classificou na segunda posição do Europeu. Em 2001 não houve títulos e em 2002 foi à Coreia e ao Japão vestindo pela última vez as cores da selecção nacional, ficando-se pelos oitavos de final. Recusou nos anos seguintes um regresso à selecção concentrando-se somente no seu clube. Em 2003 ganha a Liga dos Campeões, tendo em 2004 vencido a SuperTaça Europeia e tendo perdido para o Boca Juniors a Taça Intercontinental nos penalties. Internamente ganhou o campeonato italiano. Desde 2005 que o AC Milan não ganha nada, tendo esta época terminado no segundo posto, logo a seguir à Juventus. No entanto, Maldini terá mais um ano para ajudar os “rossoneri” a vencer mais alguma coisa pois provavelmente retirar-se-á quando o seu contrato acabar.

Sem comentários: