sexta-feira, julho 28, 2006

Quando o motor gripa o carro não anda

A metáfora que utilizo no título desta crónica é precisamente aquilo que na minha opinião aconteceu no jogo de ontem, o primeiro clássico da época, embora a feijões, entre Sporting e Benfica. O motor do Benfica neste início de época, Rui Costa, não esteve efectivamente em bom plano e a equipa ressentiu-se, e de que maneira...

O Sporting dominou praticamente todo o jogo sem grandes sobressaltos, embora também não tenha feito uma exibição deslumbrante, nem tenha merecido uma vitória por números tão desnivelados. As duas equipas jogaram em modelos semelhantes, o famoso 4-4-2 em losango, mas a grande diferença entre as duas equipas esteve na dinâmica do tal losango, que fez o Sporting controlar o jogo completamente.

O Benfica com Karagounis e Nuno Assis completamente escondidos do jogo e sem Rui Costa ao seu melhor nível, não conseguiu nunca colocar em apuros o Sporting nem sequer equilibrar a contenda. A acrescer a isto, tanto Leo como Alcides (ou Nelson na 2ª parte) estiveram bastante abaixo do necessário, não subindo no terreno em apoio ao seu ataque.

Por outro lado o Sporting, com Romagnoli e João Moutinho em bom nível, acabaram por empurrar o Benfica às cordas apontando 3 golos sem resposta.

Também no que se refere às jogadas dos golos, a pontinha de sorte não quis nada com o emblema encarnado. No primeiro golo, surge de uma perda de bola infantil por parte de Rui Costa, junto à grande área das águias. O segundo golo surge após um ressalto de bola em Ricardo Rocha. O terceiro golo é um "Autogolão", do meio campo, uma coisa que sinceramente em muitos anos de futebol nunca vi.

A conclusão que retiro deste jogo é que é muito melhor acontecer isto agora do que daqui a uns meses no campeonato... :-)

Por fim, nota para a componente física, o Sporting surpreendeu tudo e todos apresentando uma invejável forma física, ao contrário do que mostrou o Benfica.

Pontos positivos:
Djaló - Mais um miúdo com potencial, vindo da escola leonina?...

João Moutinho - Foi para mim o melhor jogador em campo, e nem se notou que estamos em pré-época.

Pontos negativos:

Benfica - Pálida exibição, Fernando Santos tem muito que trabalhar até dia 9.

Paulo Jorge - Foi expulso contra o Bordéus e ontem só não aconteceu o mesmo devido À complacência de Lucílio Batista. Inacreditável a forma como entrou ao joelho de João Alves com o jogo quase a terminar. Esperemos que sem grandes consequências para o jogador do Sporting...

Liedson - Não colocando em causa a grande valia futebolística, já cheira mal o que este Sr. está sempre a fazer nos relvados portugueses. Sempre a atirar-se para o chão, a procurar a picardia, etc. O que não entendo é como os árbitros portugueses, já o conhecendo de outros anos não o punam exemplarmente. A entrada dele sobre Ricardo Rocha, por forma a picá-lo, praticamente no início do jogo, é própria do que ele costuma fazer em quase todos os jogos: provocar e atirar-se para o chão.

Sem comentários: