quinta-feira, julho 27, 2006

O Poder da Cantera Lusitana - IV

Extinção das "equipas B"

A falta de espaço ou de coragem para promover os jovens talentos às equipas principais resultou na criação, há alguns anos atrás, das “equipas B”, que serviam de elo de ligação entre os juniores e a equipa mais cotada. Porto, Benfica, Sporting, Braga, Marítimo ou Setúbal foram alguns dos emblemas que apostaram neste mecanismo, proporcionando uma rodagem de jogadores mais eficaz. No entanto, a impossibilidade destas equipas subirem à Liga de Honra fez com que os clubes perdessem a motivação inicial que tinham, pois na sua visão não tiravam qualquer benefício em jogar em escalões inferiores.

Quem acaba por ser penalizado com o “extermínio” das “equipas B” são os inúmeros jovens que ficam sem colocação, ou são obrigados a regredir na carreira, ficando sem a hipótese miraculosa que tinham em ser chamados de um momento para o outro à equipa principal, concretizando o sonho que alimentam desde crianças. Para os “Bês” resta a rodagem por empréstimo num clube de uma divisão inferior, mediante os protocolos com as “equipas satélite” (caso do pacto do Sporting com o Casa Pia e Olivais e Moscavide), ou a rescisão do contrato e a aventura no safari do futebol…


De promessas a certezas a uma velocidade vertiginosa

Entre as muitas pérolas que brilham nos escalões de formação, umas emergem mais depressa que outras. Contudo neste mundo não é só o talento natural que conta: o trabalho diário, a disciplina e a sorte são factores essenciais para se chegar cedo à ribalta. Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, João Moutinho e Manuel Fernandes são bons exemplos de uma evolução meteórica, abençoada por treinadores que exploraram da melhor forma as camadas jovens. O primeiro já é mais do que uma certeza, e pode tornar-se a curto prazo um dos melhores do mundo. Os outros três, conjuntamente com outros talentos que jogaram há bem pouco tempo o Europeu Sub-21 em Portugal (Hugo Almeida, Bruno Vale, José Castro ou Custódio), podem considerar-se jogadores experientes, pois já têm um longo trajecto pelas selecções nacionais e são praticamente todos titulares e jogadores fundamentais nos seus clubes, sendo plausível que aspirem a um lugar na selecção principal.


As novas pérolas

Os miúdos que ganharam o campeonato europeu de sub-17 em 2003, e os que se sagraram vice-campeões da Europa em sub-19 no mesmo ano estão agora a despontar, e são cobiçados por meio mundo. Talentos como Vieirinha, Bruno Gama, Hélder Barbosa (FCP), João Coimbra (SLB) ou Miguel Veloso (SCP) estão a ter a sua oportunidade nos seus clubes, outros como Fábio Paim (SCP), Ricardo Janota (SLB) ou Zequinha (FCP) vão rodando nos juniores acalentando o sonho. Contudo, há uma mão cheia de jovens promissores que jogam em clubes menos cotados ou em divisões secundárias, prontos e capazes de dar o salto para um nível superior: Vítor Vinha e Sarmento (Académica), Vítor Gomes (Rio Ave), Hernâni (Nacional), Paulo Arantes (Gil Vicente), Bruno Madeira (Chaves) ou Ruben (Portimonense) são alguns ilustres desconhecidos que deixarão de o ser brevemente.


Fábio Paim
Data de nascimento: 15-02-1988 (18 anos)
Clube: Sporting
Posição: Avançado

Chegou com apenas 8 anos às escolas do Sporting e cedo começou a mostrar atributos. Habitualmente joga a avançado, mas também pode jogar a extremo direito ou esquerdo. Com uma qualidade técnica acima da média, já o apelidam de novo Ronaldinho Gaucho.

João Coimbra
Data de nascimento: 24-05-1986 (20 anos)
Clube: Benfica
Posição: Médio Centro

Estreou-se esta época na equipa principal do Benfica, mas ainda não teve tempo para mostrar o seu valor. Fez toda a sua formação no Benfica, e tem marcado presença nas selecções jovens, como fez recentemente em Toulon. É um médio centro moderno e necessita de jogar regularmente para adquirir mais experiencia.

Vieirinha
Data de nascimento: 24-01-1986 (20 anos)
Clube: Porto
Posição: Médio Ala

Esteve a rodar no Marco na última época, na tentativa de ganhar experiência. Já neste defeso recebeu uma grande noticia: vai fazer a pré-temporada com a equipa principal do Porto. Como médio-ala que é, a velocidade é a sua principal caracteristica, aliada a uma boa técnica.

Hélder Barbosa
Data de nascimento: 25-05-1987 (19 anos)
Clube: Porto
Posição: Médio Ala

Já tem no seu currículo um título nacional, mercê dos (poucos) minutos que jogou com a camisola do Porto esta época. Tal como Vieirinha, foi um dos obreiros da conquista do Europeu sub-17 em 2003. Barbosa é um ala esquerdo explosivo que cruza muito bem, no entanto Adriaanse lançou-o a nº 10.

Gilberto Silva
Data de nascimento: 26-03-1987 (19 anos)
Clube: Boavista
Posição: Médio

Tem nome de craque e a posição também é idêntica à do brasileiro do Arsenal. Faz parte de uma fornada promissora boavisteira, onde assume papel de destaque. Gilberto é dono de uma garra incrivel, demonstrando um campo ser um autêtico poço de força. Necessita de mais experiência mas é uma grande promessa num clube que tem produzido excelentes médios.

Rui Gomes
Data de nascimento: 27-03-1987 (19 anos)
Clube: Boavista
Posição: Médio

Uma das grandes promessas da “pantera”. Rui Gomes possui uma técnica e poder de passe muito fortes, e é um jogador crucial nos juniores do Boavista. Espanta como ainda não deu o salto, mas não há-de faltar muito, pois tem potencial para jogar no meio-campo dos boavisteiros.

Christopher Pilar
Data de nascimento: 29-03-1985 (21 anos)
Clube: Marítimo
Posição: Guarda-Redes

Guarda-Redes formado nas escolas do Sporting, é há muito internacional por Portugal. Foi o titular das redes lusas no torneio de Toulon deste ano. Fez uma boa época ao serviço do Maritimo B, e deseja chegar à equipa principal a curto prazo. Boa aposta dos madeirenses.

Vítor Vinha
Data de nascimento: 11-11-1986 (19 anos)
Clube: Académica
Posição: Médio

Chamado a representar as selecções jovens por várias vezes, realizou 3 partidas em Toulon 2006. Vitor Vinha fez vários jogos esta época pela Académica, merecendo a confiança de Nelo Vingada. É um esquerdino nato, que actua no centro do terreno.

Paulo Arantes
Data de nascimento: 15-11-1986 (19 anos)
Clube: Gil Vicente
Posição: Defesa Direito

Num plantel curto como o Gil Vicente apresentava na luta pela manutenção, o defesa-direito Arantes foi uma aposta ganha. É um lateral seguro que demonstra boa maturidade para a sua idade. Tem tudo para se afirmar esta época, se Paulo Alves continuar a apostar no jovem gilista.

Vítor Gomes
Data de nascimento: 25-12-1987 (18 anos)
Clube: Rio Ave
Posição: Médio Defensivo

Agora que o seu irmão (Zé Gomes) o “abandonou”, indo representar o Maritimo na próxima época, Vitor vai tentar manter a boa imagem da familia em Vila do Conde. Estreou-se na Liga frente ao Benfica, deixando boas referências. Actua preferencialmente a médio defensivo.

Ruben Fernandes
Data de nascimento: 21-02-1986 (20 anos)
Clube: Portimonense
Posição: Defesa Central

Defesa polivalente, Ruben é titular indiscutivel do Portimonense. Esta época tem actuado a defesa esquerdo, mas é central de raíz. Já foi chamado diversas vezes por Agostinho Oliveira aos sub-21, e por incrível que pareça já foi prejudicado numa delas: tinha convite para ir fazer testes ao PSG e ao Charlton, mas devido à convocação não foi possível. Dias mais tarde, o seleccionador dispensa-o do estágio e o jovem perdeu uma boa hipótese de se mostrar lá fora. Agostinho Oliveira...

Sem comentários: