sexta-feira, julho 14, 2006

Futebol - Mundial - Novas Regras

É um facto que o último Mundial foi um fracasso, não para nós Portugal que obtivemos um honroso 4º lugar e ganhamos o prémio de melhor qualidade de futebol praticado, mas o jogo em si, o campeonato foi na minha opinião muito fraco.

Faltou emoção nos resultados, faltou brilho nas exibições, faltaram surpresas, faltaram golos...faltou espectáculo...e logo no campeonato do Mundo do desporto rei.

Estou a mentir? Além de Portugal, vibraram com mais alguma coisa??

Imagens do último mundial: cabeçada de Zidane, um exemplo de um grande atleta no seu último jogo para milhões de fãs e crianças, e os penaltys que decidiam os jogos mais importantes...não me lembro de mais nada.

Na minha opinião isto é um fracasso e um péssimo exemplo de um desporto. Um desporto é alegria, são golos, pontos, espectáculo. O Futebol não é xadrez, nem póker, nem bilhar às três tabelas. É um desporto que exige muita inteligência sem dúvida, mas um desporto atlético em que o objectivo não devia ser chegar ao fim 0-0 ou vencer 1-0.

Ora bem, não sou um Velho do Restelo, por isso vou apresentar medidas:

1º Ponto: Lei do fora-de-jogo. As linhas defensivas de cada equipa, e a possibilidade dos atacantes serem apanhados em off-side limitam o jogo a 30/40/50 metros de terreno, com os 20 jogadores de campo localizados nesse espaço. Assim temos jogos que não saem do meio campo durante todo o jogo e meias finais impressionantes como o Portugal-França com uma oportunidade de golo para cada lado em 90 minutos...é de bater palmas...que belo espectáculo...

O fora de jogo pode não acabar, mas tem de ser limitado às grandes áreas, o jogo ganha muito mais espaço, cerca de 75 metros para os 20 jogadores se espalharem e os golos iam aumentar de certeza.

2º Ponto: Acabar com os penaltys durante o jogo. Quantos e quantos jogos ficam 1-0 com golo de penalty?? Como a nossa meia final contra os franceses...parece justo? Fizemos uma falta dentro da área, perdemos o jogo...não é justo. Deveriam ser tratadas as faltas dentro da área exactamente como os livres directos ou indirectos. Era uma falta marcada mais perto da baliza e por isso mais perigosa para quem defende, mas não um penalty que é quase oferecer um golo garantido.

3º Ponto: jogadores violentos que ponham em risco a integridade do adversário com intencionalidade...cartão vermelho e proibição de voltar a jogar nesse mundial. Talvez assim o espectáculo beneficiasse os artistas e não os caceteiros.

4º Ponto: acesso às imagens durante o jogo para auxílio dos árbitros, claro. Todos os erros são de evitar.

Várias medidas poderiam ser acrescentadas, mas parece-me que só com estas o futebol já sairia mt vitorioso e ninguém se iria esquecer dos próximos mundias.
Além disso, pensem que não se ia passar tanto tempo a discutir arbitragens...só por isso já valia a pena...retirar essa componente que é sempre culpada quando as coisas nao correm bem.

[Mike Alhau]

Sem comentários: