sexta-feira, abril 01, 2005
Eléctrico Ponte Sôr
Um dos nomes mais originais para uma equipa de futebol, penso mesmo que não haja outro igual em Portugal.
O Eléctrico Futebol Clube foi fundado no dia 1 de Abril de 1929 por Cândido Cordeiro Paula, Manuel Cordeiro Paula, José Alves Pereira e Leonel de Almeida.
O nome do clube foi sugerido pelo fundador Cândido Cordeiro, com o acordo dos três restantes, e estava relacionado com a sua ocupação profissional. Com efeito, dos 4 fundadores, dois eram funcionários da Central Eléctrica: Cândido Cordeiro e Manuel Cordeiro. Por sua vez, José Alves Pereira era empregado duma serração contígua à Central e pertencente à mesma empresa «Cândido Paula e Genros», enquanto Leonel de Almeida era empregado daquela empresa, mas na secção de refrigerantes.
Quanto ao emblema, foi escolhido um barco por representar a primeira fonte de receita do clube: dois barcos de recreio construídos pelos fundadores e que navegavam no Sor.
O clube esteve sem actividade entre Setembro de 1957 e 27 de Maio de 1970, data em que renasceu na célebre Assembleia realizada na garagem de David Maside e por iniciativa de Álvaro Cortiço Simões, José de Oliveira Esteves e Severino Serra Gabriel.
Os actuais estatutos do clube foram elaborados por Santana-Maia Leonardo, actual presidente da direcção, aprovados em Setembro de 1994 pela Assembleia Geral, tendo a respectiva escritura pública sido outorgada no Cartório Notarial de Avis em 3 de Abril de 1995. O Eléctrico ficou, então, legalmente constituído, encontrando-se registado no competente livro de registo de todas as Associações sob o nº13 do ano de 1995.
Foi escolhida a raposa para mascote do clube, por ser um predador pequeno mas astuto que, em quase todas as fábulas e histórias para crianças, apesar do seu tamanho, consegue quase sempre atingir os seus objectivos, passando a perna a animais bem maiores e mais poderosos. Além disso, partilha um das cores do emblema do clube (o castanho) e é um animal que não só existe no concelho como se encontra espalhado por quase todo o lado.
Também nesta data institucionalizou-se o grito de saudação do clube: «Alma, Eléctrico!» (solo) «É – EFE – CÊ» (todos) e a divisa do clube: «Audaces fortuna juvat» («a sorte protege os audazes»).
Com a aprovação do Regulamento Interno, ficou concluído o processo de candidatura a Instituição de Utilidade Pública, tendo o clube passado a Instituição de Utilidade Pública no dia 4 de Julho de 2001.
São sócios honorários entre outros: a Junta de Freguesia de Ponte de Sor e a Câmara Municipal de Ponte de Sor.
Actualmente o clube tem 1200 sócios e oito secções: Futebol, Basquetebol, Atletismo, Judo, Tiro ao Alvo, Veteranos, Motorismo e Esgrima.
O clube de Ponte de Sôr celebra hoje o 76º aniversário.
O momento alto dos festejos ocorre no sábado, quando o estádio municipal for inaugurado, ás 21:30, com um jogo de veteranos entre o Eléctrico e uma selecção portuguesa.
A pagina do clube pode ser encontrada aqui http://www.electrico.no.sapo.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário