A selecção jogou na passada 4ª feira mais um jogo frente à Eslováquia.
Tive a oportunidade de ver o jogo que a França (2ª no ranking FIFA) fez frente à Suiça e penso que o nosso futebol não é tão mau quanto muitos talvez gostariam que o fosse!
Em três anos fomos vice-campeões europeus a nivel de selecções e campeões europeus a nível de clubes.
Este ano temos o mesmo número de equipas nos quartos-de-final das competições da UEFA do que a poderosíssima Espanha, ou seja UMA! Isto tendo em conta que os espanhóis tiveram mais ou menos o triplo das equipas em competição! Nada mau para um país do terceiro mundo do futebol!
O melhor treinador da actualidade parece ser ... um português! Foi para a Inglaterra e num só ano parece conseguir o que o Chelsea procurou durante mais de 50 anos! Vencer a Premier League!
Os jornais espanhóis diziam que o futebol promovido pelo Rijjkard era 'caviar' e o do Mourinho 'pão com sardinha' mas no jogo da segunda volta...foi o que se viu! Aliás alguém se lembra de um treinador espanhol ter conseguido algo perto daquilo que o Mourinho conseguiu?
As nossas equipas de topo são treinadas por treinadores portugueses. Eu sei que alguns vão dizer que o SLB é treinado por um italiano mas por aquilo que vejo na TV, o Álvaro Magalhães parece ter mais impacto no grupo do que o próprio Trapattoni!
Tanta dor de cotovelo que os nossos vizinhos parecem ter! Primeiro soubemos organizar, se não o melhor, pelo menos o mais festivo Euro de todos os tempos, os portugueses souberam mostrar ao mundo o que é apoiar uma selecção e o que é saber perder!
Segundo temos uma Liga onde 5 equipas podem ainda conquistar o título enquanto em Espanha, é só uma questão de tempo!
Claro que muitos vão dizer que o nosso campeonato está nivelado por baixo, mas não concordo o espelho disso mesmo são a nossa selecção e o número de jogadores de primeiro plano que o nosso país exporta!
Desde que apareceu um certo Professor Carlos Queirós, o mesmo que os espanhóis trataram de incompetente, levou uma camada de jovens desconhecidos ao título de bi-campeões do mundo!
Num campeonato onde o que era bom só podia ser brasileiro, esses putos maravilha souberam levantar de novo o esplendor de Portugal: João Vieira Pinto, Jorge Costa, Figo, Rui Costa e outros.
Desde então o nosso futebol veio em crescendo, as qualificações para os grandes rendez-vous europeus deixaram de ser uma miragem! Euro 1996, Euro 2000, Euro 2004, Mundial 2002, só o Mundial de 1998 nos escapou muito por culpa de uma certa expulsão do Rui Costa num jogo frente à Alemanha que estávamos a ganhar!
A geração de ouro está a dar os seus últimos toques e já estão as próximas à vista! Quem não conhece o Cristiano Ronaldo, Tiago, Ricardo Carvalho, Maniche, Ricardo, Simão, Hugo Viana?
E já aparecem aí outros como Manuel Fernandes, João Moutinho, João Pereira, Custódio, Hugo Almeida. Num país com muito menos licenciados do que França, Inglaterra, Itália e Espanha temos um potential elevadíssimo!!
Como não temos dinheiro para comprar 'estrelas' temos que as formar!! O nosso campeonato não é mais fraco por isso! Ao contrário! E muito mais produtivo!
Não temos dinheiro, mas temos jogadores com classe! No outro lado do mundo, há bem pouco tempo houve um puto que foi salvo de uma morte certa, que trazia uma camisola das Quinas!
Os nossos clubes têm de continuar a apostar nos jovens da formação porque só assim poderemos um dias, quem sabe, ser campeões do mundo!!!
Saudações leoninas.
[Mindo]
Sem comentários:
Enviar um comentário