terça-feira, setembro 20, 2005

Amarelos, Estádios Vazios, Futebol Defensivo

Como ainda ninguém aqui escreveu sobre as afirmações do treinador do Porto Co Adriaanse, lembrei-me de dar a minha opinião sobre as suas palavras. Sim, porque nós também temos direito a opinião neste blog, não são só os "paineleiros" nas televisões... :-)
Amarelos
Gostei efectivamente da ideia do Co Adriaanse de penalizar mais os amarelos. A ideia seria, depois dos primeiros 4 amarelos, cada amarelo corresponder a um jogo de suspensão. Não sou tão radical quanto ele, mas penso que se podia arranjar um meio termo, do género 2 amarelos um jogo de suspensão. Seria claramente uma medida que iria ajudar o espectáculo, embora também fosse criar o problema dos critérios na amostragem de amarelos. Isto porque todos sabemos que há árbitros portugueses que dão amarelos por tudo e por nada.
Estádios Vazios
Aqui começam as minhas discordâncias com o técnico portista. Caso este Sr. não saiba, eu explico-lhe (traduzam-lhe as minhas palavras) que actualmente atravessamos um péssimo momento financeiro no nosso país. Além disso, os clubes insistem em ter preços exorbitantes nos bilhetes para os seus jogos. Sendo assim, é natural que a maioria dos estádios estejam vazios. À excepção dos grandes jogos, é normal que assim seja. Dizer que 32700 pessoas no jogo da Champions League é mau, e a razão disso é não existirem espectáculos de qualidade é uma falsa questão. Na mesma jornada da Champions, em Chelsea, onde joga provavelmente a equipa mais forte do mundo, estava meia casa no estádio, ou seja, igual ao que se passou no Estádio da Luz. E não penso que por lá haja fracos espectáculos de futebol. De qualquer forma eu deixo um repto ao Sr. Adriaanse: adquira uns bilhetes para a malta com o ordenado que ganha que certamente todos iremos ao futebol.
Futebol Defensivo
Já diz aquele que é considerado o melhor treinador do mundo (esse mesmo, o "Special One"), que uma equipa constrói-se de trás para a frente. Algo que o treinador do Porto não faz, efectuando actualmente no Porto precisamente o contrário. Vir para Portugal criticar o futebol deste país que nos últimos 3 anos chegou a 3 finais europeias, tendo ganho 2, é realmente muita lata. Um país que tem 6 representantes nas competições europeias, enquanto a Holanda tem apenas 4. E isto para nem sequer tocar no assunto Selecção pois aí a Holanda tem sido quase um desastre nos últimos anos comparativamente conosco. Além do mais, eu vejo muitos jogos internacionais e o que é que se assiste?... Quando uma equipa "pequena" defronta os chamados "grandes" naturalmente refugia-se mais na defensiva e não joga taco a taco com o adversário. Alguma equipa que luta pela manutenção em Inglaterra joga ao ataque contra o Chelsea, o Arsenal ou o Manchester?... Em Espanha jogam ao ataque contra o Real Madrid ou contra o Barcelona?... Ainda no passado fim de semana, vi o Sampdoria-Milan, em que os milaneses dominaram completamente o jogo, a Sampdoria sempre a defender e ganhou 2-1. E mais, quero ver se o Adriaanse vai jogar de peito aberto contra o Inter de Milão. Se assim for dou-lhe os meus parabéns, mas depois também quero ver o resultado final.
Muito sinceramente o que eu penso que o Co Adriaanse quer que as equipas portuguesas mudem a sua forma de jogar para naturalmente ser mais fácil ao Porto ganhar jogos. É que é muito mais complicado bater equipas que colocam o "autocarro" à frente da área do que aquelas que jogam taco a taco... Mas desejar isso é uma utopia...

Sem comentários: