quarta-feira, setembro 21, 2005

A grande mentira


O Sr. Rui Miguel Tovar no seu espaço de opinião no Jornal Record fala acerca das declarações de Hugo Viana ao jornal a Marca, aproveitando para criticar a Premiership.
Hugo Viana disse que em Inglaterra apenas existem 4/5 equipas que sabem jogar futebol, por forma a justificar a sua inadaptação ao futebol Inglês.
Pois bem, o Sr colonista do Record vai mais longe afirmando que apenas 3 equipas jogam futebol de qualidade em Inglaterra, ou seja, Chelsea, Man United e Arsenal. As restantes equipas são apenas paisagem. Lança uma feroz critica ao Liverpool e à sua forma de jogar. Segundo ele o positivo da Primiership são os adeptos que vivem o futebol de uma forma impressionante. Depois fala mal da qualidade técnica e táctica das equipas. Depois cataloga as equipas da seguinte forma:
“…todas as quipas utilizam o 4X4X2, com um guarda-redes de uma qualquer selecção, dois laterais “coast-to-coast”, dois centrais altíssimos, dois médios centros que saltam como cangurus, dois extremos velozes e dois avançados raçudos… Depois, a bola anda sempre pelo ar… Basta uma mente iluminada como Fergunson, Mourinho, Wenger(alguém notou um nome Inglês?) para alterar tudo e tornar a Premiership mais vistosa futebolisticamente.”
In Jornal Record, pág. 43 de 21 de Setembro de 2005

O que eu penso:
O Hugo Viana não se conseguiu impor em Inglaterra e agora arranja desculpas. Espero estar enganado, mas em breve vamos voltar a ouvir falar dele pois não se impôs no Valência. É incrível que existindo apenas 4/5 equipas a jogar bom futebol, sendo que o Newcastle não era uma delas, ele não tenha conseguido o seu espaço. Em Espanha quantas equipas jogam bom futebol? O Barça e mais quem? Não me digam que é o Real.
Para Rui Tovar só existem 3 equipas que sabem jogar bom futebol!!! O Liverpool não é uma delas? Será que a forma de jogar do Liverpool é diferente da do Chelsea? Eu acho que não, pois o Mourinho joga para os 3 pontinhos, jogando bom futebol a espaços. Será que este senhor, porventura um dos que criticava ferozmente o Mourinho e que agora o vê como um Deus, não estará ressentido pelo Liverpool e R. Benitez terem eliminado Mourinho na Champions? Eu não gosto da forma como joga o “meu” Liverpool e muito menos gosto do Benitez, mas o Chelsea joga da mesma forma. A tipicação que faz das equipas Inglesas é incrível. Um guarda-redes de uma qualquer selecção? Quantos guarda-redes internacionais temos em Portugal, e em espanha? Dois médios que saltam como cangurus? Devem existir muitos médios em Portugal da qualidade de Xabi Alonso, Edgar Davids, T. Tainio, D. Hamman, M. Carrick, J. Jenas, Joey Barton etc. E nem vou falar das outras posiçõs, porque senão...


Mentes iluminadas que colocaram a Primiership mais vistosa? No mesmo jornal surge um gráfico com a quantidade de espectadores nos estádios em Inglaterra, e não é que o número de espectadores tem diminuído!!!!!!
O Mourinho contribui para um futebol mais vistoso? Uma vez mais no Record se fala sobre isto e Mourinho diz o que não tem obrigação de jogar para o espectáculo.
“Obrigação é palavra que não está no meu dicionário de futebol[…] O nosso estilo é um estilo…ganhador.” José Mourinho
Em que é que isto difere de Rafa Benitez? Um é Português e o outro Espanhol? Não pretendo colocar em causa o Mourinho, pois embora não seja o seu maior admirador, não tenho dúvidas que é o melhor treinador do momento, mas não vamos diferenciar as pessoas só porque em causa está a nacionalidade.
Se calhar não sou suficientemente patriótico, mas é assim que vejo as coisas.

Sem comentários: