segunda-feira, setembro 12, 2005

Que sistema táctico Benfica?

Muito se tem falado no sistema táctico apresentado pelo Benfica decorridas que estão 3 jornadas.
Para muitos, o Técnico encarnado, Ronald Koeman, tem inventado em demasia, bem como, colocado jogadores fora das suas posições habituais.
Na minha visão como Treinador de Futebol, o Holandês anda à procura de um ideal, isto é, de um sistema táctico que concilie o método de jogo que pretende implementar no Clube da Luz, às caracteristicas fisicas e tácticas dos jogadores que tem à sua disposição.
Mas isso, faz-se nos treinos, e não no decorrer dos jogos. É nesse aspecto que Koeman tem pecado.
O Plantel Benfiquista é composto por 24 elementos: Moreira e Quim, são os guarda-redes, Nélson e João Pereira, os laterais direitos, Dos Santos e Léo, os laterais esquerdos. No centro da defesa, 4 centrais de qualidade: Luisão, Andersson, Rocha e Alcides. Para trincos e médios centros, Petit, Beto, Karyaka, Manuel Fernandes e Bruno Aguiar.
Por outro lado, já no que diz respeito à frente de ataque, o clube encarnado dispõe de: Para a ala esquerda, Simão e Hélio Roque. Para a ala direita, Carlitos e Geovanni respectivamente.
Na posição "10", Karagounis e Nuno Assis, são os donos da chamado lugar. Com funções de Ponta de Lança, Nuno Gomes, Micolli e Mantorras prechem os requesitos.
Assim, vou dar uma "mãozinha" ao Treinador Holandês:
Jogando num 4-3-3 como tanto gosta?. Moreira ficaria na baliza, quarteto defensivo formado por Nélson, Rocha, Andersson e Léo. Petit, Manuel Fernandes e Karagounis a médios, com o Grego a ter funções mais ofensivas. E na frente de ataque, Simão à esquerda, Micolli à direita, Nuno Gomes no centro.
Em caso de lesão ou má condição fisica, substituia o jogador em quetão, pelos restantes jogadores do plantel, nas respectivas posições, citadas a cima.

Vou mais longe, e estando no lugar de Ronald Koeman, colocaria o Benfica a jogar num claro, 4-4-2: Moreira na baliza, os mesmos quatro jogadores compunham o quarteto defensivo, a meio campo Petit e Karagounis, Simão na ala esquerda, Geovanni na ala direita, dando apoio a Micolli e Nuno Gomes na frente de ataque.
É assim tão dificil?
E vocês, como fariam o onze Benfiquista?.

Sem comentários: