quinta-feira, setembro 08, 2005

Rivalidades Atacantes: Red Devils - Citizens/Sky Blues

Estou de volta com a rubrica “Rivalidades Atacantes”, depois das rivalidades entre Benfica – Sporting e Boca Juniors – River Plate na temporada passada, nada melhor que falar sobre o eterno derby da cidade de Manchester que se vai disputar este fim-de-semana em Old Traford, falo obviamente do Manchester United – Manchester City.

O Manchester City é o parente pobre do futebol de Manchester, se na cidade o apoio ao United e ao City está relativamente bem dividido entre o lado oeste e o lado este da cidade, já no resto do mundo o prestigio do Manchester United é incomparavelmente superior...



Tem no seu palmares 2 títulos de campeão Inglês (o último dos quais em 1968), 4 Taças de Inglaterra e 2 Taças da Liga a nível nacional.
A única competição europeia conquistada pelo clube foi uma taça das taças em 1970, numa final vencida aos Polacos do Gornik Zabrze por 2-1. Para a história ficou a eliminação da Académica de Coimbra nos quartos de final com apenas 1 golo marcado pelo City, em Manchester, na 2.ª mão.



O primeiro grande estádio utilizado pelo Manchester City foi o Maine Road, que em 2003 deu lugar ao City of Manchester City, um moderno estádio ao nível dos melhores da Europa.
Como curiosidade o último jogador a marcar um golo em jogos oficiais no Main Road foi o malogrado Marc Vivien Foe (faleceu em pleno relvado ao serviço da selecção dos Camarões) na vitória do City sobre o Sunderland por 3-0.
Na inauguração do novo estádio, em 2003, o City recebeu e bateu o Barcelona por 2-1.


Entre as grandes glórias que já vestiram a camisola “Blue”, o centro campista Colin Bell, contratado ao Bury em 1966 é aquele que mais saudades deixou nos adeptos do City.


Por 48 vezes vestiu a camisola da selecção Inglesa e foi peça importante no Mundial de 1970.
Foi forçado a terminar a carreira em 1979 devido a uma grave lesão no joelho.
Esteve nos grandes títulos do clube em 68 no campeonato Inglês e em 70 na Taça das Taças.
Mais recentemente passaram pelo clube jogadores como Anelka, Fowler e McManaman...

Os adeptos são tipicamente Ingleses, fieis ao seu clube, e semana após semana enchem por completo o estádio com cânticos de apoio ao seu clube. Mas o City tem alguns adeptos famosos, como é o caso dos irmãos Gallacher, membros da banda Britânica Oasis.



Quanto ao Manchester United, não são necessárias muitas apresentações, é o clube mais rico do mundo, tem uma gestão perfeita, foi 15 vezes campeão Inglês, venceu 10 Taças de Inglaterra, 1 Taça da Liga, 10 Charity Shields, isto a nível nacional.
A nivel internacional ganhou tudo o que há para ganhar, 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça das Taças, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 1 Taça Intercontinental.
Por outras palavras já não falta nenhum trofeu a este clube, quer a nível nacional, quer a nível internacional...
Quem não se lembra da histórica final contra o Bayern Munich no Camp Nou em 1999, uma reviravolta espectacular em período de descontos deu o titulo ao United.
Para a história fica também a vitória sobre o Benfica em 1968, em pleno Wembley, o Manchester derrota o Benfica por 4-1 após prolongamento.


Teatro dos Sonhos, ou Old Trafford, como preferirem, foi inaugurado em 1910, desde ai até aos dias de hoje tem sofrido várias obras de melhoramento, actualmente é um dos mais importantes estádios em todo o Mundo, não deixa de ser pequeno para a dimensão do clube...


Entre os vários “monstros” do futebol Mundial que já vestiram a camisola vermelha do Manchester United, o destaque vai para jogadores como Eric Cantona (o mais adorado) George Best, Bobby Charlton, Peter Schmeichel e o galáctico David Becham, isto para além da constelação de estrelas que actualmente veste a camisola dos Red Devils..


O Manchester United é um clube universal, tem adeptos em todo o mundo, a prova disso é o excelente trabalho que o MUP tem realizado no nosso Blog ao nvel da divulgação do Nùcleo de Braga do Manchester United.´

Para sempre marcado na história do Manchester United vai ficar a tragédia de Munich, em 1958 o avião que levava a equipa maravilha do Manchester, liderada por Matt Busby despenhou-se, e quase todos faleceram infelizmente, desapareceu assim uma equipa que prometia fazer história no futebol Mundial.


As estatísticas traduzem uma notória superioridade dos Red Devils, ambas as equipas disputaram 144 jogos oficiais entre si, com 58 vitórias para o Manchester United, 44 empates e 38 vitórias do Manchester City.
A maior vitória do City sobre o United foi em 1926 por 6-1, no terreno do Manchester United. Em 1955, novamente no terreno do Manchester United o City venceu por 5-0.
Em 1994, em pleno Old Traford, o Manchester United bateu o Manchester City por 5-0, foi esta a maior goleada dos Red Devils sobre os Sky Blues.

Para a nova época o City perdeu um jogador importante, Wright Phillips, mas entretanto reforçou-se com Darius Vassel e Andy Cole, 2 excelentes contratações.
Quanto ao United a grande mudança em relação à temporada passada é a aquisição de Van Der Sar, será este o substituto de Peter Schmeichel?
Ambas as equipas tiveram um bom inicio de temporada, 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate para o City e 3 jogos e 3 vitórias para o United.


São estas 2 equipas que vão dividir a cidade de Manchester no próximo sábado a partir das 15h. Pena que não teremos a oportunidade de assistir a este jogo em directo na TV Portuguesa, apenas um resumo na Sport TV a meio da tarde.

Abraços e Bons Ataques!!

Sem comentários: