sexta-feira, setembro 30, 2005

Noite De Glória e Sacrifício – O Orgulho Vimaranense e Vitoriano

Conhecendo de antemão o historial de reviravoltas da equipa do Wisla Cracóvia, do facto de serem a equipa com melhor coeficiente na UEFA, de o VSC não estar a fazer um bom arranque neste inicio de época, além de estar desfalcado de algumas pedras fundamentais, muitas eram as razões para os Vitorianos não estarem 100% seguros do resultado e da passagem á fase de grupos, no entanto e porque somos mesmo uns adeptos do outro mundo, conseguimos fazer uma série de coisas que só um conjunto ferrenho de adeptos pode fazer.

Sabendo de antemão que o jogo não iria dar em lado nenhum, em conjunto com os amigos polacos do Wisla, descobrimos como conseguir ver o jogo em quem tivesse parabólica e com uma box descodificadora de sinais, lá se moveu Céu e Terra, para que milhares de Vitorianos reunidos na mítica Praça de S. Tiago, pudessem assistir num écran gigante ao jogo do Wisla x VSC.

O que passarei a descrever a título pessoal, foi uma noite de loucura que começou por volta das 19h00m e terminou perto das 5h00m.

Cheguei á praça pelas 19h00m, devidamente ornamentado, camisola, cachecol, chapéu e muita força, fé e voz afinada, cânticos sempre de apoio ao clube, um enorme calor e uma multidão imensa, que pouca margem de manobra permitia a quem assistia, de tal maneira que as calcadelas eram tão comuns, como os gritos de Vitória.



Vibrava-se a cada jogada, pessoas visivelmente nervosas a roer unhas, vozes já roucas e no meio de tudo isso, uma união em torno de um símbolo e uma cidade, enquanto o jogo decorria, pude observar rituais que todos os supersticiosos têm, os que rezavam, os que falavam sozinhos baixinho, os que gritavam por tudo e por nada para aliviar a tensão, mas sentia-se uma boa aura, uma vibração que aumentava, sempre que se viam na TV aqueles Sortudos que puderam ir á Polónia.

No meio de tudo isto o jogo, autoritário do VSC que sem ser mandão e dominador, raramente deixou os Polacos porem o pé em ramo verde.

Estávamos neste clima de festa, quando já perto do final de jogo Saganowski, sentencia o encontro e a eliminatória, com um golo de belo efeito, fazendo o 0-1, a euforia, loucura, domina a praça que parece pequena demais para conter o entusiasmo dos adeptos Vitorianos, na essência era um aliviar da pressão qual panela.



No final a festa continuou com toda a gente a combinar a espera ao Aeroporto.

No meu caso ainda fomos jogar Futsal e no final fomos jantar, combinando com muitos foristas da Associação Vitória Sempre, a ida ao Aeroporto.

Chegados lá pelas 2h30m, ficamos a saber que Guimarães se havia transferido para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, novamente a alegria de cânticos e palavras de ordem, naquele mar de Branco e Preto, se fazia notar, coisa que a acústica naquela aerogare ajuda ainda mais.

Chegada dos Heróis pelas 03h04m e saída pelas 03h25m, para gáudio das milhares de gargantas que cantavam Vitória incessantemente, pude verificar que alguns jogadores novos estão deliciados e espantados com os adeptos do VSC, Benachour, Svard e Rivas, estão espantados e surpresos, pela embrulhada a que foram sujeitos, Sagan qual rapaz tímido sorria de orelha a orelha e ia respondendo á alegria com acenos e abraços á mole humana, os restantes elementos eram literalmente engolidos pelos apoiantes efusivos, mas nada se comparou á saudação dos adeptos a Jaime Pacheco, que pese embora os maus resultados na Liga Betadine, tem ainda uma quota de alta estima por parte dos Vitorianos, da minha parte que o cumprimentei e o ajudei a entrar na camioneta, furtando-o aos Vitorianos efusivos, pude ver que o seu humor estava em grande, quando perante tanta gente afirmou:

“ Vocês nem conheciam o Aeroporto “

Terminou com um cortejo infindável de viaturas adornadas com as cores Vitorianas até Guimarães e culminadas na chegada dos Heróis ao Hotel onde continuarão em estágio até depois do jogo da Luz de 2ª Feira, onde irão ter o tão merecido descanso dos Guerreiros.

Pese o facto da péssima ronda das equipas Uefeiras, o VSC saberá manter a honra de Portugal, contra uma imprensa odiosa e parcial, bem como uma rede de televisões, hipócritas demagógicas, que agora terão forçosamente de se vergar perante o nosso clube.

Como bem se cantava ontem, OS ÚNICOS NA UEFA SOMOS NÓS.

Venham os Próximos

Sem comentários: