sexta-feira, setembro 09, 2005

Aí está a 3ª jornada


Jornada quente é o que se espera que seja esta 3ª ronda da Liga BetandWin. Dois clássicos que vão certamente prender a respiração dos adeptos nacionais.

O Derby Minhoto
Em Guimarães joga-se hoje o esperado duelo entre as duas equipas mais representativas da região, este ano ambas de cariz "europeu" e que prometem proporcionar um belo jogo de futebol a todos os espectadores. É um jogo bastante importante para Jaime Pacheco, na liderança do Vitória, uma vez que conta por derrotas os dois primeiros jogos da Liga portuguesa, e sabendo-se da "exigência" que os adeptos vimaranenses têm, se não começa a apresentar resultados os mesmos começarão a "cobrar". Entretanto do lado do Braga, a equipa arsenalista perdeu duas peças bastante importantes para a sua dinâmica, casos de Wender e João Alves, direitinhos para Alvalade, e surge a curiosidade de saber como conseguirá Jesualdo Ferreira montar a equipa de forma a bater os rivais de Guimarães. Sinceramente penso que é um jogo de tripla e de muito complicado prognóstico. Um jogo a não perder, sem dúvida.

Porto contra Rio atrevido
Quem olhar para o sub-título até poderá pensar que estamos na presença de mais uma quezília entre Pinto da Costa e o Presidente da autarquia portuense, mas de facto apenas se refere ao embate entre o F.C. Porto e o Rio Ave. A equipa vilacondense, orientada por António Sousa, foi nas duas primeiras jornadas uma das sensações da prova, vencendo em Penafiel e batendo em casa o Vitória de Guimarães, e tem agora um teste de fogo na sua deslocação ao Estádio do Dragão. Entretanto o Porto no seu primeiro jogo em casa frente ao Estrela da Amadora venceu, mas não convenceu, e tem agora um embate com grande importância, até porque os principais rivais degladiam-se em Alvalade. Para mim o Porto vencerá, mas terá alguma dificuldade.

O Derby Lisboeta
Aí está o esperado duelo da capital portuguesa, entre Sporting e Benfica, o derby que desperta paixões e ódios. Um jogo muito importante para Ronald Koeman no Benfica, que tem neste momento a dúvida entre apostar novamente no esquema táctico inicial do jogo em casa frente ao Gil Vicente, ou voltar ao 4-3-3 do ano passado, de Trapattoni. Penso que se Koeman não for de abdicar das suas ideias manterá a aposta do jogo com Gil Vicente, colocando Nelson e Leo nas alas, e apostando em Miccoli na frente de ataque dando companhia a Nuno Gomes.
Para Peseiro é mais um teste grande, depois de ter sido o "quase-campeão", o "quase vencedor da Taça Uefa", o "quase apurado para a Champions League", começa a ser exasperante perceber se este treinador consegue algo mais do que ser "quase-qualquer coisa".
Penso que vai ser um jogo que se vai decidir nos detalhes, e quero acreditar que mais uma vez estando mal o Benfica, leve de vencida o Sporting. É algo que acontece muitas vezes nestes derbys. Mas isto se calhar é mais o coração a falar do que a razão... :-)

Bom fim de semana atacante!

Sem comentários: