sexta-feira, setembro 02, 2005

Futebol em Viseu? Sim, mas não a qualquer preço.

Tem sido cada vez mais dificil para mim escrever no Futebol de Ataque sobre o Académico de Viseu. A informação que chega a sócios ou simples adeptos como eu, não tem sido muita e a especulação tem sido imensa. Só com o anúncio do fim do futebol sénior no Académico é que parece que as pessoas acordaram para a realidade. A cidade está revoltada com o fim do futebol.
Li ontem, por exemplo, uma notícia que vinha no Jornal de Notícias. Na dita notícia, Manuel Morgado, aposentado da PSP e antigo responsável pela segurança do Estádio, diz: " Não responsabilizem a cidade pelo que aconteceu ao futebol sénior do CAF. Se alguém tem culpas no cartório, são os sucessivos gestores que não souberam mobilizar os adeptos em torno da equipa". Este senhor relembra a altura em que tinha que abrir as portas da pista de atletismo e deixar entrar o muito público que já não cabia nas bancadas. E prossegue: " Corri o risco. Fi-lo com consciência. E, porque não dizê-lo, completamente rendido àquele estádio de negro vestido. Por isso digo, e repito, não culpem os academistas por esta morte há muito anunciada". Depois disto veio o malfadado caso Paulo Ricardo e todo um acumular de dívidas. Um ex-dirigente diz ainda na referida notícia " O CAF passou a navegar num mar de dívidas. Por várias razões, mas também, porque não dizê-lo, pela falta de interesse dos viseenses. Chegou muitas vezes ao cúmulo de ter menos de três centenas de pessoas nas bancadas".
As explicações para o que se passou são muitas e variadas. Agora há uma Assembleia Geral marcada para o dia 8 de Setembro. Nela vai se falar de uma possível aliança com o Farminhão, clube do conselho de Viseu, que actua na 1ª Distrital. Mas será que os sócios vão aceitar essa aliança? E a que preço? Duvido que essa seja a solução ideal. Sobre este tema leia a opinião de Vitor Santos, conhecido viseense, clicando aqui.

Júniores do Académico- Estive no passado fim de semana no Fontelo a assistir à 1ª jornada do campeonato nacional de juniores. O Académico venceu o infesta por 1 a o numa boa exibição dos miúdos. Destaco três jogadores: Santiago um defesa central autoritário, é o capitão de equipa, parece o Jorge Costa em miniatura. Carlitos foi o autor do golo, um jogador muito cerebral, os passes que saem dos seus pés parecem teleguiados. Toipa é um "brinca na areia" mas sempre com a baliza nos olhos, é um terror para qualquer defesa e tem um manancial de dribles que nunca mais acaba!
É de Gondomar ou vive em Gondomar? Então não perca a exibição destes miúdos amanhã e depois diga se tenho razão ou não!

Sem comentários: