quinta-feira, setembro 15, 2005

Obrigado Fabrizio Miccoli


Antes do mais, queria desde já deixar um repto ao Presidente Luís Filipe Vieira para me "contratar" para ir ver os jogos todos à Luz, pois não deixa de ser significativo o saldo: até hoje fui ver 12 jogos na nova Luz e o saldo é de 12 Vitórias. Por isso, Sr. Presidente aguardo o seu contacto!... :-)


Falando de coisas sérias, o primeiro jogo numa competição como a Champions League é sempre extremamente importante, ainda por cima estando o Benfica a passar uma "mini-crise" de resultados ao nível interno. Daí ter sido importantíssima a vitória no jogo de ontem. Uma vitória suada, mas inteiramente justa. A única equipa que verdadeiramente assumiu que queria ganhar e entrou no jogo na busca dos três pontos foi sem dúvida nenhuma o Benfica. Podemos dizer que o Benfica teve felicidade em marcar aos 92 minutos, é verdade, mas o jogo como todos dizem tem 90 minutos mais o período de compensação, por isso nada a apontar. Além do mais se alguma equipa teve falta de sorte durante o jogo até foi o Benfica, com o remate à barra logo no início do encontro.
Os franceses jogaram numa toada de contra-ataque, tentando surpreender o Benfica, o que por vezes quase conseguiram. Mostrou ser uma equipa bastante organizada e extremamente perigosa no contra-ataque.

Koeman colocou a equipa a jogar em 4-4-2, com Nuno Gomes a fazer companhia a Miccoli, e a verdade é que a dupla funcionou bastante bem. No entanto, acho que devemos começar a desmistificar esta história dos sistemas tácticos. As equipas jogam bem, se entre os jogadores houver articulação, mecanismos, etc, etc. Não faz sentido andar a dizer que é o sistema x ou o sistema y que está correcto. O grande pecado de Koeman foi tentar em 3 ou 4 jogos mudar completamente a forma de jogar do Benfica. E não tenho dúvidas que com tempo o 3-4-3 que ele tanto gosta de ver as equipas a jogar até vai ser uma realidade no Benfica. Mas isto depois de bastante treino, depois dos jogadores terem tempo para assimilar as ideias do treinador. Não é num mês de trabalho.
De seguida vou falar de algumas figuras do encontro, a meu ver:


Miccoli: Demonstrou ser um verdadeiro reforço para a equipa. Um jogador a fazer lembrar Romário, com as suas arrancadas, jogando bem com os dois pés. Fez 8(!) remates, todos eles perigosos e ainda fez 2 assistências para golo, uma para Nuno Gomes e outra para Geovanni. Excelente exibição. O remate à barra é portentoso e se a bola entra é um grande golo. Mas não marcou no início, marcou o grande golo que todos viram de cabeça aos 92 minutos.

Simão: Melhor exibição do capitão esta época. Claramente nota-se que Simão gosta de jogar neste sistema de jogo e se sente bem jogando na linha, com um lateral nas costas. Enquanto teve pernas foi um perigo constante para a defesa francesa. Bem vindo capitão.


Nelson: Em 90 minutos só fez um cruzamento disparatado. Para mim ainda só peca no que respeita a defender. Falta-lhe um pouco de experiência e maturidade nesse aspecto do jogo. Mas fez uma bela exibição, "apagando" a nulidade que foi Geovanni.

Geovanni: Deu ontem toda a razão ao treinador por ser um jogador muito pouco utilizado este ano. Uma desgraça, uma verdadeira nulidade. Não fez uma jogada, uma arrancada, um remate perigoso. A jogar assim não me admiro que vá novamente para o banco contra a União de Leiria.


Léo: Estreia do lateral esquerdo, que no fim do jogo assumiu que contra o Sporting ainda não devia jogar porque não estava bem fisicamente, tal como ontem ainda se viu. Enquanto teve pernas foi um jogador muito útil no apoio a Simão. Penso que é um jogador a analisar com atenção pois parece ter potencial.

Manuel Fernandes: Escolho o Manel porque foi o pior dos dois, mas até podia colocá-lo em conjunto com o Petit. A dupla que o ano passado foi uma das bases do título do Benfica é provavelmente um dos elos mais fracos no momento da equipa do Benfica. Estão ambos os jogadores muito mal fisicamente, mas além disso estão sem confiança. A quantidade de passes falhados, principalmente pelo Manuel Fernandes não se admite. Terá de render muito mais no futuro para manter o lugar, até porque agora tem lá Karagounis...

O facto mais negativo deste jogo para mim foi a capacidade física dos jogadores do Benfica. Neste momento a equipa "joga" 60 minutos a um grande ritmo e depois rebenta completamente. É umas das principais coisas a melhorar.

Claro que ninguém do Benfica depois deste jogo pode embandeirar em arco, mas ninguém pode condenar os adeptos de festejarem uma vitória que não deixa de ser importante a todos os níveis: desportiva, psicológica e financeiramente. Esperemos que tenha continuidade nos próximos embates.

Por fim, muito boa sorte para Vitória de Setúbal, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Sporting Clube de Portugal para os jogos de hoje da Taça Uefa!

Sem comentários: