terça-feira, setembro 27, 2005

Um teatro para nos encher de sonhos

Há 37 anos atrás disputou-se uma das grandes finais europeias na Taça dos Campeões, entre Benfica e Manchester United. Lembro-me ver imagens desse jogo e ver algo que raramente se viu ao longo dessas épocas: Eusébio a falhar um golo isolado.

Hoje à noite disputa-se novamente um Manchester United-Benfica, desta vez não em Wembley mas no Teatro dos Sonhos. Para todos nós benfiquistas é um reviver o passado. Novamente na alta roda europeia, com a possibilidade de enfrentar os grandes do futebol europeu e mundial. O Manchester é claramente favorito, e não é por passar um momento menos bom e por o Benfica ter goleado o Leiria e ganho em Penafiel que agora é favorito neste jogo. Sinto-me como um adepto por exemplo do Penafiel quando se vai deslocar ao Dragão, à Luz ou a Alvalade. Neste momento, a derrota é certa. Tudo o que seja mais do que isso é fantástico.

Podem acusar-me de estar a ser excessivamente redutor, mas temos de ter os pés bem assentes no chão. Há já vários anos que o Benfica não tinha a possibilidade de jogar na Champions League, por via das desastrosas administrações de teve. Felizmente neste momento temos o gostinho de poder ir jogar ao Teatro dos Sonhos, onde até podemos sonhar. Pelo menos até começar o jogo!!... Ao longo dos últimos anos, e à excepção de uma ou outra época, a carreira europeia tem sido desastrosa. Sendo assim, resta-nos sonhar. Sonhar para que o Zé Moreira se pareça com o Zé Gato e defenda a artilharia pesada inglesa. Sonhar para que o Nelson continue a brilhar naquela asa direita. Rezar(!) para que o Luisão e o Anderson ofusquem o Nistelroy. Sonhar que o Ronaldo tenha a pior exibição da sua carreira (e mesmo assim vai ser dificil pará-lo). Sonhar que o Capitão Simão vai ser um verdadeiro Capitão como já o foi em Penafiel, recuperando bolas, puxando a equipa para a frente, e dando serenidade a jovens como Manuel Fernandes... E sonhar bastante com o golo que o SLB marque para a vitória 1-0, apontado pelo Miccoli ou pelo "novo" goleador Nuno Gomes. O golo que Eusébio não marcou, mas que alguém irá marcar para grande alegria dos benfiquistas. Isto é tudo um sonho, mas afinal de contas não vamos jogar no Teatro dos Sonhos?... O que custa sonhar?... :-) E já agora, em vez de estarmos a prometer vitórias na Champions, para as dedicar ao grande Eusébio, que tal começar por lhe dedicar uma vitória em Old Trafford?... :-)



Vamos lá ser novamente heróis e vingar a grande equipa de 1968!

Sem comentários: