quinta-feira, setembro 01, 2005

Violência no Desporto - Hooliganismo!


Um estádio de futebol ao rubro é mágico! O espetáculo que se desenrola nas quatro linhas confunde-se com a festa que se faz na bancadas. O apoio do público é indiscutivelmente um dos motivos que tornam atractivos os jogos de futebol. Os adeptos identificam-se com o clube, com a sua bandeira, com as suas cores e nessa demonstração frenética de apoio á equipa desenvolvem a sua orientação para um único objectivo: a vitória!
Actualmente a grande maioria dos adeptos já não aceita que a equipa jogue bem se no final perde; não aceita um desempenho negativo e insatisfeitos fazem questão de o demonstrarem; a performance deixa de ser importante e a questão central é a "explosão" emocional dos mesmos contra a equipa que apoiam, a equipa adeversária e sobretudo, contra os adeptos da equipa adversária! E quando se consideram especialistas em questões de futebol, o envolvimento torna-se efectivamente elevado. E efectivamente perigoso.

É este tipo de comportamento que contribui para o aumento da violência nos recintos desportivos. Este tipo de adeptos deixa de reagir ao jogo e ao seu desenrolar para se envolverem em actividades de grupo, muitas vezes, alheias e contrárias ao próprio jogo. Elaboram rituais e apoiados nas claques sentem-se seguros e corajosos.E quando um elemento é punido ou preso, torna-se uma espécie de herói.
Entre as classes de adeptos podemos distinguir de um lado, os que publica e civilizadamente demonstram o seu apoio e prestam solidariedade ao clube, e por outro, os que se vestem e apresentam discretamente de forma a não serem identificados e que de forma agressiva e gratuita partem para as ofensas, os ataques e os confrontos fisicos.

É o fenómeno do hooliganismo! Adeptos mais jovens formam a linha da frente do exército, enquanto os mais velhos e os lideres os instigam e incitam á violência. Fenómeno de subcultura que involve para além de "razões" clubisticas, razões multiculturais e multiraciais. Que involve indices elevados de frustação e revolta por parte dos que aderem. E que involve a recusa dos mesmos em acatarem e respeitarem as normas existentes. Os principais intensificadores deste fenómenos são os media, a sociedade consumista e o desemprego.

Sem comentários: