quarta-feira, setembro 21, 2005

Rivalidades Atacantes - Fla vs Flu

Vs.

No próximo dia 21, o Brasil vai parar para assistir ao empolgante Fla-Flu, e o Futebol de Ataque como não poderia deixar de ser, aproveita a ocasião para vos falar de mais um derby emocionante do futebol mundial!



O Clube de Regatas do Flamengo, fundado em 1895 para a prática do remo, apenas 7 anos mais tarde iniciou a prática do futebol por proposta de 2 jogadores que haviam saído do rival Fluminense devido a desentendimentos com o treinador.
Segundo alguns estudos efectuados no Brasil, o Flamengo é o clube com mais adeptos no Brasil, dizem os entendidos devido a 5 factores: aos primeiros títulos, conquistados em 1914 e 1915; a José Bastos Padilha, que dirigiu o clube entre 1933 e 1937, abrindo as portas do clube a jogadores negros, especialmente a Domingos da Guia e a Leônidas da Silva; a Zizinho, que com a sua genialidade manteve viva, ao longo dos anos quarenta, a chama acesa por Padilha; ao “Rolo Compressor”, equipa que ganhou o tri-campeonato carioca em 1955; e a Zico, o maior jogador da história rubro-negra, que coleccionou títulos no período entre 1978 e 1983.



O estádio do Flamengo é o José Bastos Padilha (Gávea), em homenagem ao presidente que impulsionou o Flamengo na década de 30, tem capacidade para 12000 pessoas.
Mas como é obvio o estádio dos grandes encontros do Flamengo é o Maracanã, no Rio de Janeiro, o mítico estádio que já levou mais de 200 mil pessoas....



A principal claque do Flamengo, e maior do país, é a “Raça Rubro Negra” , mas outros grupos organizados apoiam o clube regularmente, Jovem Fla desde 1967 e a Fla Manguaça, a mais recente e a mais calminha...



O Flamengo tem até hoje 5 títulos Brasileiros, em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992 e foi por 28 ocasiões campeão estadual do Rio de Janeiro, apenas superado pelo... Fluminense, com 30 títulos.
Os últimos 2 campeões estaduais do Rio de Janeiro foram curiosamente o Flamengo em 2004 e o Fluminense em 2005.
A nível Internacional o Flamengo conquistou 1 copa dos Libertadores em 1981, e 1 Taça Intercontinental também em 1981 numa final histórica perante o todo poderoso Liverpool.



Falar no Flamengo, é falar em Zico, é a grande figura do clube, o ídolo de muitos jovens Brasileiros, o Galinho, como também era conhecido, ganhou pelo clube tudo o que havia para ganhar...
Costumam dizer que existem dois Flamengos: antes e depois de Zico. É um jogador completo, com uma extraordinária visão de jogo, uma habilidade fantástica e um toque de bola de invejar (como dizia Roberto Dinamite).



O Fluminense Football Club é conhecido como um clube da classe média/alta, desde a sua fundação em 1902 que sempre teve associados das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro, no entanto é hoje um clube entre os 10 com mais adeptos no Brasil e apesar de estar sediado numa das zonas mais ricas do Rio de Janeiro, é actualmente um clube plural dentro da sociedade Brasileira.



A equipa actua regularmente no estádio das Laranjeiras, com capacidade para cerca de 8000 pessoas, não é naturalmente o estádio onde o clube disputa os grandes jogos, esses tal como os do grande rival são no Maracanã!



A torcida Young Flu é o principal grupo de apoio organizado ao clube.



Os Tricolores são também conhecidos pelos "pó-de-arroz", alcunha que tem uma história curiosa protagonizada por um jogador chamado Carlos Alberto, algures no inicio do século.
Em 1914, vindo do América para o Fluminense, ele teve receio dos aristocratas tricolores devido à sua cor. No jogo realizado em 13 de maio de 1914, Carlos Alberto tentou disfarçar a sua cor colocando pó de arroz no corpo. Durante o jogo, o suor que escorria no seu rosto deixou-o com um aspecto malhado e todos na bancada gritaram "pó de arroz".



O Fluminense tem apenas 1 título Brasileiro conquistado, já no Estadual do Rio de Janeiro é a equipa dominadora com 30 títulos, é inclusive o detentor do trofeu.
De referir que existem registos do estadual do Rio de Janeiro desde o longínquo ano de 1906.

Renato Gaúcho foi talvez o último grande ídolo dos tricolores, todos se recordam do golo marcado com a barriga frente ao Flamengo que deu a vitória no Estadual de 1995 (foi um jogo extraordinário, se bem me lembro foi o 1.º Fla-Flu que os Portugueses tiveram oportunidade de acompanhar em directo através da novata TVI.



Quem não se lembra de Branco, que muitas saudades deixou em Portugal, foi no Fluminense que alcançou os seus primeiros grandes êxitos...



Rivelino foi apelidado de “Patada Atómica”, durante o Mundial de 1970, devido aos seus potentes remates de pé esquerdo. Marcou 53 golos nos 158 jogos que disputou pelo clube. Jogou de 1965 a 1979.



Ambas as equipas disputaram 350 jogos, dos quais resultaram 128 vitórias do Flamengo, 112 empates e 111 vitórias do Fluminense, ligeira vantagem para os Rubro Negros neste aspecto.

Com tantos jogos já disputados alguns ficaram na memória dos Brasileiros para a eternidade, como são exemplo os derbys de 1945 e de 1956.
Em 1945 as equipas alinharam da seguinte forma: o Flamengo com Luis Borracha. Newton e Quirino. Biguá. Bria e Jaime. Adilson. Zizinho. Pirilo. Tião e Jarbas.O Fluminense com Batataes. Hélvio e Haroldo. Afonsinho. Pascoal e Bigode. Pedro Amorim. Simões. Geraldindo. Nadinho e Murilinho.
Os adeptos do Fluminense sofreram uma das suas piores humilhações de sempre, foram goleados por 7-0. Ao intervalo registava-se um 1-0, na 2.ª parte o Fluminense descambou completamente.
Dizem as crónicas que foi um clássico fraco tecnicamente, em que apenas os golos sobressaíram...
Em 1956 perante um Maracanã lotado, o Flamengo aplicou nova goleada ao Pó de Arroz, 6-1 desta vez...



Esta época o Fluminense começou da melhor forma, venceu o estadual do Rio no inicio do ano, e actualmente ocupa a 2.ª posição no Brasileirão, já o Flamengo luta desesperadamente pela manutenção na divisão maior do futebol Brasileiro, algo que se vem repetindo nos últimos anos...
Infelizmente não está prevista a transmissão televisiva deste derby para Portugal, mas a Sport Tv provavelmente passará os golos do jogo.

Abraços e Bons Ataques!!

P.S. O meu agradecimento ao Tarcio pela ajuda na realização deste Post :)

Sem comentários: