domingo, outubro 07, 2007

Análise Atacante: Eredivisie (Jornada 7)


O destaque desta jornada não vai para nenhum dos grandes clubes holandeses mas sim para a pesadíssima goleada imposta pelo Heerenveen ao Heracles Almelo: 9-0. Afonso Alves fez um dos melhores jogos da sua vida ao marcar 7 golos. De resto, há a mencionar as vitórias do PSV e do Feyenoord e os empates de Ajax e AZ Alkmaar.

Começamos pelo incrível resultado obtido Heerenveen pelos homens da casa. Afonso Alves, avançado brasileiro de 26 anos, marcou 7 golos. Sete! Marcou aos 10, 17, 18, 68, 70, 74 e 77. Gerald Sibon, com golos aos 60 e 81 minutos, foi o único capaz de introduzir a bola na baliza à excepção do internacional brasileiro. Um resultado absolutamente extraordinário e dificilmente repetível.


O Ajax foi a Roterdão para empatar com o Sparta de Roterdão. Charles Dissels marcou aos 52 e a resposta surgiu por intermédio de Huntelaar aos 68. Sepp De Roover voltou a pôr os anfitriões em vantagem aos 80 minutos e o Ajax apenas chegou à igualdade em tempo de descontos - Slem de Jong foi o autor do golo.

A outra equipa de Roterdão, o Feyenoord, jogou em Arnhem contra o Vitesse. Um golo de Nick Hofs a passe de Roy Makaay foi o suficiente para arrecadar os três pontos e avançar para o primeiro posto da classificação.

O PSV conseguiu uma vitória confortável por 3-0, em sua casa, perante o Willem II. Danny Koevermans marcou dois golos na primeira parte, aos 23 e 45 minutos, sendo que o último golo da equipa da Phillips foi obtido por Jefferson Farfán.


O AZ Alkmaar é que continua muito mal. Depois das dificuldades por que passou para eliminar o Paços de Ferreira - uma equipa completamente desconhecida no panorama europeu -, e de todos os maus resultados que tem feito, voltou a empatar, desta feita frente ao FC Groningen. O jogo foi em Alkmaar e Ari foi o primeiro a marcar. Marcus Berg empatou já aos 71 minutos e de Zeeuw recolocou os da casa a vencer. Porém, um golo de Ondrej Švejdík ao cair do pano resultou no empate.

O Roda, a jogar fora, venceu o FC Twente por 0-1 - golo de Davy De Fauw; o Excelsior
recebeu e bateu o NEC por 2-0: Sebastiaan Steur marcou o primeiro já perto do final, aos 82 minutos, e assistiu Johan Voskamp para o segundo, já nos descontos; o NAC Breda também conseguiu uma vitória caseira diante do De Graafschap com um golo madrugador de Victor Sikora. Para finalizar, a vitória do FC Ultrecht no campo do VVV-Venlo - 1-2. Robin Nelisse e Kevin Vandenbergh marcaram para o FC Ultrecht e Ken Leemans para os da casa.

CLASSIFICAÇÃO


Sem comentários: