quarta-feira, outubro 03, 2007

Tribunal Atacante

Olá Pessoal!
O Tribunal está de volta para analisar alguns casos polémicos, resultado de um fim de semana de derbys. Mais uma jornada passou mais uma vez as arbitragens têm sido confrangedoramente fracas e polémicas. Muita gente tem razão de queixa mas, enquanto não houver tranquilidade (sim, Paulo Bento não tem contribuído para ela), receio que a situação não irá melhorar. Mas isso sou eu a dizer...

SL Benfica - Sporting CP

Jogo grande da jornada, foi grande até nos casos. Arbitrado pelo sempre consensual Pedro Henriques (excepto em relação ao autor do Tribunal), o "Major" fez uma arbitragem que provavelmente vai fazê-lo perder "adeptos".
Quanto aos lances, vou escrutinar os três lances principais (embora tenha ouvido na rádio que ficou um lance passível de grande penalidade por marcar, com falta sobre Cristian Rodriguez, a verdade é que não vi esse lance) que geraram mais polémica no jogo.

Aos 20', Romagnoli cai na área benfiquista num lance com Katsouranis. Grande penalidade indiscutível que ficou por marcar. "Katso" tenta mas não consegue tocar na bola, derrubando o seu adversário com a perna direita.
Erro grave da equipa de arbitragem.

Aos 70' o caso do jogo. Antes de mais quero dizer que irei comentar, analisar o lance em si e não os eventos que se seguiram. Não irei analisá-los porque são uma situação normal numa equipa de arbitragem. O árbitro assistente viu o lance, interpretou-o e sinalou ao árbitro a infracção. O árbitro decidiu não seguir a indicação do seu auxiliar como está no seu direito enquanto chefe de equipa.
Quanto ao lance em si, na minha opinião acho que ficou uma grande penalidade por marcar e passo a explicar porquê:
Não sabendo o que passou pela cabeça do jogador grego, não posso julgar se ele junta o braço ao corpo para não tocar na bola ou para tocar na bola impunemente. Não podendo analisar isto passo a analisar as consequências do acto e faço isto porque é isto que os árbitros devem fazer em campo. Com o referido toque, intencional ou não, faz com que a bola não chegue a Farnerud que ficaria não isolado mas em boa situação para criar perigo. Sendo assim o toque inviabilizou uma jogada de perigo do Sporting e com isso Katsouranis tirou vantagem de ter tocado, mais uma vez intencionalmente ou não, a bola com o braço.
Dou o benefício da dúvida à equipa de arbitragem embora para mim o lance é inequívoco pelas razões supracitadas.

Aos 90'+2 é Adu que caí na área sportinguista numa disputa com Moutinho. Mais uma vez, acho que ficou uma indiscutível grande penalidade por assinalar. Adu entra na área e já dentro desta é derrubado por João Moutinho que não chega a tocar na bola. Creio que existem duas situações que poderiam amenizar o lance mas a verdade é que mesmo elas existindo isso não invalida a infracção. Refiro-me ao facto de Moutinho tentar tirar a perna (mas a verdade é que tenta tirar após o contacto e aí já não adianta) e ao de Adu atirar-se após o contacto (mesmo sendo assim, o contacto existiu e isso por si só não o inviabiliza).
Mais um erro grave da equipa de arbitragem.

Vitória SC - SC Braga

Aos 51' Geromel marca o golo que decide o jogo. Um lance em que as imagens televisivas não são completamente esclarecedoras quanto à bola ter ultrapassado completamente ou não a linha de baliza. Uma pequena nota para a infelicidade de Olegário Benquerença que está quase sempre presente neste tipo de lances. Na minha opinião a bola parece que entra, mas não posso ter a certeza porque as imagens não são esclarecedoras. També na minha opinião não há falta sobre Madrid porque ambos os jogadores estão a empurrar-se, a tentar ganhar posição e marcar falta a um deles seria de uma total injustiça.
Total benefício da dúvida a Olegário Benquerença.

Ficamos por aqui porque infelizmente no futebol só interessa os três grandes e o PROGRAMA DA TVI deu sábado quando ainda faltavam seis jogos em oito na jornada. Um desejo do Tribunal é que, se é para termos programas destes, que os direitos televisivos retornem à RTP e que volte o Domingo Desportivo...

Sem comentários: