sábado, outubro 06, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº34



Selecção Nacional Feminina de sub-19
A selecção orientada por Mónica Jorge conseguiu o apuramento para a Ronda de Elite, depois de ter terminado este mini-torneio de apuramento para o Euro 2008 em 2º lugar. A equipa das quinas começou com uma vitória de 4-0 frente à Grécia e diga-se que foi este resultado que apurou Portugal. Seguiu-se uma derrota lago surpreendente por 0-2 frente à Roménia que nos deixou em muitos maus lençóis, pois na última jornada estava a Islândia, claramente superior. A superioridade da Islândia confirmou-se com uma vitória por 3-2. Apesar da derrota, Portugal contou com a ajuda da Grécia, que venceu a Roménia e assim apurou Portugal.

Palavras de Mónica Jorge: “as jogadoras não podem deixar-se ‘adormecer’ – quer na parte física, quer na parte de treino. Era importante que treinassem todos os dias com aplicação nesses mesmos treinos, pois a segunda fase é sempre mais complicada” – Será que isto era um recado para o Gilberto Madaíl? É que se não era deveria ser, pois antes de pedir algo às jogadores deveria exigir a quem lhe paga que aposte finalmente no Futebol Feminino.

Parabéns pelo apuramento.

Selecção Nacional “A”
A selecção Nacional “A” Feminina vai realizar mais um estágio de preparação, a decorrer entre os dias 8 a 10 de Outubro no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior. Após ter convocado Kim Brandão, norte-americana com nacionalidade Portuguesa, no estágio anterior, desta feita Mónica Jorge convoca agora Sónia Curvelo, jogadora Canadiana, obviamente com nacionalidade Portuguesa e que joga no London Gryphons, equipa do Canadá que joga numa das mais importantes ligas Americanas. O 1º Dezembro continua a ser a equipa que mais jogadoras dá à selecção e uma vez mais U.A.C. Lagos tem duas jogadoras convocadas. Tudo estaria bem, não fosse este um clube de futsal!!!
Veja aqui a lista de convocadas.


Campeonato Nacional Feminino – I Divisão
Depois de uma interrupção demasiado longa, para quem tinha começado o campeonato, regressa amanhã a competição, com a realização da 3ª Jornada.

Jogos:
Odivelas – 1º Dezembro
Várzea – Boavista
Murtoense – Escola

1º Dezembro e Escola não terão muitas dificuldades em vencer os seus jogos e talvez até golear. Mais equilibrado será o Várzea – Boavista, ainda que com maior favoritismo das Panteras.

Também este Domingo tem inicio o campeonato da 2ª Divisão, dividido em 3 séries de 6 equipas.


Mundial da China 2007
Como todos saberão terminou mais uma edição do Mundial Feminino com vitória da Alemanha, que bateu recordes, ao ser a primeira selecção a revalidar o título e a primeira a não sofrer golos durante a competição. O segundo lugar foi para o Brasil, considerada pelos visitantes do site da FIFA como a equipa mais espectacular do torneio. O último lugar do pódio foi para os Estados Unidos, que assim continuam a terminar todos os Mundiais no pódio.

O torneio foi um sucesso a nível de assistências nos estádios e a nível de audiências televisivas, que certamente beneficiaram pelo espectáculo dado pelas jogadoras dentro do campo.

As surpresas:
Brasil:
A selecção Brasileira apresentou sempre bom futebol, muito ofensivo com muita qualidade técnica, mas também uma defesa mais forte do que era esperado. O ataque era muito forte com a Marta e com Cristiane, mas com as médios Formiga e essencialmente Adriana em grande destaque.

Coreia do Norte: A mais jovem selecção deste Mundial(a par com a Argentina), baseada na equipa Campeã Mundial de Sub 20, surpreendeu tudo e todos com o seu futebol rápido e muito prático. Não sendo uma equipa muito técnica, a verdade é que impressiona pela intensidade que colocou em jogo e com isso surpreendeu os Estados Unidos no jogo inicial e deixou pelo caminho a candidata Suécia logo na fase de grupos.

Noruega: Apesar de ter baqueado no jogo do 3º/4º lugar, a verdade é que a Noruega foi no meu ponto de vista uma das equipas que melhor futebol jogou. A equipa apresentou sempre futebol apoiado, Com uma defesa muito sólida, com duas centrais muito boas, com uma médio defensivo do melhor que há e com uma avançada que fez muitos golos. Faltou apenas Solveig Gulbrandsen em grande nível, que devido à condição física não esteve ao nível que seria de esperar.

Austrália: As Matildas foram talvez a grande surpresa do Mundial. Na fase de grupos empataram com a Noruega e com o Canadá, conseguindo o apuramento em detrimento do Canadá. Acabaram por cair nos quartos-de-final frente ao Brasil, mas saíram de cabeça levantada ao perderem por 3-2, recuperando de uma descantagem de 2-0 até 2-2, sucumbindo depois a um golo monumental de Cristiane.

As desilusões:
Estados Unidos:
É verdade que conseguiu o 3º lugar, mas a selecção foi sempre a desilusão. Apresentou sempre um futebol muito directo e sempre dependente da poderosa avançada Abby Wambach, talvez a única que realmente se evidenciou no Mundial.

Suécia: A então vice campeã Mundial partia como uma das candidatas, mas acabou eliminada logo na 1ª fase. Nunca foi capaz de impor o ser futebol e as suas estrelas passaram ao lado do Mundial, salvando-se apenas Lotta Schelin. Também Sjogran fez um bom Mundial, mas isto não chegou.

As melhores imagens do Mundial:
Os adeptos




A alegria



A desilusão



As mais curiosas



As 3 melhores:

A selecção fez uma visita a uma área protegida, onde habitam Pandas. Pois bem, a seleccionadora Hope Powell não deixou passar a “causa” dos Pandas e levou um peluche Panda para chamar atenção para o perigo que a espécie atravessa.


A jovem Simone Laudehr marcou o golo que terminou com a final e deu em definitivo o título à Alemanha. Como celebração resolveu presentear-nos com um pequenos streaptease.


Em plena meia-final Cristiane comemora a expulsão de Boxx(Estados Unidos). O caricato do lance é que foi Cristiane a fazer falta. Embora não seja a melhor das atitudes, a verdade é que a foto está 5 estrelas.

A minha equipa do Mundial:
Guarda-redes: Nadine Angerer(Alemanha)
Defesas: Stegemann(Alemanha), Anne Stangeland(Noruega), Ronning(Noruega), Bresonik(Alemanha),
Médios: Adriana(Brasil), Kelly Smith(Inglaterra), Garefrekes(Alemanha), Cristiane(Brasil),
Avançadas: Marta(Brasil) Prinz (Alemanha)

Suplentes: Bente Norby(Noruega), Ariane Hingst(Alemanha), Ingvild Stensland(Noruega), Simone Laudehr(Alemanha), Abby Wambach(Estados Unidos), Ragnhild Gulbrandsen(Noruega)

Treinadora: Sílvia Neid(Alemanha)

O melhor golo do Mundial(votação do site da Fifa)
A FIFA levou a cabo a eleição do melhor golo do torneio e o golo de Marta na meia-final frente aos Estados Unidos foi considerado o melhor. Existiram muitos e bons golos e alguns dos melhores nem apareceram a votação, mas sem dúvida que talvez este tenha sido mesmo o melhor.



Até para a semana.

Sem comentários: