domingo, outubro 07, 2007

Análise Atacante: Ligue 1 Orange

Teve, este Fim de Semana, lugar a 10ª Jornada da Ligue 1 Orange. Na frente, continua o surpreendente Nancy, vitorioso no Stade Louis II, diante do AS Mónaco. Le Mans e Rennes têm sido, igualmente, agradáveis surpresas neste início de Temporada.

Perante 9.851 Espectadores, no Principado do Mónaco, a «Sensação» do Campeonato, o Nancy, derrotou a Equipa da casa por 3-1! O Brasileiro Kim foi a figura do jogo, ao apontar 2 golos, apontando até ao momento 5 tentos na Prova, tantos quantos aqueles que havia conseguido nas 2 Épocas anteriores! Issiar Dia marcou o outro golo da formação orientada por Pablo Correa, enquanto Jan Koller apontou o tento de honra dos Monegascos, que já não vencem desde a 6ª Jornada...
O Le Mans prossegue a sua boa caminhada! Desta feita derrotaram o Nice, no Stade Omnisports Léon Bollee, por 2 golos sem resposta. Túlio de Melo e o Nipónico, Daisuke Matsui, apontaram os golos, mantendo a sua Equipa no 3º Lugar da Classificação, ao passo que o Nice desceu para 8º.

O Marselha continua a ser a grande desilusão da Prova, apesar de Eric Gerets ter assumido o «comando» da Equipa a meio da semana. Desta feita perdeu no Stade Geoffroy-Guichard, frente ao St Étienne, no último minuto da partida, com um grande golo apontado por Geoffrey Dernis! Depois da vitória a meio da semana em Liverpool, os Marselheses não resistiram aos «Verts», que realizaram uma grande exibição.
A outra desilusão chama-se Paris Saint Germain, que voltou a perder no Parc Des Princes. No regresso de Pauleta à titularidade, o Rennes venceu os Parisienses por 3-1. Jérôme Leroy colocou os «Rouges et Noirs» em vantagem, mas Ceará ainda empatou para o PSG. Amara Diané e Pierre Alan Frau tentavam desiquilibrar o jogo, mas foi o Rennes que chegou ao golo, pelo fantástico Jimmy Briand, sendo que, ainda antes do final do jogo, houve tempo para Sylvain Wiltord se estrear a marcar pelo seu novo clube, que ocupa um brilhante 5º lugar na prova.

Derby Nortenho entre o Lille e o Valenciennes. Os «Lillois» derrotaram sem contemplações os seus «Rivais» com 3 golos sem resposta! Patrick Kluivert apontou, de GP, o 1º golo dos «Comandados» de Claude Puel, que conseguiriam avolumar o marcador pelo Suiço, Stephan Lichtsteiner, e pelo Defesa, Nicolas Plestan. O Lille subiu ao 10º lugar da Ligue 1 Orange.
Depois da sua Eliminação da Taça UEFA, a outra Equipa Nortenha, o RC Lens concentra-se totalmente no Campeonato. Prova disso, foi o triunfo, indiscutível, face ao Auxerre, por 2-0 no Stade Félix Bollaert. Luigi Pieroni, de GP, colocou os «Sang et Or» em vantagem, enquanto que o Senegalês, Abdou Kader Mangane, apontaria o golo da tranquilidade. O Lens subiu 4 lugares na Classificação.

Depois da desilusão Europeia, o Lyon voltou às vitórias, no Parc Lescure, frente ao Bordéus! Karim Benzema apontou o seu 10º golo da Época, contribuindo para o sucesso dos «Gones» por 3-1. Anderson, ex-Benfica, apontou o seu 1º golo da Temporada.
Por fim, o Estraburgo venceu em Metz por 2-1. O destaque deste jogo vai inteirinho para o golo (mais um) de Wason Rentería, o Colombiano emprestado pelo FC Porto aos «Alsaciens». Eric Mouloungui colocou o Estrasburgo em vantagem, antes de Rentería a ampliar. Até final, houve ainda tempo para o Colombiano desperdiçar mais duas grandes chances, mas seria o Metz a reduzir a desvantagem por Julien François, num belo golo, que ainda assim não evitou que a sua Equipa mantenha a Lanterna Vermelha» da Ligue 1 Orange.

CLASSIFICAÇÃO

Sem comentários: