sexta-feira, outubro 05, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Zoran Filipovic




A referência estrangeira desta semana foi um dos mais potentes avançados que passou pelo nosso país. Falo-vos de Zoran Filipovic, avançado jugoslavo que se destacou em Portugal, nomeadamente no Benfica.

Filipovic destacou-se como goleador do Estrela Vermelha, marcando 93 golos durante dez épocas. Até hoje, o avançado é o jogador que mais golos marcou pelo clube de Belgrado nas competições europeias.

A sua primeira experiência fora da Europa foi na Bélgica, em 80/81, mudando-se na época seguinte para o Benfica. No clube da Luz, deixou claramente a sua marca, pois em três épocas marcou 42 golos. Veio a acabar a sua carreira no Boavista, aos 32 anos.

A partir daí, Filipovic dedicou-se à sua carreira de treinador. Já treinou diversos clubes em Portugal, como o Salgueiros, o Beira-Mar e o Boavista. Foi adjunto de Artur Jorge no Benfica, assumindo o cargo de técnico principal aquando da saída do treinador português.

A sua última experiência em Portugal, foi ao serviço do Vitória de Guimarães. Podemos dizer que foi um desastre. No comando dos vimaranenses, que haviam sido terceiros classificados na época anterior, não conseguiu impor a mesma mentalidade vencedora que havia sido imposta por Quinito. Assim, ainda antes do final da primeira volta abandonava a cidade de Guimarães.

Fez parte do staff técnico da Selecção da Juguslávia no Mundial de 98 e no Europeu de 2000 e a partir de 2004, já depois de ter orientado o Estrela Vermelha, voltou aos quadros da sua Federação, agora denominada de Sérvia e Montenegro.

Após a separação do Montenegro da Sérvia, Zoran Filipovic foi nomeado primeiro seleccionador daquele país.

Zoran Filipovic foi um dos grandes jogadores que passaram pelo nosso país. Avançado potente, elegante e inteligente, com um sentido de baliza como poucos e com um jogo aéreo absolutamente extraordinário.


Ficha Técnica:
Nome: Zoran Filipovic
Data de nascimento: 06/02/1953
Naturalidade: Titogrado
Nacionalidade: Montenegrina (ex-jugoslavo)
Posição: Avançado
Clubes que jogou: Estrela Vermelha, Bruges, Benfica, Boavista
Clubes que treinou: Boavista, Salgueiros, Beira-Mar, Benfica, Estrela Vermelha, Vitória de Guimarães
Internacionalizações: 13 (2 golos)

Palmarés como jogador:
Dois campeonatos da Jugoslávia
Uma Taça da Jugoslávia
Dois campeonatos portugueses
Uma Taça de Portugal

Sem comentários: