terça-feira, outubro 02, 2007

Estrelas Atacantes dos Pequenos


8º Capítulo: Bruno Silva “China” (Leixões)

Idade: 25 anos
Posição: Médio defensivo
Naturalidade: Matosinhos
Altura: 1,82m
Peso: 75 kg
Internacionalizações: Nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Leixões 1 – 1 Benfica (18-08-2007)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Carlos Brito
Títulos: Campeão da II Liga 06/07; Finalista da Taça de Portugal 01/02; Finalista da Supertaça 02/03.

Talvez este seja o jogador mais desconhecido que até agora entrou nesta rubrica. Mas, tem sido dos melhores na nossa liga até ao momento. Falo-vos de um homem que parece não saber o que é jogar mal: Bruno China

Este trinco do Leixões tem feito um campeonato fantástico, com grandes exibições, surpreendendo tudo e todos. Com uma qualidade de passe bastante boa, é uma autêntica “carraça” para os seus adversários, recuperando bastante jogo, sendo rápido na transição de bola e na análise de jogo. Talvez seja mesmo o melhor trinco até ao momento, pelo menos o que esteve em melhor forma, na presente temporada.

Tem 25 anos, uma atitude de lealdade e de raça, que está a entusiasmar os adeptos portugueses. Em Matosinhos, é mais conhecido que o “tomate” e estas qualidades já lhe são conhecidas há bastante tempo. Mas, nunca surgiu uma proposta mais forte, e as que existiram não valiam mais que a sua lealdade, por uma terra que o fez crescer, e por um clube que lhe está no coração.

Tudo começou na temporada 00/01, andava o Leixões pela II Divisão B, onde tinha um sonho de puder, um dia, regressar para os grandes do nosso futebol. Lá, se estreava Bruno, que cedo foi apelidado de China, pelas suas parecenças com o povo, que mexe cada vez mais com os sistemas financeiros dos países ocidentais, tal como médio mexe cada vez mais com os nervos dos seus adversários. Como jovem que era, poucos jogos realizou, mas as suas qualidades de “carraça” e bom distribuir de jogo, começavam a desenvolver-se cada vez mais.
A prova disso é os 13 jogos, que logo na época seguinte à sua estreia, realizou. Na altura, andava um tal de Carlos Carvalhal, que decidiu levar as gentes de Matosinhos, historicamente, à final da Taça. A “carraça” não jogou, mas teve o seu mérito.

Em 02/03, Bruno China tem mais um marco histórico ao serviço da equipa do coração: Subida à II Liga. E desta vez, o “chinês” foi dos jogadores mais preponderantes, com 30 jogos realizados. Estava a crescer o seu percurso no Leixões, a sua carreira no futebol.

Passou quatro temporadas na II Liga, ao serviço do seu Leixões. Deixou de ser tão preponderante, baixando para uma média de 18 jogos por época. A entrada de jogadores mais velhos e “famosos”, que tinham como objectivo a subida divisão, taparam os caminhos a Bruno China de uma grande época, de uma grande transferência.

Em 06/07 o sonho tornou-se realidade. O primeiro título do Leixões, com o Bruno China a realizar 24 jogos, sendo dos jogadores mais importantes da equipa. Mas mais que Campeão da II Liga, os matosinhenses tinham conseguido a subida divisão, que na longínqua época 00/01 era apenas uma miragem.
O salto de um clube do norte, o salto de um médio com muito valor, o salto de umas gentes com muito sofrera e nunca desistiram.

Este ano o Leixões tem demonstrado um futebol bastante agradável, com a liderança de Carlos Brito, mas melhor tem jogado Bruno China. Não existe um jogo, até ao momento, em que se abra a página de um jornal, após jogo da equipa, e aquele médio que poucos dão conta no meio-campo, não tenha uma grande nota. Este jovem tem valor, e muito. Vai ser com certeza, uma das maiores surpresas desta Liga. Digo mais: tem pinta de jogador de selecção...

Sem comentários: