quinta-feira, outubro 25, 2007

Estrelas Atacantes dos Pequenos


10º Capitulo: Tiago Gomes (Est. Amadora)
Idade: 23 anos
Posição: Médio Central
Naturalidade: Vila Franca de Xira
Altura: 1, 82m
Peso: 76kg
Internacionalizações: nenhuma
Estreia na 1ª Liga: Naval 2 – 0 Est. Amadora (27/08/2006)
Treinador que o lançou na 1ª Liga: Daúto Faquirá
Títulos: nenhum


Tem apelido de matador e nome de craque. Tiago Gomes é um dos maiores talentos a actuar no nosso futebol, e no seu primeiro ano de 1ª Liga surpreendeu tudo e todos.
Com um futebol bastante pensativo e técnico, é um lutador e ao mesmo tempo constrói o jogo de sua equipa, fazendo com que todo o futebol do E. Amadora passe por ele. È um jovem com muito para mostrar e uma maturidade que surpreende pela tenra idade e experiência.

Aos 19 anos estreou-se no futebol profissional, ao serviço do Estoril, na II Liga. Foi em 03/04, mas apenas realizou um jogo e foi no final da temporada dispensado, depois de uma excelente carreira ao serviço das selecções mais jovens e no próprio Estoril. Uma decisão que deixou um jovem talento incrivelmente à solta, e devido ao pouco nome que tinha ganho, acabou na II Divisão B.

Em 04/05 assina pelo Oriental, equipa que o ajudou e onde pôde demonstrar o seu valor. Teve uma época e meia de titularidade, sendo uma das principais peças da equipa. Ao longo deste tempo realizou 39 jogos, e marcou 9 golos, isto para um médio de transporte de jogo, comprovando todo o seu valor. Mas, deixou de ir às selecções jovens, um revés para um talento tão bom, que não merecia mais uma injustiça.

A meio da temporada 05/06, transfere-se para o Odivelas, onde se consegue impor rapidamente. Faz 17 jogos e contribui para uma segunda volta bastante boa do Odivelas. Todas estas prestações vão abrir as portas da II Liga. E como os clubes da I Liga passam por várias dificuldades económicas, também lhe abriram as portas e foram observar este talento de Vila Franca de Xira.

O Est. Amadora foi o clube que lhe ofereceu melhores condições para que Tiago Gomes desse o salto. Apesar de ser um clube completamente renovado e que teve bastante dificuldades no inicio da época, o médio começou por ser titular e nunca mais de lá saiu. Com bastante concorrência como Luís Loureiro ou Sérgio Marquês, jogadores mais velhos e conhecidos, só lhe deu ainda mais mérito para esta conquista, comprovada por Daúto Faquirá.
Surpreendeu muita gente, foi chamado aos sub-21 e fez 28 jogos na I Liga. Neste momento, é das peças mais importantes do xadrez de Daúto e clubes fortes do campeonato já o sondaram. Certamente, dará o salto e daí para a selecção nacional, pois é um médio que ainda tem bastante para progredir. Mas a carreira e o talento não mentem. Já não é um surpresa, mas sim uma certeza, daquele que é um dos melhores médio do nosso campeonato.

Sem comentários: