segunda-feira, outubro 01, 2007

Vitória SC 1-0 SC Braga

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 19 635 pessoas
Árbitro: Olegário Benquerença


Ficha de jogo

Vitória SC
Nilson, Andrézinho, Geromel, Sereno, Luciano, Flávio, João Alves, Fajardo, Desmarests, Alan (80') e Miljan (69')
Jogaram ainda: Ghilas (69'), Moreno (80') e Carlitos (89')
Treinador: Manuel Cajuda

SC Braga
Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Frechaut, César Peixoto, Madrid, João Pinto (64'), Vandinho (71'), Jorginho, Linz e Wender (71')
Jogaram ainda: Jailson (64'), Zé Manel (71') e Hussain (71')
Treinador: Jorge Costa


Marcador: Geromel (52')
Cartões amarelos: Alan (33'), Luciano (93'), Vandinho (28'), Madrid (52'), Jorginho (56') e César Peixoto (66')
Cartões vermelhos: Fajardo (76')
Grande jogo de futebol ontem à noite no D. Afonso Henriques. Principalmente por parte do Vitória que voltou a mostrar um nível exibicional e uma condição física assinalável.
Primeira parte de luxo dos homens de Manuel Cajuda que banalizaram a equipa de Braga com futebol rápido, pelo meio, pelos flancos, oportunidades de golo e uma grande segurança defensiva.
Nilson apenas foi incomodado uma vez em todo o primeiro tempo, por João Pinto, e daí em diante foi mero espectador da partida.
E que partida que teve tudo aquilo a que um derby tem direito.
Parte inicial da segunda metade com novo ascendente do Vitória a dar muito trabalho aos homens mais recuados da equipa de Jorge Costa e a mostrar todo o seu poderio e toda a sua superioridade mais uma vez em todos os aspectos.
Pouco depois dos 5' da segunda parte, explosão de alegria no D. Afonso Henriques. Geromel coloca a bola para lá da linha de golo da baliza do Braga e, polémicas à parte, põe justiça no marcador num jogo que só pecou pela escassez de golos.
A partir daqui, e ainda mais após a expulsão de Fajardo, o Braga tentou equilibrar o jogo e subir no terreno, criando algumas situações que causaram calafrios nas bancadas, mas nunca se conseguiu superiorizar ao seu rival.
Resumindo, foi um tremendo jogo de futebol por parte do Vitória, grande qualidade, grande segurança, grande atitude acima de tudo a marcar a terceira vitória consecutiva na BWinLiga e a confirmar o bom momento que atravessa. Justiça incontestável no resultado e mais uma dose de confiança adicionada a este grupo de verdadeiros lutadores.
Razão tem Cajuda ao dizer que esta equipa respira saúde. O terceiro lugar é um prémio que surge talvez cedo demais, mas poderá ser também um teste às reais capacidades desta equipa.


Melhor em campo
Desmarets #20
Endiabrado.

Grande jogo do francês. Técnica, velocidade e uma infinidade de lances ganhos marcaram uma exibição extremamente positiva, a confirmar o bom momento do jogador vimaranense que mais uma vez se apresentou em grande nível.

Arbitragem
Não é fácil dirigir um jogo destes em que as emoções estão sempre à flor da pele. Expulsou bem Fajardo mas não teve o mesmo critério com Zé Manel após entrada durissima sobre João Alves. O lance do golo é extremamente difícil de ajuizar. A bola entrar, entrou, se existiu falta, é discutível, mas apesar de toda a polémica, parece-me ter conseguido dirigir o encontro com a tranquilidade e eficácia possíveis.

Pontos positivos
- Exibição do Vitória. Excelente futebol praticado pelos vimaranenses e grande atitude, mais uma vez, destes homens a mostrar o bom momento que atravessam. Dá gosto ver jogar assim...
- Ambiente fenomenal aquele que se viveu ontem no D. Afonso Henriques. Apoio constante das quase 20 mil pessoas presentes e um jogo de futebol à altura. Assim sim.

Pontos negativos
- Fajardo. Expulsão que podia perfeitamente ter evitado, privando a equipa do seu contributo nos próximos dois jogos.

Sem comentários: