sexta-feira, outubro 05, 2007

Taça UEFA: UD Leiria 3 – Bayer Leverkusen 2

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Hora: 21:15
Árbitro: Costas Kapitanis (Chipre)


B. LEVERKUSEN
Adler, Castro, Friedrich, Hagui, Sarpei; Vidal, Rolfes, Barbarez, Kiessling, Barnetta e Papadopoulos

Suplentes: Fernandez, Faty, Sinkiewicz, Risse, Schwegler, Dum e Bulykin

Treinador: Michael Skibbe

U. LEIRIA
Fernando, Éder Gaúcho, Hugo Costa, Laranjeiro, Alhandra, Tiago, Toñito, Cadú, Maciel, João Paulo e Sougou

Suplentes: Alemão, Marco Soares, Jessui, Lukasiewicz, N’Gal, Paulo César e Zongo

Treinador: Paulo Duarte

Ao Intervalo: 2-1
Marcadores: Cadu (3’), Papadopoulos (10’), João Paulo (12’), Kiessling (87’) e Laranjeiro (94’)
Disciplina: Cartão Amarelo: UDL – Cadu (35’), João Paulo (42’), Toñito (66’), Marco Soares (67’) e Tiago (78’). B. Leverkusen – Haggui ( 44’), Schwegler (57’), Friedrich (77’) e Castro (90’).

VISÃO LEIRIENSE
Merecíamos ganhar este jogo e ganhámos. Merecíamos uma derrota menos dilatada na Alemanha, mas tal não foi possível. Infelizmente não foi possível passarmos o conjunto alemão, na segunda mão desta eliminatória, apesar de eu considerar que fomos claramente superiores aos germânicos.
No jogo no BayArena, viu-se que o Bayer relativizou a UDL o mais que pode, mas em campo, viram-se aflitos quando fizemos o golo da igualdade. Em Portugal, tornaram a fazer o mesmo, apesar de terem tido mais algumas cautelas. Infelizmente, a partida não foi transmitida pela televisão… lamento esse facto apenas por uma razão: vocês não puderam ver o ar aflito dos defesas, cada vez que a bola chegava ao Sougou ou ao João Paulo. Sem Paulo Duarte no banco (esteve escondido algures no Estádio… falei com ele à saída), eram Mário Artur (treinador-adjunto) e Rui Santos (preparador físico) a comandar as hostes, lado-a-lado com o presidente do clube.
Foi um jogo de nervos. Só precisávamos de marcar 2 golos e não sofrer nenhum. Difícil, mas não impossível. Começou de forma espectacular com um golo de Cadu da Silva, que tem o condão para nunca marcar golos, numa fantástica combinação com Toñito. Alegria pouco duradoura… Papadopoulos fez o 1-1. O avançado João Paulo fez o 2-1 que se manteve durante bastante tempo… a UDL esteve mais vezes perto do 3-1, do que o Bayer perto do 2-2… mas o pior aconteceu, e Kiesslig (que fez 2 dos 3 golos na Alemanha) empatou a partida. E Laranjeiro, segundos antes do apito final, permitiu aos adeptos leirienses gritarem GOLOOOO mais uma vez. Foi uma despedida com honra das competições europeias. Agora há que dar força ao Sporting de Braga!

Arbitragem: Sem me esforçar muito, consigo lembrar-me de meia-dúzia de nomes feios para lhe chamar, mas estamos num espaço público e respeito os nossos visitantes. O Bayer bem pode agradecer ao senhor do apito o facto de ter passado à fase de grupos. Ainda tenho cá para mim que no 1.º golo alemão, o jogador grego estava ligeiramente adiantado.

Pontos Positivos: Vencemos um jogo. E das competições europeias, contra o 2.º classificado da Liga Alemã.
A entrega dos jogadores… correram, jogaram, entregaram-se à luta e acreditavam que era possível. Estão de parabéns!

Pontos Negativos: Não passámos à fase de grupos.

Melhor em Campo: O melhor em campo foram todos… o capitão Laranjeiro, foi talvez, o menos bom. Em termos de destaque, não consigo enumerar um só jogador leiriense, porque o conjunto complementou-se lindamente.

Sem comentários: