quarta-feira, outubro 03, 2007

Dínamo Kiev 1-2 Sporting C.P.



Liga dos Campeões – Grupo F – 2ª jornada
estádio: Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia

Árbitro: Bertrand Layec (França)
Árbitros Assistentes: Eric Dansault e Christian Thoison.


Dínamo Kiev: Shovkovskiy; Vaschuk, Ghioane (Gusev, 55 m), Mikhalik, Gavrancic, El Kaddouri, Yussuf, Corrêa, Rincón, Milevskiy (Kleber, 57 m) e Shatskikh.

Treinador: Jozsef Szabo.
Suplentes não utilizados: Rybka, Fedorov, Rotan, Ninkovic e Markovic.
Disciplina: Cartão amarelo para Corrêa (54 m), Mikhalik (61 m) e Kleber (84 m).
Golo: Vaschuk (27 m).

Sporting: Stojkovic; Abel, Polga, Tonel, Ronny; Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic (Izmailov, 67 m), Romagnoli (Paredes, 77 m), Yannick Djaló (Gladstone, 90 m) e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Purovic, Farnerud e Celsinho.
Disciplina: Cartão amarelo para Polga (20 m) e Vukcevic (64 m).

Golo: Tonel (13 m) e Polga (38 m).

Finalmente a vitória que faltava! O Sporting conseguiu a sua primeira vitória fora na Liga dos Campeões, graças aos seus defesas centrais, que além de defenderem foram lá à frente mostrar como se faz!
O Dínamo de Kiev está claramente numa má fase, mas mesmo assim tem bons valores e criou muitas dificuldades aos comandados de Paulo Bento. O Sporting entrou bem no jogo e num canto marcou por Tonel. Quando pensava que íamos controlar e trocar a bola, veio à tona um Sporting tímido, sem experiência e com pouco estofo europeu. Foi com naturalidade que sofremos o empate.
Mesmo assim, a defesa do Dínamo continuava a dar brindes atrás de brindes e POLGA, digo bem, Polga, marcou ao fim de 1502 dias ao serviço dos Leões!
O Sporting teve mais uma ou outra oportunidade e o Dínamo também. Na segunda parte, os ucranianos entraram fortes e Polga e Stojkovic foram salvando os Leões. A comprová-lo está um mau atraso de Veloso, com Polga após vários metros de atraso a conseguir desarmar Kleber. Mesmo assim a bola ia para a baliza, valendo o sérvio Stojkovic.
A partir dos 65’ os ucranianos entraram em desespero e bombearam bolas para a área. Aí foi importante a entrada de Paredes e finalmente Veloso (até ali só tinha feito asneiras!).

Fora uma ou outra oportunidade esporádica, o jogo ficou mais controlado mas sem grande confiança, pois a bola quando rondava a área leonina era sempre um “ai Jesus!”. O Sporting sofreu porque não tem no ataque quem faça a diferença! Djaló isolado falhou o tranquilizador 1-3 e assim sofremos até ao fim.
No final valeu a vitória, histórica, num campo que tradicionalmente é difícil. O Sporting teve sorte: com o tempo (tão bom ou melhor que em Portugal), com o mau momento do Dínamo, mas soube aproveitar e isso é muito positivo.

Arbitragem: Globalmente bem.

Melhor em Campo: POLGA! Finalmente um golo e um jogo de sonho. Cortou tudo que havia para cortar, defendeu, distribuiu, atacou e organizou a equipa quando ela estava à deriva.

Sem comentários: