segunda-feira, outubro 08, 2007

Sporting 3-0 Vitória SC

Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 31 099 pessoas
Árbitro: Jorge Sousa

Ficha de Jogo
Sporting:
Stojkovic, Abel, Polga (76'), Tonel, Ronny (45'), Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic, Romagnoli, Djaló (45') e Liedson
Jogaram ainda: Izmailov (45'), Purovic (45') e Marian Had (76')
Treinador: Paulo Bento

Vitória Guimarães: Nilson, Andrézinho, Geromel, Sereno, Luciano, Flávio (70'), João Alves, Desmarets, Alan, Carlitos (64') e Ghilas
Jogaram ainda: Miljan (64') e Rabiola (70')
Treinador: Manuel Cajuda

Cartões amarelos: Izmailov (63'), Miguel Veloso (69'), João Moutinho (88') e Sereno (14')
Cartões vermelhos: Nada a assinalar

OPINIÃO SPORTINGUISTA, por Acosta11
Grande jogo de futebol! Finalmente assisti a um bom jogo na Liga Bwin! O Sporting encontrou muitas dificuldades frente ao bem organizado Guimarães.

Começo pela arbitragem, que esteve abaixo da qualidade do jogo. Jorge Sousa errou no lance do 1º golo. Isto porque há falta sobre Vukcevic, o árbitro nada assinala e depois é o Montenegrino que faz falta. Condicionado pelo não assinalar da 1ª falta, o árbitro deixa seguir e surge dali uma jogada ofensiva que origina o 1º golo. Também os auxiliares estiveram em mau plano. Na 1ª parte Liedson cabeceia para golo, a bola passa a rasar o poste, mas o árbitro auxiliar assinalou MAL, um inexistente fora-de-jogo. Sorte para o trio de arbitragem que a bola não entrou. Na segunda parte, outra vez Liedson e outro lance que tirou tinta ao poste, com o auxiliar a marcar outra vez fora-de-jogo. Por tudo isto, má actuação da equipa de arbitragem.

Quanto ao jogo, gostei do Vitória na 1ª parte, embora muito tenro a defender e pouco acutilante no ataque. Cajuda abdicou do ponta-de-lança, mas o Sporting entrou com receio. Na segunda parte, boa atitude dos Leões, com um grande golo de Izmailov, a mostrar classe.
O segundo do Russo é já uma imagem de marca, com uma bomba a furar as mãos de Nilson (mal batido, diga-se).
No 3º golo, destaco que o Sporting tinha 3 homens na área, que foram suficientes para bater a defesa vimaranense. Tonel mostrou a Liedson como se faz.

Melhor em Campo: Izmailov. Só jogou 45’? Pois, mas mexeu com o Sporting e de que maneira. Foi o abre latas de uma defesa que embora com falhas ia chegando para um ataque fraquinho do Sporting.

Negativo do Jogo: Liedson e Djaló. O «Levezinho» anda arredado dos golos, mas pior que isso, não cria oportunidades de golo…
Quanto a Djaló, já disse tudo. Não tem classe para jogar nos Leões.

Positivo do Jogo:Os 3 pontos, os 3 golos e o golaço de Izmailov.



OPINIÃO VIMARANENSE, por Cláudia Bragança
Parece rídiculo dizer que uma equipa que perdeu 3-0 foi superior durante grande parte do jogo. Mas a verdade é que foi isso que aconteceu ontem à noite no Alvalade XXI e Manuel Cajuda tinha todas as razões e mais algumas para acreditar que este ainda não seria o jogo em que perderia a invencibilidade que durava há já largos meses.
Apresentou uma equipa que com um futebol ao nível a que tem habituado os seus adeptos, muito ofensiva, com jogo de qualidade e com o objectivo sempre centrado na baliza do Sporting.
Resultado disso, foi um domínio total da primeira parte não deixando que Nilson fosse uma única vez incomodado de forma séria pelos Leões.

Na segunda parte, Izmailov entrou e resolvou o jogo. Chega ao golo aos 60' e isso parece ter atordoado os homens do Vitória. Ao minuto 69' com a ajuda do relvado (?!) volta a bater Nilson num remate de longa distância e a partir daqui o Vitória perdeu-se completamente dando ainda oportunidade de Tonel colocar o resultado final em 3-0, aos 85 minutos.
É no entando um resultado extremamente pesado para uma equipa que mostrou atitude e futebol suficientes para sair de Alvalade com algo mais do que isto. Não temeu um minuto que fosse o adversário e mostrou mais uma vez o excelente momento que atravessa.
A derrota engana os ansiosos para que o Vitória caia, porque com estes jogadores e com esta qualidade, ainda vão ter de nos suportar em grande nível por mais algum tempo.
É pena o campeonato parar agora, porque o jogo com o Leiria seria, digo eu, digno de registo.

Melhor em campo
Geromel #19
Um senhor jogador. Brilhante. O melhor central do campeonato português. Relembro para quem possa duvidar, perante tamanha qualidade, que (só) tem 22 anos.

Arbitragem
Errou no lance que deu origem ao primeiro golo do Sporting, não assinalando falta sobre o Flávio. A decisão acabou por influenciar o desenrolar da partida, não permitindo por isso considerar uma arbitragem positiva de Jorge Sousa.

Pontos Positivos
- O Vitória continuar a dar festival em qualquer campo onde entra. Assim sim, vale a pena ver e ganhar jogos, a trabalhar para isso e a trabalhar bem.
- Geromel. Com muita pena minha, não deve continuar por muito tempo por Guimarães. Puro talento e pura classe do jovem central vitoriano.

Pontos Negativos
- Perder 3-0 a jogar assim? Até parece piada.

Sem comentários: