terça-feira, outubro 02, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - Fim - Alemanha campeã Mundial



Chegou ao fim o Mundial Feminino, com a Alemanha de Silvia Neid a conquistar o troféu. Diga-se que a selecção Alemã é a primeira a revalidar o título mundial e a primeira selecção a fazer um Mundial sem sofrer golos.

Final
Alemanha 2 Brasil 0(veja aqui o vídeo do jogo)
Marcadoras: Birgit Prinz(52’) e Simone Laudehr(86’)
Assistência: 31 000

A Alemanha mostrou uma vez mais o porquê de ser a mais forte selecção Mundial. Certamente não é a mais atractiva das equipas, mas é um equipa muito eficaz e sempre acompanhada pela estrelinha da sorte. Neste jogo isso viu-se e de que maneira. O Brasil deu sempre a sensação de estar mais perto do golo, rematando mesmo uma bola ao poste e obrigando várias vezes a guarda-redes Nadine Angerer a defesas apertadas, mas do outro lado estava a eficácia de Birgit Prinz, que no primeiro lance que teve liberdade fez o 1-0. A selecção Canarinha podia ter empatado aos 62’, mas Marta, a estrela da companhia permitiu a defesa a Angerer. Diga-se que a grande penalidade foi muito duvidosa. O Brasil rematou novamente ao ferro, enquanto a Alemanha criava perigo nas bolas paradas. Foi precisamente num canto que aos 86’ a jovem Simone Laudehr fez o 2-0 que garantiu em definitivo o título à Alemanha.
A Alemanha é um justo vencedor, pois revelou-se sempre uma equipa muito matreira e eficaz, que termina o Mundial sem sofrer um golo.

Melhor em campo: Nadine Angerer(Alemanha)

3º/4º Lugar
Noruega 1 Estados Unidos 4
(veja aqui o vídeo do jogo)
Marcadoras: 0-1 por Wmabach(30’), 0-2 por Wambach(46’), 0-3 por Chalupny(58’), 0-4 por O Reilly(59’), 1-4 por R. Gulbrandsen(63’)
Assistência: 32 068

Apesar de terem desiludido neste Mundial, os Estados Unidos continuam na história com esta vitória, ao terminarem todos os Mundiais entre os três primeiros lugares. O jogo foi totalmente dominado pela equipa de Greg Ryan, que voltou a contar com a poderosa Abby Wambach como abre-latas e como impulsionadora da vitória. A avançada foi claramente a melhor jogadora Norte-Americana neste mundial. A equipa Norueguesa estava tão desnorteada que permitiu que os Estados Unidos marcassem dois golos no espaço de 1 minuto. O tento de honra apareceu pela 3ª melhor marcadora do Mundial, Ragnhild Gulbrandsen, que fez aqui o seu último jogo pela selecção Escandinava. Destaque para a estreia de Aly Wagner nesta edição do Mundial e para algumas criticas das Norueguesas à preocupação do seu treinador apenas com a vertente física.

Melhor em Campo: Lori Chalupny(Estados Unidos)

Troféus:

Melhor jogadora(Adidas Golden Ball)
1º Marta(Brasil)
2º Birgit Prinz(Alemanha)
3º Cristiane(Brasil)


Melhor Marcadora(Adidas Golden Shoe)
1º - Marta(Brasil) – 7 golos
2º Abby Wambach(Estados Unidos) – 6 golos
3º Ragnhild Gulbrandsen(Noriega) – 6 golos

Melhor Guarda-Redes:
Nadine Angerer(Alemanha)


Prémio Fair play
Noruega

Equipa mais espectacular(eleita pelos visitantes do site da FIFA):
1º Brasil – 42/12%
2º Alemanha – 17.94%
3º Estados Unidos – 16.23 %

A Fifa divulgou também já a equipa All Star deste Mundial:
Guarda-redes: Nadine Angerer(Alemanha) e Bente Nordby(Noruega)

Defesas: Jie Li(China), Kerstin Stegemann(Alemanha), Ariane Hingst(Alemanha), Ane Stangeland(Noruega),

Médios: Daniela(Brasil), Formiga(Brasil), Kelly Smith(Inglaterra), Renate Lingor(Alemanha), Ingvild Stensland(Noruega), Kristine Lilly(Estados Unidos),

Avançadas: Lisa de Vanna(Austrália), Marta(Brasil), Birgit Prinz(Alemanha) e Cristiane(Brasil)

Na próxima edição da rubrica Futebol Feminino(Sábado, dia 6) não perca a análise ao Mundial, melhor imagens, o meu onze do Mundial e o golo deste China 2007, entre outras coisas.

Sem comentários: