sexta-feira, outubro 26, 2007

Taça UEFA - Fase de grupos


E eis que se jogou a primeira jornada dos grupos da UEFA. A única equipa portuguesa em prova, o Sp. Braga, teve um inicio prometedor, ao ir empatar a Inglaterra frente ao Bolton Wanderers a um golo. Um jogo pouco emotivo e algo lento. Notou-se um Sp. Braga disposto a arrancar um empate fora de casa jogando o quanto baste para tal.Tudo corria bem até que aos 67 minutos El-Hadji Diouf pos os ingleses em vantagem. A partir daí os arsenalistas acordaram e foram recompensados a 3 minutos do fim por Jailson, empatando.


Ainda no mesmo Grupo F o Bayern Munique ganhou em Belgrado frente ao Estrela Vermelha, por 3-2. Um grande jogo em que os bávaros estiveram a perder por duas vezes, e deram a volta nos últimos 5 minutos. De fora ficou o Aris Salónica, que já deve ter tido uma percepção da boa qualidade do grupo onde está inserido.


No geral da primeira jornada realce para o grupo B que em dois jogos se marcaram 9 golos, e para os jogos do Atlético Madrid que empatou a 3 bolas em Moscovo, com dois golos de Aguero, que se está a tornar um caso serio na finalização, a fazer esquecer de todo El Niño Torres.
Surpreendente também a derrota do Tottenham Hotspurs em casa frente aos espanhois do Getafe, que aliado ao 18º lugar na Premiership não augura nada de bom esta época para os Londrinos.
Não se pode deixar de referir a má época do famigerado Sparta Praga, que não só não consegue acompanhar o Slávia no campeonato como perdeu em casa contra os suiços do FC Zurique.
Último realce desta jornada para o empate dos gregos do Panionios em Helsingborgs a uma bola. Panionios que começa a ser um clube rotinado nesta Taça UEFA, onde tem aparecido sempre nestes últimos anos.


Grupo A

Zenith e AZ em São Petersburgo, ex-Leninegrado, abriram as hostilidades na prova visto que foi o primeiro jogo a ter inicio entre todos os 16 que compunham esta jornada. No final registou-se um empate a um golo. Pelos holandeses marcou Ari Ferreira que acabou por ser expulso ainda na primeira parte.
No outro jogo o Everton recebeu e venceu o Larissa da Grécia, por 3-1, e só precisou de 14 minutos para começar a vencer, golo de Tim Cahill.
De fora ficaram os alemães do Nuremberga.



Grupo B

Grandes jogos ontem neste grupo. O Panathinaikos de Peseiro despachou os fracos escoceses do Aberdeen com 3-0 e em Moscovo, Lokomotiv e Atl. Madrid davam espectáculo empatando a três golos. Se Aguero marcou dois pelos madrilenos, Odemingwie pelos russos não se ficou atrás e em 3 minutos marcou dois golos. Começou melhor o Atlético que esteve a ganhar por 1-0 e 2-1, e em 3 minutos se viu a perder por 3-2, aos 61 e 64 minutos. Aguero empatou a 5 minutos do fim.
De fora ficou o não menos forte FC Copenhaga, por isso prevê-se que este seja um dos grupos mais espectaculares, se não o mais.



Grupo C

Estranha coincidência neste grupo, onde todos empataram a um golo. O jogo grande era o VillarealFiorentina, e os italianos puseram-se em vantagem no inicio da segunda parte pelo veterano Christian Vieri. O empate surgiu já em fase de desespero aos 87 minutos por Capdevilla. Na Suécia Elfsborg e AEK Athenas não fizeram diferente empatando pelo mesmo resultado.
De fora ficaram os checos do Mladá Boleslav.



Grupo D

O Hamburgo deslocou-se à cidade de uma das surpresas desportivas desta época. Em Bergen mora o novo Campeão Norueguês que este fim de semana pôde festejar o titulo embora perdendo o jogo mas beneficiando do resultado dos seus adversários directos. O SK Brann Bergen é a duas jornadas do fim o campeão Norueguês de 2007.
Jogo morno apesar do frio nórdico, e que levou o Hamburgo a demorar uma hora e dois minutos para selar o resultado de 1-0 por intermédio de Vincent Company.
No outro jogo duelo de vizinhos com os suiços do Basileia a baterem em casa os franceses do Rennes, também por 1-0.
De fora ficou o Dinamo Zagreb.



Grupo E

Neste grupo pelo contrário mora uma das desilusões europeias desta época. O Sparta Praga, que a nível interno está em 4º lugar a 8 pontos do lider Slávia Praga e já com 3 derrotas em apenas 10 jogos, duas delas em casa. Receberam o FC Zurique e perderam por 1-2, num jogo em que estiveram em vantagem. O estranho é que no final vieram reclamar uma epidemia viral antes do proprio jogo, sendo que 5 titulares não jogaram tendo ido para o hospital com tonturas e dores de estômago. Outros 7 jogadores tiveram os mesmos sintomas mas não tão fortes. Estranha historia esta.
No outro jogo o Bayer Leverkusen bateu os franceses do Toulouse com golo solitário de... Kiessling, pois claro.
De fora ficou o Spartak Moscovo.



Grupo G

Mora neste grupo a maior surpresa da ronda. O estreante Getafe foi vencer a Londres o Spurs. Como é possível que uma equipa como o Tottenham esteja, internamente, em zona de despromoção, apenas com 7 pontos e com 5 derrotas em 10 jogos? Este jogo até começou bem para os ingleses que aos 19 minutos marcaram por Jermain Defoe, mas depressa a desilusão chegou, já que em apenas dois minutos a igualdade foi reposta por Gutierrez. Na segunda parte Braulio arrumaria a questão aos 70 minutos, fazendo o 1-2.
Durante o jogo ouviram-se canticos de apoio dos fans para o recém despedido Martin-Jol que já sabia que qualquer que fosse o resultado estaria despedido.
Segundo consta Juande Ramos do Sevilha já terá assinado contrato com os ingleses para substituir o holandês.
No outro jogo do grupo o RSC Anderlecht venceu fácilmente os israelitas do Hapoel Tel Aviv por 2 golos sem resposta, com um golo em cada parte.
De fora ficou o Aab Aalborg, que eliminou a Sampdória.



Grupo H

Outra das surpresas da noite com o Panionios a empatar na Suécia, em Helsingborgs ( Curiosidade da jornada foi que dois clubes gregos empataram na Suécia a 1 golo). Começaram melhor os gregos que marcaram nos descontos da primeira parte e sofreram o empate aos 87minutos por... (este toda a gente acerta no nome...)isso mesmo, Henrik Larsson.
No outro jogo o Bordéus recebeu e deu a volta ao jogo frente aos turcos do Galatasaray. Ao intervalo venciam os visitantes com golo de Nonda mas no final o resultado foi de 2-1 a favor dos franceses.
De fora ficou o Austria Viena.


.

Sem comentários: