quinta-feira, outubro 11, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Beto Acosta


A referência estrangeira desta semana foi um jogador que ficará para sempre no coração dos adeptos sportinguistas, pois foi um dos obreiros do título conquistado em 2000, depois de 18 anos de jejum. Falo-vos de Beto Acosta, conhecido em Alvalade por “El Matador”.

Acosta deu os seus primeiros passos no Union Santa Fé. Marcou 15 golos, em duas épocas. Mudou-se depois para o San Lorenzo, onde a sua veia goleadora chamou a atenção do Toulouse. Em França, tem a sua primeira experiência fora da Argentina, sem muito sucesso.

Acosta regressa à Argentina e ao San Lorenzo, onde só no Torneio de Abertura de 92 consegue se destacar, conseguindo um passaporte para o Boca Juniores. No clube de Maradona, ficou apenas uma época, ingressando depois no Universidade Católica do Chile.

Por terras chilenas, marcou 43 golos em duas épocas, transferindo-se para Yokohama Marinos, do Japão, para voltar depois ao clube chileno em 1997. Regressa novamente ao San Lorenzo, onde desperta atenção do Sporting.

Chega a Lisboa, na época de transferências de Dezembro, na temporada de 98/99. Numa das piores épocas de sempre do Sporting, em que os Leões terminaram no quarto lugar, Acosta apenas marcou três golos.

No entanto, o início do novo milénio seria mágico para o Sporting e para Acosta. Dezoito anos depois o Sporting voltaria a ser campeão nacional e Acosta foi um dos jogadores mais importante na conquista do título, marcando 22 golos. Na época seguinte, as expectativas em torno dos leões eram muitas. Com o ingresso de João Pinto e com o regresso de Sá Pinto, esperava-se muito mais deste Sporting, que cedo ficou arredado do título. Acosta, mesmo assim, esteve em bom plano, marcando 14 golos.

Voltou para o seu país, para o clube que sempre o recebeu, o San Lorenzo, dando por terminada a sua carreira em 2003.

Acosta foi um dos melhores avançados que passou pelo nosso país, com um sentido de baliza impressionante. Será certamente recordado para sempre para os lados de Alvalade.


Ficha Técnica:
Nome: Alberto Frederico Acosta
Data de nascimento: 23/08/1966
Naturalidade: Aerocena
Nacionalidade: Argentina
Posição: Avançado
Clubes que jogou: Union Santa Fé, San Lorenzo, Toulouse, Boca Juniores, Universidade Católica do Chile, Yokohama Marinos, Sporting
Internacionalizações: 19 (2 golos)

Palmarés como jogador:
Um campeonato português
Uma Supertaça de Portugal
Uma Taça Interamericana
Uma Taça Mercosul
Uma Taça sul-americana
Um Torneio de Abertura (Chile)
Melhor marcador do Torneio de Abertura, em 92
Melhor marcador do Campeonato Chileno em 94

Sem comentários: