sábado, outubro 20, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº36


Jogadoras do AD Torrejón despem-se para conseguir patrocínio
No passado dia 24 de Setembro, as jogadoras do modesto Torrejón, na altura líder do campeonato Espanhol(actualmente está no 5º lugar a 4 pontos do líder) despiram-se para a revista “Interviú” como forma de protesto pela falta de apoios e para chamar a atenção de interessados em patrocinar a equipa.

Declarações de Saray Garcia, jovem de 23 anos e capitã da equipa:
“Nós é que somos fantásticas, não Henry, Messi, Eto’o ou Ronaldinho. Viajamos de carro, ficamos em hotéis modestos, e só conseguimos treinar à noite, com frio ou chuva, mas estou feliz por jogar aqui, onde somos todas “

Apesar desta iniciativa, a verdade é que até ao momento a equipa do AD Torrejón continua sem patrocinador e as suas jogadoras continuam a receber os 150 euros mensais.

Esta não é uma iniciativa nova, mas ultimamente tem aparecido com mais frequência. Também em Espanha, em Janeiro de 2007, a equipa de Futsal do Encofra Navalcarnero resolveu despir-se como forma de protesto pela falta de atenção dada à equipa que domina o futsal Espanhol.

A primeira equipa a optar por esta estratégia foram as “Matildas”. A selecção feminina da Austrália em 1999 resolveu despir-se para um calendário, de forma a conseguir angariar fundos e publicidade para o futebol feminino. A medida foi muito criticada, mas a verdade é que foi um sucesso.

Veja aqui todas as fotos do calendário das “Matildas”.

Esta situação não é exclusiva do futebol, pois jogadoras de outras modalidades já optaram por esta forma de protesto e publicidade um pouco por todo o mundo.

Será que a moda vai pegar em Portugal? Até porque aqui a maioria das jogadoras nem dinheiro recebe.

Selecção Feminina
A seleccionadora Mónica Jorge convocou 18 jogadoras para o jogo na Dinamarca, a contar para a fase de apuramento do Europeu de 2009, a realizar na Finlândia. O 1º Dezembro continua a ser a equipa que mais jogadoras fornece à selecção. Nada mais nada menos que 9 jogadoras. Destaque para o Lagos(equipa de Futsal) que continua a dar duas jogadoras à selecção. Desculpem lá, mas isto continua a parecer-me muito estranho. E que tal convocarmos o Ricardinho para a selecção A de futebol de 11? Não faz grande sentido, pois não?
Também fornecem 2 jogadoras o Escola, IR(Islândia). Várzea, Flaköpings(Suécia), Prainsa Zaragoza(Espanha) dão uma jogadora.
Confira aqui a lista.


Campeonato Nacional Feminino – I Divisão
4ª Jornada

Boavista – Murtoense 1-0
1º Dezembro – Várzea 4-2
Odivelas – Escola 1-3

A 4ª Jornada não trouxe surpresas. As equipas favoritas, com maior ou menor dificuldade acabaram por vencer. A equipa do 1º Dezembro continua assim 100% vitoriosa e no lado oposto o Odivelas continua com 100% de derrotas. Na próxima jornada Escola e Boavista, grandes candidatas ao 2º lugar defrontam-se naquele que é o jogo da jornada.

Próxima Jornada(5ª) – 21/10/07
Escola – Boavista
Murtoense - 1º Dezembro
Várzea - Odivelas

Taça de Portugal - 1ª Eliminatória
Realizou-se na passada quinta-feira o sorteio da 1ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina, ainda sem as equipas da divisão maior do nosso futebol. Os jogos vão realizar-se dia 4 de Novembro e são os seguintes:

Zona “A”
Avintes - Sequiade
Marco - Vinhós
Pico Regalados - Casa do Povo Martim

Zona “B”
Feirense - Oliveirense
Relâmpago Nogueirense - S. João Ver
Albergaria - Incansáveis Atletismo

Zona “C”
Escola Tomar - Beira Mar-Almada
Ponte Frielas - Ferreirense

Isento: Cadima


Uefa Women’s Cup – Fase de Grupos
Já terminou a fase de grupos e com algumas surpresas.

Grupo B1:
Apurados: Arsenal(Inglaterra) e Bardolino Verona(Itália)
Eliminados: Alma(Cazaquistão) e Neulengbach(Áustria)

Grupo B2:
Apurados: Umea(Suécia) e Rossiyanka(Rússia)
Eliminados: Clujana(Roménia) e Universitet Vitebsk(Biélorússia)

Grupo B3:
Apurados: Frankfurt(Alemanha) e Wazemaal(Bélgica)
Eliminados: Everton(Inglaterra) e Valur(Islândia)

Grupo B4:
Apurados: Brondby(Dinamarca) e Lyon(França)
Eliminados: Kolbotn(Noruega) e Sparta(R. Checa)

As eliminações de Everton e Kolbotn são as grandes surpresas. Se no caso do Kolbotn já se esperava um grupo algo equilibrado com a presença de um Lyon em claro cresimento, no caso do Everton é uma surpresa enorme. A equipa Inglesa foi eliminada em detrimento do Wazemaal da Bélgica, equipa que na 1ª fase de grupos eliminou o campeão Português, 1º Dezembro. O apuramento da equipa Belga foi conseguido na última com um surpreendente empate frente ao Frankfurt. Surpreendente foi também o empate na última jornada entre o Arsenal e o Bardolino. Este resultado não deixou o treinador das detentoras do troféu nada satisfeito.

Quartos-de-final(14/15 e 21/22 de Novembro)
Lyon – Arsenal
Wazemaal – Umea
Rossiyanka – Frankfurt
Bardolino - Brondby


Suécia: Com o final da época a bater à porta, vão começando os rumores.
- O Umea Sodra e o Kristianstads já garantiram a subida de divisão e nesse sentido procuram reforçar a equipa. O Umas Sodra tentou o regresso de Anna Sjostrom, que terminou a carreira depois de várias épocas no rival Umea IK. A internacional Sueca não fechou a porta a um eventual regresso ao clube em que foi formada. O Kristianstads está muito perto de garantir a guarda-redes Maria Edman(Kopparbergs/Göteborg).
- Umea: A equipa do Norte da Suécia procura manter Marta nas suas fileiras, mas a verdade é que a jogadora é muito pretendida. O dono dos LA Galaxy já terá oferecido a Marta um contracto de 8 a 10 anos para jogar na futura Liga Profissional Americana de Futebol Feminno. Ainda assim não está colocada de lado a hipótese de Marta continuar.
- Malmö: O treinador da equipa afirmou que 40 jogadoras se ofereceram ao clube após o Mundial e entre elas estão as Brasileiras Cristiane e Daniela.
- Kopparbergs/Göteborg: A equipa mudou de treinado. O ex- avançado do Benfica Martin Pringle já não é o treinador do clube. A equipa está perto de contratar a guarda-redes Norte Americana Hope Solo, uma das melhores do mundo. A confirmar-se será um regresso à equipa. A maior dor de cabeça do clube está na renovação da sua estrela Lotta Schelin que termina contracto no final da época. A avançada é pretendida por muitos clubes, mas já disse que não decide o seu futuro sem saber os objectivos do Göteborg para a próxima época.
- Djurgarden: A guarda-redes Norueguesa Bente Nordby anunciou que no final da época vai regressar à Noruega. Grande baixa na equipa de Estocolmo.

Noruega: A jogadora do Umea Ik (Suécia) Lisa Klaveness anunciou aos 26 anos a sua retirada da selecção, isto depois de ter jogado pouco no Mundial e de não ter sido convocada para os jogos de apuramento para o Europeu. Klaveness disse que o seleccionador lhe tinha dito que não entrava nos planos dele.

Até para a semana.

Sem comentários: