domingo, fevereiro 25, 2007

Académica 0-2 Boavista



Local: Coimbra

Estádio: Cidade de Coimbra

Assistência: 3000

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)



E depois de cinco empates, o Boavista consegue obter a vitória perseguiu. Segunda vitória fora de casa, das cinco que tem no campeonato, vincado numa exibição segura, colorida e com alguma sorte. Manuel Machado preferiu atirar as culpas para árbitro do que admitir os seus erros, numa Académica perfeitamente dominada.

Esta semana, não fossem os impedimentos de Nuno Pinto e Lucas a equipa seria a mesma da semana passada. Marquinho finalmente obteve a sua titularidade, e para o lado esquerdo jogou Cissé, enquanto Hélder Rosário jogou no centro defensiva. De resto, a equipa foi a mesma actuando num 4x1x2x3, com Kazmierczak e Essamé a fazerem uma grande exibição no meio-campo, quer a defender, quer atacar. O camaronês parecia o número 10 que tem faltado, e o polaco parecia um segundo ponta-de-lança ao lado de Roland Linz.



Pacheco prometeu uma equipa atacante e no Cidade de Coimbra foi o que se viu. O Boavista entrou com tudo e a forte mobilidade de Grzelak e Hugo Monteiro, quase deram em golo aos 2’, quando o jovem português rematou para grande defesa de Pedro Roma. A seguir foi a vez de Kazmierczak tentar a sua sorte em dois remates, mas não teve pontaria afinada.



A Académica tentava sacudir a pressão, mas o Boavista fazia o que queria. Mesmo assim, William quase complicou aos 20’, quando se atrapalha numa bola com Gyano. Parecia que a Académica podia aproveitar este nervosismo, mas nada disso. Foi o Boavista que marcou, com Grzelak a aproveitar uma falha de Paulo Sérgio que ficou a reclamar falta, partiu para a baliza, remate cruzado e fez o primeiro.
A partida entrou no seu pior período, com o Boavista a desacelerar no ritmo de jogo e deixar a Académica mandar, mas a equipa da casa não conseguia criar perigo. Por isso, perto do intervalo Roberto Brum deu o seu lugar a Pitbull, mas foi o Boavista que marcou o segundo. Recuperação de Essamé, passe para Kazmierczak que entrou na área e fez o 2-0 final.


Na segunda parte, Pavlovic cedeu lugar a Vinha, lesionado SOZINHO, e não como diz Manuel Machado. A Académica entrou completamente diferente e o Boavista quase se deixava surpreender. Primeiro veio a rajada Pitbull. O brasileiro manda uma bola à barra, e pouco depois consegue ultrapassar William, mas Rosário salva em cima da linha.

Depois veio Dame N´Doye, com dois remates perigosíssimos, com William a estar em grande. Depois a pior de todas: Alvarez, que tinha entrado para o lugar do trinco Alexandre falhou o golo a meio metro da baliza, e na recarga Gyano mandou contra o corpo de William, que salvava a sua equipa. Tudo isto em 20 minutos avassaladores, com o Boavista a ter sorte e William para se proteger.

O Boavista conseguiu equilibrar, mas nem chegava perto da área dos “estudantes”. Grzelak, Linz e Monteiro foram saindo para gerir o esforço para a Taça de Portugal, e o Boavista estava a controlar tudo, mas a precaução e a confiança podiam ter estragado a festa.

Antes de acabar a partida, Filipe Teixeira mandou uma bola ao poste, mas já pouco havia a fazer.



Vitória justa do Boavista, pois foi a equipa que melhor jogou e que controlou a partida, mas naqueles 20 minutos podia ter até perdido o encontro. A Académica esteve bastante mal, e a má actuação de João Ferreira não explica tudo. A equipa da Académica foi também, em alguns lances, beneficiada.



Melhor em campo: Essamé
Depois de uma série de encontros em que até metia nojo vê-lo jogar, o camaronês fez uma exibição fantástica a todos os níveis. Atacar esteve fantástico, com a assistência para o segundo golo e sempre a desequilibrar na defensiva académica. Na defesa esteve ainda melhor, conseguiu anular Pavlovic e Teixeira muito bem, além de ter recuperado imensas bolas e feito passes fantásticos…o puto vai longe, mas tem de se esforçar.





Árbitro:



Má actuação do senhor de Setúbal. João Ferreira errou para todos os lados. Mesmo assim, não teve influência no resultado. Grzelak não faz falta sobre Paulo Sérgio no primeiro golo e Cissé não comete penalty no lance em que a bola vai ao peito e não ao braço.

De resto faltou um cartão para Cissé e o segundo amarelo Roberto Brum por uma entrada muito feia sobre Linz.

De resto, Pavlovic lesionou-se sozinho, por isso não se percebe bem os protestos de Manuel Machado… ressabiados.



Pontos Positivos


William – ora numa semana é bom, na outra é mau. William dá para todo, e hoje foi responsável pela vitória axadrezada na segunda parte



Kazmierczak e Grzelak - têm mesmo de ser contratados no final da temporada, porque são eles que dão virtuosismo ao Boavista



Pacheco – toma lá Mourinho que já almoças-te…até soube a Pato…



Pontos Negativos



Machado – más decisões, equipa demasiado defensiva e queixinhas dos árbitros e falta de respeito



Ambiente – pouca gente num estádio tão grande



Alexandre - do pior que já vi no campeonato… é muito mau jogador

Sem comentários: