sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Ricky




Alguns anos atrás passou pelo futebol português um nigeriano de nome Richard Owubokiri. Provavelmente este nome não vos diz nada: no entanto, se eu vos disser que este jogador tinha o apelido de Ricky, provavelmente já vos diz alguma coisa. Este jogador foi dos maiores goleadores que passaram pelo futebol português.



A história futebolística deste jogador, como é óbvio, começa no seu país, ao serviço do Sharks, clube onde se formou como futebolista. Assinou o seu primeiro contrato como profissional aos 17 anos. Em 1981, mudou-se para o ACB onde começou a ganhar alguma notoriedade, levando-o, consequentemente, à estreia na selecção nigeriana, na desastrosa campanha dos Super-Águias na Taça das Nações Africanas de 1982.



As suas prestações chamaram a atenção do campeonato brasileiro, e em 1983, já com 22 anos, mudou-se para terras de Vera Cruz, para jogar no América. Na época seguinte, transferiu-se para o vitória, onde continuou a mostrar os dotes de goleador que lhe eram inatos.



Na época de 86/87, realizou um sonho antigo de jogar na Europa. Foi para o campeonato francês jogar no Laval. A época correu-lhe de certa forma bem – marcou 10 golos – que na época seguinte transferiu-se para o Metz. A primeira época na região da Lorena até lhe correu bem. Foi regularmente utilizado. Todavia, o seu segundo ano … foi para esquecer. Entre lesões e opções tácticas, apenas jogou um jogo.



Após essa época desastrosa, surgiu uma oportunidade que podia relançar a carreira de Ricky, no Benfica. Lá chegou a Portugal em 1988, com 27 anos. Embora tivesse sido campeão pelos encarnados, isso é inegável, só jogou apenas 4 partidas. Portanto, na época seguinte mudou-se da Luz para a Reboleira, de modo a representar o Estrela da Amadora. Fez duas excelentes épocas, marcou 28 golos, mostrando os dotes de goleador que já havia mostrado no passado, e ajudou o clube da Amadora a vencer o troféu mais importante da sua história, a Taça de Portugal. Em 1990/1991, os 15 golos que marcou não foram suficientes para evitar a descida do Estrela.



As épocas que realizou na Amadora não deixaram indiferente Valentim Loureiro, que o levou para a cidade invicta para o Boavista. Foi nos axadrezados que o nigeriano fez as suas melhores épocas em Portugal, fazendo uma grande dupla com Marlon Brandão. No primeiro ano com a camisola de xadrez venceu mais uma Taça de Portugal e foi o melhor marcador do campeonato com 30 golos. Em 92/93, no penúltimo jogo da época, vi-o ao vivo primeira vez. Num jogo histórico para os verde-rubros, que se apuraram pela primeira vez para a Taça Uefa, Ricky foi um dos protagonistas ao apontar dois golos, sendo que um deles foi num fora-de-jogo, claríssimo, de quilómetros (Jasus, e se foi). Outro foi num golo de belo efeito marcado de fora da área, com poucas hipóteses para Everton, o então líder da baliza maritimista. Felizmente, o Marítimo, que esteve a perder por 1-2, acabou por virar o resultado para 3-2 e, como referi, conseguir o apuramento histórico para a Taça Uefa.



A sua última temporada no Boavista acabou por ser algo conturbada, uma vez que o nigeriano se envolveu numa série de problemas com Manuel José, o então treinador do Boavista. A saída do Bessa foi quase inevitável, e Ricky voltou à capital portuguesa, desta feita a fim de representar o Belenenses. A idade, 33 anos, não permitia ao jogador muita progressão e a época no clube da Cruz de Cristo não foi certamente para recordar.



Acabou por acabar a carreira algures pela Arábia Saudita, ao serviço do Al-Hilal Riyadh, sem antes passar Al-Arabi Doha, do Qatar, o que lhe permitiu encher a conta bancária para regressar ao Brasil e formar uma academia por terras canarinhas que ele ainda dirige.



Ricky foi um jogador que se fartou de marcar golos. Porém, ao que parece, marcava muitos golos mas falhava o dobro. Era um jogador bastante trapalhão que, ao mesmo tempo que fintava habilidosamente um guarda-redes, muitas atrapalhava-se e caía sozinho, sem que viva alma lhe tocasse.



Ficha Técnica:



Nome: Richard Daddy Owubokiri

Data de nascimento: 16/07/1961

Naturalidade: Port Harcourt

Nacionalidade: Nigeriana

Posição: Avançado

Clubes que representou: Sharks, ACB, América, Vitórica, Laval, Metz, Benfica, Estrela da Amadora, Boavista, Belenenses, Al-Arabi Doha e Al-Hilal Riyadh



Palmarés:


Um campeonato português

Duas Taças de Portugal

Sem comentários: