domingo, fevereiro 11, 2007

Varzim 2 x Benfica 1

-
ESTÁDIO. Varzim SC, na Póvoa de Varzim

ESPECTADORES. 9000

TEMPO. Chuva

RELVADO. Bom estado

ÁRBITRO. Olegário Benquerença (Leiria)


-
Diamantino disse-o durante a semana (como se fosse uma promessa) e cumpriu.
O Varzim conseguiu contrariar o favoritismo dos encarnados... muito por culpa da forma como subestimaram o valor de um colectivo varzinista que materializou em triunfo uma exibição de luxo.


E falo de colectivo porque a sensação com que fiquei ao longo de todo o encontro é que não houve defesa, meio-campo e ataque. HOUVE EQUIPA! Lembro-me perfeitamente de ter visto um Pedrinho a jogar fora da sua posição e a sair-se lindamente. Vi o Nuno Ribeiro (qual carraça em cima de Nelson) a redimir a exibição infeliz frente ao Rio Ave. Vi na experiência do Alexandre cruzar-se com a juventude do Pedro Santos... ambos foram a muralha de segurança que impediu Nuno Gomes e os seus pares de tomarem vantagem na dianteira.

Vi o Tito igual a si mesmo... o miúdo que é a prova viva da 'ALMA E RAÇA, ORGULHO E VIDA', segundo reza o nosso hino. Não esquecer a veterania do lutador Emanuel que só descansava quando a bola estava em nosso poder. E o Nuno Rocha que fez aquele centro bem medido para a cabeça do Mendonça que arrumou a questão. E o Marco Cláudio (que bem regressado seja)... foi o cérebro de jogo que faltou à turma varzinista durante a sua curta aventura por terras chinesas.


-
Mendonça 'folego de gato'


-
E O MENDONÇA? FOI SEM DÚVIDA O MELHOR EM CAMPO!
O homem com folego de gato... deu água pela barba a Nelson e acabou mesmo por ser a 'besta negra' do lateral benfiquista.
-

Photobucket - Video and Image Hosting

-

No lance do primeiro golo, o avançado angolano desenvencilha-se do meio campo encarnado e corre até à linha para centrar. Na tentativa de enviar para canto, Nelson desvia a bola para a baliza encarnada, enganando Quim. E estava feito o 1-0.
Foi a resposta a um Benfica que sempre que se aproximava da baliza alvi-negra, fazia-o com perigo. Exemplo disso eram os centros de Rui Costa e de Nelson (quais mísseis teleguiados) a pedirem um toquezinho lá para dentro.
Aí entrou Ricardo! Dos jogos do campeonato não restariam dúvidas quanto à sua qualidade... mas no jogo da Taça as certezas consolidaram-se. Fez defesas fenomenais e, com grandes nomes do futebol nacional de seta apontada às suas redes, foi de uma calma impressionante!... mesmo nas situações de maior aperto (por exemplo, um lance em que a bola quase entrou após defesa difícil de Ricardo, com Pedrinho depois a afastar o esférico da linha de golo).
-
Até o Denilson...
-
É verdade... até o #9 conseguiu uma exibição bastante positiva. É inegável que no campeonato tem estado uns furos abaixo daquilo que seria de esperar, mas frente ao Benfica cumpriu com as suas funções de ponta de lança torrou os neurónios a Luisão.
Não marcou, é certo... mas esteve sempre lá. E muitas vezes o vimos também a compensar a defesa.
Foi um polivalente e bem jeito deu.


Para a história do encontro ficam ainda os contributos de Tiago Lopes, Neto e Yazalde... estes dois últimos entraram para que a festa não lhes passasse ao lado.
Um prémio merecido que Diamantino deu aos rapazes.
Ficam para a história de mais uma grande página que o Varzim escreveu no futebol nacional. Passa aos quartos de final da Taça. E já lá vão 22 anos que o Benfica não ganha na Póvoa.


-
-
+PONTOS POSITIVOS+
-
Equipa. Aquilo que o Varzim foi ao longo de 90 minutos. Os rapazes uniram-se cheios de garra contra o favoritismo do Benfica. E levaram a melhor.
Cantera. Historicamente, o Varzim é e sempre será um clube de formação de novos talentos. Ricardo, Nuno Ribeiro, Pedro Santos, Alexandre, Tito, Emanuel, Pedrinho, Tiago Lopes, Yazalde e Neto são exemplos de sucesso. Pisaram o relvado na noite de sonho do Varzim frente ao Todo Poderoso SLB. Entram para a história de ouro do clube poveiro.
Diamantino Miranda. Um benfiquista que teve de orientar a sua equipa contra o clube do coração. Prometeu contrariar o favoritismo da turma da Luz... e conseguiu.
À pinha. Há muito que não se via o Estádio do Varzim com tanta gente. Maioritariamente benfiquistas, é certo. Mas a festa foi sem dúvida, A FESTA DO FUTEBOL!
-
-PONTOS NEGATIVOS-
-
Passeio? O Benfica julgou que vinha à Póvoa a passeio. A dada altura do encontro subestimou o adversário... pagou caro.
-
-
ARBITRAGEM. Olegário Benquerença teria passado despercebido à crítica se em certas situações tivesse feito verdadeiramente aquilo para que foi nomeado. Arbitrar um jogo de bola implica decisões difíceis como, por exemplo, expulsar jogadores mesmo que vistam a camisola dos 'grandes'.
Infelizmente, a complacência do árbitro permitiu que Beto e Luisão ficassem a mais no terreno de jogo.
-

Sem comentários: