sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Taça UEFA - 2ª mão dos 16 Avos de Final


Ficaram, ontem, concluidos os 16 Avos de final da Taça UEFA, e de boa memória para os portugueses. As duas equipas lusas seguiram em frente e ambas ganharam os seus jogos, ajudando o ranking directamente e indirectamente, uma vez que o país mais próximo de nós, a Roménia, perdeu os dois encontros em que tinha representantes, e inclusivamente deixou de os ter.



O fecho da eliminatória começou na Holanda as 17:45 GMT, onde o AZ trazia um empate a 3 golos da Turquia. Esteve a perder por 2 e empatou a 10 minutos do fim conseguindo assim o pauramento. Mais um ano europeu de desilusão para a boa equipa do Fenerbahçe.



Quinze minutos depois, foi a vez dos franceses do Nancy receberem os ucranianos do Shaktyor, tambem eles com um empate em terra alheia, mas foi insuficiente porque Fernandinho marcou aos 70 minutos para os visitantes o unico golo da partida.



Ao mesmo tempo em Inglaterra começava o Blackburn Rovers - Bayer Leverkusen, com os ingleses a terem de marcar pelo menos um sem sofrer, mas o jogo acabou como começou, empate sem golos.



Mais 15 minutos e era a vez da primeira equipa portuguesa entrar em acção. Da Luz o Benfica levava apenas um golo de vantagem que depressa foi anulado, mas a diferença das equipas era evidente e o melhor Benfica ganhou ao melhor Dinamo.



A seguir foi a vez do Maccabi Haifa receber os russos do CSKA, num jogo em que quem marcasse ganhava a eliminatória. A vitória sorriu aos israelitas que assim foram a surpresa da ronda.



A ronda continuaria com os espanhois do Osasuna, Sevilha, Celta e Espanhol a receberem e vencerem os seus adversários, Bordéus, Steaua Bucareste, Spartak Moscovo e Livorno e a seguirem todos eles em frente.



Das Ilhas Britânicas, o Glasgow Rangers tinha de anular a desvantagem que trazia de Israel por 1-2 e não fez por menos goleando o Hapoel Tel Aviv em 4-0.



No outro jogo o Newcastle United "cumpria" calendario, uma vez que trazia um confortavel 3-1 da Belgica. Ainda assim o Zulte-Waregen deu mais luta embora perdendo apenas por um golo.


Em Itália jogava irreconhecível equipa do Parma contra o "nosso" Sp. Braga. Italianos que precisavam apenas de anular a desvantagem de um golo. O árbitro bem ajudou marcando faltas que só ele via, com direito a cartão, de tal maneira que Frechaut levou dois e os arsenalistas jogaram 15 minutos com menos um. Foi quase como tónico porque numa excelente jogada pela direita a dois minutos do fim os minhotos repetiram o resultado da primeira volta.



Duas eram as equipas gregas que tinham de anular desvantagens, ambas pela mesma margem de dois golos, e ambas contra equipas francesas. Nenhuma delas o conseguiu, tendo o Panathinaikos empatado a zero com o Lens e o AEK Athenas perdido por igual resultado da primeira mão com o Paris SG.


Um dos embates mais fortes da jornada era o Ajax - Werder Bremen, embora os alemães trouxessem uma vantagem muito confortável de três golos. O Ajax não se intimidou e marcou cedo, mas cedo chegou o empate pelo português Hugo Almeida que de seguida falhou 3 oportunidades sozinho frente ao guarda-redes. O Ajax marcou por tres vezes e humilhou os alemães que tiveram no seu numero 1 o salvador da eliminatória.



Para a proxima ronda teremos então:



Sp. Braga - Tottenham Hotspurs: Aqui acho que não haverá grandes duvidas sobre o vencedor da eliminatória, até porque o Tottenham está em crescendo, e ao Sp. Braga não é esperado muito mais.



Paris SG - Benfica: O Benfica tem a vantagem de jogar as duas mãos em casa, por assim dizer, aliado ao facto dos franceses lutarem para não descer. Penso que acaba por ser uma eliminatória acessível.



Celta Vigo - Werder Bremen: Um Celta em lugares de descida mas que na UEFA se tem safado muito bem, contra um Werder Bremen em queda livre em que cada derrota é uma goleada. É talvez o jogo mais renhido dos Oitavos final. Mesmo assim aposto nos espanhois para os Quartos final.



Lens - Bayer Leverkusen: Equipas de paises vizinhos e de resultado incógnito, uma vez que ambas são muito parecidas. Pelo campeonato que os franceses estão a fazer aposto neles.



Sevilha - Shaktyor Donetsk: Os campeões vão de novo ao leste. Desta vez uma equipa que tem sempre prometido muito no inicio das competições europeias, um bom conjunto de jogadores, e no entanto, inexplicavelmente, nunca chegam muito longe. Considero uma eliminatória facil para os espanhóis.



Glasgow Rangers - Osasuna: Os escocêses recuperaram bem no segundo jogo dos 16 avos, e os espanhois foram a prolongamento. É uma eliminatória imprevisivel, mas aposto na rotina europeia dos britânicos.



Maccabi Haifa - Espanhol: A equipa surpressa deste ano da Taça UEFA, deve desta feita ficar pelo caminho, até porque o segundo jogo será em Espanha, e um resultado menos bom ou minimo em casa é facilmente ultrapassado pelo Espanhol.



Newcastle United - AZ 67 Alkmaar: Talvez o melhor jogo dos Oitavos final, o Newcastle em crescendo recebe o AZ que começa a ser um hábito chegar longe nesta Taça, anos e anos seguidos. Mais um jogo de tripla, a segunda mão na Holanda depois de um resultado favoravel na Ilha pode ser a safa, senão a minha aposta é nos ingleses.



Que acham os leitores?

Sem comentários: