terça-feira, fevereiro 20, 2007

Tribunal Atacante


Olá pessoal!



Cá estou eu para vos falar dos casos da jornada, no dia do Entrudo...

Poderia ser um má altura, mas até correu bem, visto que a jornada foi rica em ursos, palhaços e cinderelas...



Centra e chuta...



Na sexta-feira o Porto recebeu a Naval na abertura da jornada. Foi um jogo tranquilo para o árbitro algarvio Nuno Almeida que passou praticamente sem erros por um jogo que lhe poderia ser muito prejudicial. Destaco dois lances:



- Aos 47', Lisandro marca o terceiro golo portista. O lance visto no estádio, deixou muitas dúvidas (estava no enfiamento da jogada e à minha volta as opiniões dos portistas presentes dividiam-se) mas ao ver o lance na televisão reconheço ser um lance rápido mas creio que o jogador portista está pelo menos em linha com o penúltimo defensor contrário no momento do passe de Helder Postiga.



- Aos 75' Fucile cai na área contrária numa disputa com Mário Sérgio. Na minha opinião, o árbitro decidiu bem. Este lance faz-me lembrar o lance do Helder Postiga com José Fonte da última jornada. M. Sérgio efectivamente põe as mãos no braço de Fucile mas é Fucile que primeiramente afasta M. Sérgio com o braço esquerdo. A marcar alguma coisa, marcava falta a Fucile por afastar o seu adversário.



No dia seguinte, o Sporting deslocou-se à capital do móvel, num jogo que foi rápido e por conseguinte mais difícil de dirigir. Pedro Proença fez um trabalho aceitável, com um critério bastante largo. Destaco aqui também dois lances:



- Aos 38' Djaló centra na direita e a bola vai embater no braço de Antunes. Na minha opinião haveria lugar à marcação de grande penalidade, porque com o contacto, o jogador pacense tirou vantagem, visto que a bola assim não foi centrada para a sua área.
Analisando o lance por outro lado, eu acho (e o árbitro também achou) que o Antunes não teve intenção mas, como eu não sou psicólogo ( e o sr. Pedro Proença é gestor financeiro de profissão...), a intenção não poderia ser mais uma vez comprovada.

Aceita-se que o árbitro não considerou intencional mas quanto a mim, porque o jogador tirou vantagem do lance, haveria lugar à marcação do respectivo castigo máximo.



- Aos 78' Tonel atinge a face de Antunes. Expulsão perdoada a Tonel. Porquê? Porque o Tonel atinge deliberadamente a cara de Antunes. Mais uma vez o uso ilegal dos braços a ser "prato do dia". Quanto à intensidade do contacto, isso é irrelevante, visto que os árbitros ainda não usam medidores de intensidade para decidir se é falta ou não. E para quem acha que foi sem intenção, hão-de me explicar qual foi o movimento "natural" de disputa de bola que levou àquele contacto de mão/face...



No Domingo continuou a jornada e o Estrela da Amadora recebeu o aflito Beira-Mar. Rui Costa foi o árbitro e analiso, neste jogo, o caso mais decisivo:



- Aos 7' Jones isola-se no centro do terreno e é ceifado por Diakité. O árbitro não tem dúvidas e expulsa o defesa aveirense. Na minha opinião foi uma boa decisão tendo em conta do local onde foi cometida a falta. É certo que haviam defensores ao lado, mas Jones já estava a chegar à grande área numa zona frontal e só mesmo a equipa do Beira-Mar poderia afirmar que não seria uma jogada de golo eminente.



Mais tarde, o Nacional recebeu o Benfica na pérola do Atlântico. Um jogo que foi marcado pelo génio de Miccoli. Deste jogo destaco um lance, embora pudesse destacar mais umas entradas perigosas de parte a parte que o árbitro Bruno Paixão deixou passar com uma certa ligeireza (uma entrada de Ávalos ao calcanhar de Simão, se não estou em erro, merecia na minha opinião um cartão de outra cor...).




- Aos 71' Miccoli escapa-se no meio-campo e corre até à baliza e bate Diego. No início de jogada existe um contacto entre Miccoli e Patacas que na minha opinião devia ser sancionada. Há um contacto com o braço de Miccoli que afasta Patacas da jogada. É um contacto de difícil análise mas acho que é responsável por o jogador do Nacional ficar fora da jogada. E sendo assim ficou uma falta por assinalar.



Ficou-me por aqui. Foi uma jornada animada que acabou por ter boas arbitragens (muito boas não...) mas, como é Carnaval, ninguém leva a mal...
Agora termino com uma triste notícia para todos os fãs do Tribunal Atacante. Estarei para fora (Canadá) até dia 5 de Março e com isso perderei dois fins-de-semana.

O Tribunal estará em pausa até lá mas espero poder mandar notícias de lá...

Até lá pessoal e lembrem-se: se eles podem apitar, nós também podemos rir...

Sem comentários: