domingo, fevereiro 18, 2007

Aves 1-1 Marítimo



Local: Vila das Aves

Estádio: Estádio do Clube Desportivo das Aves

Árbitro: Paulo Costa (A.F. Porto)



Quis o calendário que na 18ª jornada o Marítimo se deslocasse ao reduto do lanterna vermelha da Liga Bwin, o Desportivo das Aves.

Em relação ao último jogo, Ulisses Morais retirou o lateral-direito Zé Gomes, fazendo recuar para o lugar deste Filipe Oliveira, sendo que Darl Douglas, um dos reforços de Inverno dos verde-rubros, estreou-se a titular, na ala direita do ataque. Outro facto a sublinhar é a ausência de madeirenses na convocatória maritimista, algo do qual eu não me recordo de acontecer recentemente. Pelo lado da equipa do Aves, equipa mais defensiva da Liga, o Prof. Neca não pôde contar com Nené e Filipe Anunciação, baixas de última hora.




Eram 15 horas quando Paulo Costa deu ordem para que se iniciasse a partida. Por aquilo que parece o Marítimo entrou mais agressivo no jogo e mais ambicioso. O Aves, por sua vez, como é seu costume, jogava em contra-ataque puro. Era um jogo incaracterístico, com muita luta e sem nenhum fio condutor. Até que numa bela jogada efectuada pelo lado direito do ataque verde-rubro, Filipe Oliveira cruza e Diogo Valente aparece de rompante e inaugura o marcador,acordando adeptos e comentadores que assistiam ao jogo.



O golo marcado incentivou os madeirenses e desnorteou os avenses. Logo a seguir ao golo, Mbesuma falha escandalosamente o segundo golo, apesar de Nuno, guarda-redes do Aves, ter tido mérito no lance.

O Aves lá se encontrou e aos poucos chegava à baliza maritimista, mas sem criar muito perigo. Mesmo em cima do intervalo, porém, num lance fortuito para os avenses e de puro azar para os maritimistas, os locais chegam ao empate através de um corte defeituoso de Filipe Oliveira que traiu Marcos.



Chegava-se ao intervalo com um empate, que só castigava as duas equipas pelo mau futebol e a, consequente, falta de espectáculo.



Na segunda-parte mais do mesmo. O Marítimo parecia mais esclarecido, como na primeira parte, mas o Aves continuava a jogar em contra-ataque. E as meias oportunidades que houveram na etapa complementar do jogo pertenceram aos pupilos de Neca. Uma delas foi proporcionada por Gregory e por Marcos que se ao se atrapalharem quase permitiam que Octávio chega-se ao golo.

Até ao fim do jogo, Ulisses Morais ainda adiantou a sua equipa no terreno, com as saídas de Diogo Valente e Alex para as entradas de Lipatin e Wénio, respectivamente, de modo a tentar mudar o rumo do jogo e chegar à vitória. No entanto, essa estratégia só fez com que o Aves aproveitasse ainda mais o contra-ataque e cria-se algum perigo para a baliza de Marcos.



Melhor jogador do Marítimo:


O jogador cedido pelo F.C.Porto tem demonstrado que está motivado com a camisola verde-rubra. Marcou o seu primeiro golo ao serviço dos madeirenses e, aos 72 minutos, fez um excelente desarme a Leandro dentro da sua área, impedindo que o avense se isolasse.



Arbitragem:



Aparentemente regular. Reclamou-se uma grande penalidade na área maritimista aos 72 minutos, mas, segundo a comunicação social, Paulo Costa ajuizou bem o lance.



Positivo do jogo:



• o golo de Diogo Valente e a entrega deste extremo

• a ambição verde-rubra na primeira metade da primeira parte



Negativo do jogo:



• o mau espectáculo

• o pouco público

• a estratégia do Prof. Neca, que não privilegia, em nada, o espectáculo

• as opções de Ulisses Morais ,nomeadamente o facto de colocar Filipe Oliveira a lateral-direito em vez do mais experiente Zé Gomes

• o auto-golo de Filipe Oliveira

• a trapalhada na defesa maritimista

• a falta de madeirenses nos convocados verde-rubros



Conclusão:



No domingo que antecedeu a terça-feira de Carnaval, Aves e Marítimo repartiram pontos, naquele que foi um mau espectáculo de futebol. Este foi o terceiro jogo entre Desportivo das Aves e Marítimo na Vila das Aves e, para não variar, o resultado voltou a ser 1-1.

Com este resultado, muito fruto da estratégia de Ulisses Morais, o Marítimo continua a atrasar-se na luta por um lugar na Uefa. Por outro lado, o Aves é cada vez mais lanterna vermelha, o que não admira pois é a equipa mais defensiva da Liga, muito devido a um treinador fraco, que não tem categoria para treinar um clube da Liga Bwin.

Costuma-se dizer que é Carnaval e ninguém leva a mal. Contudo, com jogos de futebol com tão fraca qualidade, nós, adeptos, só podemos levar a mal.

Sem comentários: