domingo, fevereiro 18, 2007

P. Ferreira 1 - 1 Sporting CP



Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira

Assistência: Cerca de 4000 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)




PAÇOS DE FERREIRA
– Peçanha; Mangualde, Luís Carlos, Paulo Sousa e Antunes; Geraldo, Elias, Fahel e Ricardinho (Cristiano, 59m); João Paulo e Edson (Leanderson, 89m).



Treinador: José Mota

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Peçanha (64m).


Golo: Cristiano (71m)




SPORTING
– Ricardo; Caneira (Romagnoli, 81m), Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso, Nani, João Moutinho e Yannick Djaló (Carlos Martins, 67m); Liedson e Bueno (Alecsandro, 67m).



Treinador: Paulo Bento

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Bueno (64m) e Tonel (90m).

Golo: Liedson (51m)



Encontraram-se duas equipas invencíveis, uma em casa - o Paços de Ferreira que não perde no seu estádio à mais de um ano , e outra fora – o Sporting que esta época ainda não conheceu o sabor da derrota fora de “casa”. Como tal, as expectativas eram muitas em torno de um jogo que seria um autêntico “braço de ferro”... Qual das duas equipas iria quebrar a parede da invencibilidade? Ou então o resultado mais provável diante das circunstâncias... um empate? Estas foram as perguntas, que certamente, muitas pessoas tal como eu fizeram para si mesmas... e no fim de tudo, quem pensou mais na primeira hipótese errou… a mais “evidente” iria estar correcta.



O jogo na primeira parte foi intenso, o Sporting entrou como costuma entrar nas segundas partes, e a partir dos 15´ o meio-campo em losango pegou no jogo e os remates começaram a aparecer. Miguel Veloso dava segurança, Nani e Moutinho estavam nos vértices, e com Djaló mais à frente tentavam solicitar Bueno e Liedson nas linhas, cabendo aos avançados fazerem as diagonais em direcção à baliza do Paços de Ferreira. Perante as transições rápidas e os passes bem medidos para as laterais, os castores pouco criavam pânico aos defesas leoninos. Aliás, as jogadas da turma de José Mota morriam no sector intermediário. Com o 4x3x3, havia menos um homem ao meio e por isso era difícil passar pelos jovens de Alvalade. Excepção feita para o único lance de relativo perigo, quando Edson apareceu bem dentro da área e rematou para o céu. Assim sendo, o jogo decorria mediante a velocidade introduzida pelos homens de Paulo Bento. Bueno e Nani num bom remate podiam ter feito balançar as redes pacences, mas Peçanha demonstrou grande segurança aos vários remates dos verdes e brancos.



A segunda parte começou praticamente com um golo dos leões, através de um passe espantoso de Miguel Veloso, Liedson apareceu na esquerda, fez mais uma diagonal e chutou para o fundo das redes pacenses. O Sporting a partir daqui, controlava calmamente a vantagem, algo raro nos jogadores leoninos, que costumam ficar nervosos, muitas vezes, quando se encontram a vencer. E a meio da segunda parte o guarda-redes pacense foi bombardeado por três “tiros”, primeiro de Moutinho, depois Bueno e, finalmente, Yannick Djaló, mas Peçanha manteve-se firme entre os postes e, de forma incrível, inviabilizou o tento aos “leões”. Após a entrada de Cristiano por Ricardinho, e numa altura que nada indicava que o Paços chegasse ao golo, eis que aos 71´ Cristiano, conseguiu ultrapassar Caneira e efectuar um remate fortíssimo, sem dar hipóteses de defesa a Ricardo. O jogo estava partido e muito vivo, a bola andava de baliza a baliza. A 10’ do final da partida, Paulo Bento tirou Caneira colocando em campo um jogador mais ofensivo, Romagnoli. O Sporting tentou o tudo por tudo, lutando ao máximo para repor a justiça no marcador. Liedson ainda rematou ao poste, aos 87´mas a sorte estava do lado do Paços.



E assim, com este empate o Sporting voltou a perder pontos para o primeiro classificado, ficando agora a 5.



Melhor jogador:




Esteve sempre muito seguro nas suas acções defensivas e graças aos seus bons reflexos impediu que o Sporting conquistasse os 3 pontos.




Arbitragem:



Esteve razoável no aspecto técnico, com o senão de duas “mãos” na bola de jogadores do Paços, uma no ataque e outra dentro da sua área, embora esta última, com o jogador pacense a pouca distância do centro de Nani. A equipa da casa também reclamou um penalty por suposta mão de Veloso na bola, é certo que o jovem arriscou-se e muito ao movimentar os braços para cima, mas pelas repetições não me pareceu que chegasse a tocar na bola… No aspecto disciplinar, a arbitragem procurou "deixar" jogar, com uma falta ou outra por assinalar, sem gravidade, daí os poucos amarelos e um total de faltas inferior à média habitual, num jogo muito disputado por ambas as equipas.




Aspectos Positivos:



  • A boa entrada do Sporting na partida – rápido e com vontade de resolver cedo o jogo;
  • O jogo, que foi quase sempre muito intenso, vivo;
  • Liedson, que voltou a marcar e parece estar novamente em boa forma.




Aspectos Negativos:



  • Fraca assistência;
  • O empate, injusto... O Sporting jogou bem, rematou, criou várias oportunidades de golo e empatou... mas o fubebol é mesmo assim, só contam os que "entram"!

Sem comentários: