quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Benfica 1-0 Dínamo Bucareste



Estádio: Estádio da Luz

Espectadores: 35.197

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)



Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Anderson e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa, Simão e Nuno Gomes.

Treinador: Fernando Santos.
Jogaram ainda: Miccoli e Derlei



Dín. Bucareste: Lobont, Blay, Moti, Radu e Pulhac, Cristea, Margaritescu, Munteanu e Balace, Danciulescu e Niculescu.

Treinador: Mircea Rednic.
Jogaram ainda: Zé Kalanga, Ropotan e Serban.




O Benfica acabou por vencer o Dín. Bucareste, naquela que foi a pior exibição dos encarnados na Luz. Um golo de Miccoli aos 89 minutos resolveu a questão. Agora, basta segurar o resultado na Roménia, onde o Dinamo não perde desde Julho....



O Benfica não jogou bem, e o resultado acaba por ser mais favorável que a exibição encarnada. A priemira parte foi sonolenta, jogada a um ritmo muito lento, bastante favorável aos forasteiros, que não competem desde o início de Dezembro. O Benfica entrou no seu esquema habitual, com Karagounis e Katsouranis no onze, e Simão ao lado de Nuno Gomes. O certo é que á imagem do jogo da Póvoa, o Benfica pouca velocidade imprimiu e com os jogadores do centro do terreno a jogarem muito proximos, não existiu dinâmica de jogo. Os primeiros minutos até pertenceram ao Benfica, que criou algumas situações de relativo perígo, mas Lobont esteve sempre a altura, antecipando-se aos jogadres encarnados. A grande oportunidade da primeira parte, surge para o Benfica. Rui costa conduziu o contra-ataque e deu para Simão, que centrou para Nuno Gomes efectuar um bom remate, que teve uma não menos boa defesa de Lobont. O Benfica tentava chegar á baliza do Dínamo, mas precisava de mais velocidade, pois notava-se que quando o Benfica imprimia mais ritmo ao jogo, os atletas do Dínamo não conseguiam acompanhar. A toada de jogo até final do primeiro tempo foi sempre a mesma, com o Dínamo a jogar na expectativa, e o Benfica a tentar construir jogadas de perígo, que levassem a desfeitiar Lobont. Já perto do final do primeiro tempo, Luisão, subiu até ao meio campo do Dínamo e cruzou para Nuno Gomes, mas o remate do avançado benfiquista foi a fígura de Lobont.



Para a segunda parte, Fernando santos trouxe o italiano Miccoli e deixou nos balnearios o amarelado Petit, que diga-se, também não teve muito que fazer, pois os romenos, pouco ou nada fizeram no primeiro tempo. A equipa passou a jogar em 4x3x3, com Simão, Miccoli e Nuno Gomes na frente de ataque. Assim o Benfica alterou um pouco o estilo de jogar, passou a ser ligeiramente mais rápido, mas continuavam a não ser criadas muitas oportunidades de golo. O Dínamo, começou a chegar mais perto da área de Quim e a rematar com relativo perígo. O treinador dos romenos, tentou, como tinha dito, não sofrer golos, e aos 65 minutos, retirou o lateral direito Pulhac, fazendo entrar Zé Kalanga para a mesma posição. A defesa dos forasteiros ficava mais reforçada, pois os centrais estavam a fazer uma excelente exibição, principalmente Radu.



Mas poucos minutos depois, o Benfica podería ter chegado ao golo. Moti, cometeu falta sobre Simão, já perto da entrada da área, e na marcação do lívre, o capitão atirou a bola com estrondo á trave de Lobont, e na recarga, Miccoli permitiu que o guarda-redes romeno tirasse a bola de cima da linha de golo. Foi a grande oportunidade de golo do Benfica neste segundo tempo, e a que de certa forma acordou os encarnados, que começaram a empurrar a equipa do Dínamo para perto da sua área. Fernando santos percebeu que Nuno Gomes tinha estourado e fez entrar Derlei, mas o ninja não esteve muito bem, tendo tido apenas uma oportunidade de golo, já perto do fim da partida, mas o cabeceamento saiu ao lado. Entretanto minutos antes, uma situação cúriosa. Zé Kalanga, que tinha entrado ao minuto 65, foi substituido ao minuto 82, após ter visto um cartão amarelo. O treinador Rednic, chegou mesmo a virar-lhe as costas aquando da sua passagem pelo banco... O jogo, esse, caminhava rápidamente para o fim, com o Benfica a não encontrar o caminho do golo, até que ao minuto 89, e depois de um alívio de bola de um defesa romeno, Rui Costa recuperou e progrediu, centrando para a área onde Simão recebeu e rematou de imediato, com Lobont a fazer mais uma grande defesa, mas na recarga Miccoli fuzilou mesmo a baliza do Dínamo e marcou o golo da vitória benfiquista. Grande alegria nas bancadas e no relvado, com o jogador italiano a revelar-se fundamental, ele, que ate tinha passado despercebido durante grande parte do segundo tempo. Este resultado acaba por ser bastante importante para o Benfica, que terá que medir forças na Roménia com este mesmo Dínamo daqui a uma semana, num terreno onde os da casa não perdem desde Julho passado.



O Positivo do Jogo.



O postivo desta partida acaba mesmo por ser a vitória, pois deixa os benfiquistas mais confiantes para o jogo da segunda mão. Foi importante também não ter sofrido golos.



O Negativo do jogo.



A pior assistência e pior exibição do Benfica em jogos das competições europeias e do campeonato, em casa esta época.



O Melhor em Campo.



*Rui Costa. Continua a ser fundamental no meio campo encarnado. Lê o jogo, passa bem, desmarca-se, corre, centra com precisão, faz um pouco de tudo dentro das quatro linhas. Mais uma assistência para golo.

* Lobont. Bastante rápido este guarda-redes, foi determinante em dois ou três lances de perígo para a sua baliza. Aos 17 minutos fez frande defesa a remate de Nuno Gomes, aos 45 minutos voltou a estar no sítio certo, aos 69 não permitiu a Miccoli que marcasse, e quase evitava o golo encarnado aos 89 minutos, tendo ainda efectuado grande defesa a remate de Simão já na pequena área. Excelente exibição do guardião do Dínamo.



O Árbitro.



Esteve bem dentro das quatro linhas. Segiu o jogo de perto, e os cartões amarelos mostrados a Petit e Moti, são justos. Esteve mal auxiliado, pois Niculescu não estava em fora de jogo, nas duas ocasiões em que lhe foram apontados o adiantamento.

Sem comentários: