quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Promessa Atacante da Semana: Micah Richards


O jovem promissor da semana é praticamente uma certeza. Micah Richards é uma das coqueluches do Manchester City, clube que possui uma forte tradição na formação de jogadores.




Nascido em Birmingham "por acaso", pois os pais estavam de visita à cidade, viveu toda a sua infância em Leeds, onde deu os primeiros passos no futebol, nas equipas escolares. Apesar de ser inglês, pode jogar pelas ilhas caribenhas St Kitts & Nevis, devido à origem dos pais. Alguns anos depois jogou pelos Leeds City Boys, para ingressar finalmente num clube com mais condições, o Oldham Athletic, tinha Micah 12 anos de idade.


Aos 14 anos, o jovem inglês assina pelo Manchester City, e ao mesmo tempo frequentava os treinos das "Brazilian Soccer Schools" (BSS), onde evoluiu bastante a nível técnico. A época 2005/2006 marcou o inicio do sucesso de Micah. Em Maio de 2005, venceu o prémio "Most Promising Player of the Year Award". Em Julho de 2005, actuou como avançado num amigável da equipa principal, onde apontou 3 golos. 2 meses depois, joga ao lado de Robbie Fowler nas reservas e volta a fazer o gosto ao pé. Mas foi em Outubro do mesmo ano, com 17 anos de idade, que Micah fez a sua estreia oficial na Premiership, numa partida contra o Arsenal, onde entrou na segunda parte. Alternando entre os juniores, reservas e equipa principal, vence o prémio "Melhor jogador das reservas em Outubro de 2005".



Actuando a defesa central ou médio defensivo, Micah Richards ganhou rapidamente o seu espaço no City. Em Fevereiro de 2006, marca o golo decisivo num jogo a contar para Taça de Inglaterra, onde o City eliminou o Aston Villa. Mais tarde, o jogador viria a ser entrevistado para a BBC, onde usou a expressão "fucking hell" para descrever a sensação ao marcar aquele golo crucial... Curiosamente, foi Gary Lineker a pedir desculpa pela "linguagem" usada pelo miudo, justificando tal acto devido à sua juventude e inexperiência.




Entre vários sucessos a nível pessoal, Micah estrou-se na selecção sub 21 inglesa em Agosto de 2006, numa partida contra a Moldávia. Após várias internacionalizações nesta categoria, foi chamado à selecção principal para um jogo amigável contra a Holanda. Com a lesão de Gary Neville nesse mesmo encontro, Micah cumpriu a sua primeira internacionalização, tornando-se no mais jovem defesa a actuar pela Inglaterra, batendo o record de Rio Ferdinand. Com vários interessados no passe do miudo talentoso, o Manchester City renovou o seu contrato por mais 4 anos, e assegurou a continuidade de uma das suas jóias da coroa.





Nome: Micah Lincoln Richards

Data de nascimento: 24/06/1988

Local de nascimento: Birmingham, Inglaterra

Nacionalidade: Inglesa

Altura: 1.80m

Clubes: Oldham e Manchester City

Posição: Defesa central ou médio defensivo

Nº camisola: 2

Sem comentários: