quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Memória Atacante LI


A "nossa" Daniela continuava com o excelente trabalho de acompanhamento ao Europeu Feminino de 2005, desta vez recordamos o derby Nórdico entre a Suécia e a Finlândia...



8 de Junho – Suécia X Finlândia



O Jogo entre Suécia e Finlândia terminou empatado o que fez com que todas as equipas do grupo A, ficassem com esperança de alcançar as meias-finais do Europeu.



Bengtsson ao poste





Muito se conhece do talento ofensivo ao dispor das selecções da Suécia e da Finlândia, contudo, foram as defesas que estiveram em destaque em Bloomfield Road. Foi também uma defensora que esteve perto de marcar, Kristin Bengtsson, aos 78 minutos, com um centro que enganou toda a gente e foi embater na base do poste da baliza da Finlândia.



Marcas importantes




No domingo anterior, a Suécia empatou a uma bola com a Dinamarca e nessa partida, as dinamarquesas superiorizaram-se no meio-campo. Por essa razão, a treinadora Marika Domanski-Lyfors apostou em Malin Andersson e deu-lhe a braçadeira de capitã, na ocasião da sua 150ª internacionalização. Therese Sjögran entrou para o flanco esquerdo, com Caroline Seger e Frida Östberg a ficar de fora. A única alteração na Finlândia foi a saída de Jessica Thorn para a entrada de Heidi Kackur, que somou a 50ª internacionalização.



Posse de bola



A Suécia voltou a entrar bem no jogo e aos 13 minutos, Hanna Ljungberg colocou duas defensoras finlandesas fora do caminho com um excelente toque de calcanhar para Victoria Svensson, que efectuou um passe rasgado para Malin Moström. Contudo, Satu Kunnas interceptou o lance. A Suécia usufruiu de muita posse de bola nos minutos iniciais do encontro, frente a um adversário que as suecas haviam batido em 23 dos 29 encontros anteriores entre as duas formações. No entanto, a posse de bola não se traduziu em oportunidades de golo, especialmente devido à má qualidade no último passe, em comparação com o bom jogo colectivo.



Ljungberg perigosa





Decorria já o minuto 22 quando a Finlândia conseguiu o seu primeiro lance de perigo. A capitã Anne Mäkinen combinou com Anna-Kaisa Rantanen, mas o remate saiu por cima. As finlandesas pareciam satisfeitas por conseguirem travar as suecas, com a especial preocupação de manter Ljungberg o mais longe possível da sua baliza. A avançada foi obrigada a recuar bastante no terreno para procurar a bola e foi na zona entre o meio-campo e o ataque que Ljungberg conseguiu mostrar o seu vasto leque de recursos técnicos.



Finlândia reage





Aos 34 minutos, Ljungberg iniciou uma jogada que culminou com um livre directo à entrada da grande área finlandesa, a punir falta sobre Therese Sjögran. Andersson converteu o lance, mas o seu remate saiu por cima da barra da baliza contrária. Pela posição privilegiada do livre, Andersson poderia ter feito melhor, mas esta jogada não foi mais do que o reflexo de uma série de lances de bola parada que a Suécia foi incapaz de aproveitar. Porém, a Finlândia não estava a ser, de forma alguma, esmagada pelas opositoras, e perto do intervalo, Mäkinen e Kalmari obrigaram a guarda-redes sueca Hedvig Lindahl a trabalho difícil.



Suécia mais forte





Thorn entrou na segunda parte para o lugar de Kackur e deu outro ânimo ao ataque da Finlândia. Josephine Öqvist foi também lançada, para o lugar de Lota Schelin, para ocupar o flanco direito. A substituta sueca poderia ter colocado a sua equipa em vantagem pouco depois dos 60 minutos, não fosse Bengtsson ter entrado na jogada na sequência de um lançamento, o que anulou o golo.



Pressão final





As suecas continuaram a pressionar até ao final do encontro, mas apenas um cruzamento de Bengtsson incomodou Kunnas, com a bola a embater no poste. Outro final dramático teria sido demais para a Finlândia após a derrota contra a Inglaterra.



[SpicedBlond a 22 de Junho de 2005]

Sem comentários: