sábado, fevereiro 17, 2007

Clubes Atacantes - Skonto Football Club

SKONTO RIGA



O clube de hoje, é um dos meus preferidos, e o que detém o recorde de campeonatos ganhos consecutivamente, na Europa, nada mais nada menos que 14. É absolutamente algo de extraordinário conseguir uma performance destas. Começou o recorde com sorte e terminou também com sorte, mas pelo meio foi absolutamente avassalador.


A Letónia, tornou-se independente em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial e assim foi até 1944 quando a União Soviética invadiu o seu território, numa altura em que se procurava derrubar o regime Nazi que avançava em toda a Europa. Esteve sob dominio soviético durante 44 anos, desde 1944 até 1990. Entretanto houve campeonato da Letonia desde 1927 até 1944.



O Skonto FC foi fundado em 1991, na capital da então recém-libertada Letónia, Riga.



O primeiro nome do clube foi Forums Skonto, e foi com essa designação que chegou à final da Taça da Letónia nesse mesmo ano, perdendo com o Celtnieks Daugavpils que agora se chama Dinaburg FC.



Ainda nesse ano o Skonto Riga ganhou o único campeonato da Letónia-Soviética.



O dominio do Skonto foi absolutamente avassalador no campeonato, uma vez que ganhou 14 titulos seguidos, o que é um recorde Europeu.


O primeiro da era pós-dominio soviético foi em 1992. Campeonato emocionante em que no final tanto Skonto como RAF Jelgava estavam empatados com 38 pontos, foi preciso um jogo de desempate no qual o vencedor foram os de Riga por 3-2. A curiosidade reside no facto de durante a época e nos jogos entre os dois clubes o RAF ter ganho tanto em casa como fora. Aqui está comprovada a teoria de que “quem ri no fim ri melhor”.



Foi um ano de dobradinha, já que a Taça também viria para o Skonto, que ganhou na final aos rivais citadinos do Daugava por 1-0.



O ano de estreia nas competições europeias foi em 1992 na Liga dos Campeões. O adversário da pré-eliminatória foi o também estreante das Ilhas Faroe, KÍ Klaskvik, foi uma estreia de sucesso, com 3-0 e 3-1, tendo calhado depois, na primeira eliminatória, com os polacos do Lech Poznan, 0-0 e 0-2 foram os resultados.



O ano seguinte foi uma “limpeza” no campeonato. Em 18 jogos, 17 vitórias e apenas 1 derrota. A nível europeu, novamente na Liga dos Campeões, calhou com Olimpija Ljubliana 1-0 + 0-1 (11-10 gp); Spartak Moscovo 0-5 e 0-4.



Em 1994 continuava a ritmo esmagador e em 22 jogos para o campeonato ganhou 20 empatando os outros 2. Bateram o recorde de goleada por três vezes: primeiro ganharam 8-1 fora ao Vidus Riga, depois 8-0 em casa ao Gemma Riga, acabando com 10-0 ao Kimikis Daugavpils.


Na Europa fizeram sensação. Os clubes campeões dos paises menos cotados foram enviados directamente para a Taça UEFA, calhou então com o Aberdeen e eliminaram os escoceses por golos fora empatando 0-0 e 1-1, o Aberdeen só empataria o jogo já para lá da hora ao minuto 92. De seguida o poderoso Napoles 0-1 + 0-2, finalizou a época europeia.



Em 1995, o “rolo compressor” já com 28 jogos no campeonato, desta vez disputado a 3 voltas, conseguiu 25 vitórias e 3 empates, marcando 99 golos. Foi também o primeio campeonato com a vitória a valer 3 pontos e bateu o recordes de pontuação e distância pontual para o segundo classificado, 78 pontos ganhos e 27 pontos de vantagem sobre o Vilan Daugavpils.



Começavam a destacar-se certos jogadores como Marian Pahars, Igor Stepanovs, Mihails Zemlinskis e Vitalijs Astafjevs.



Pela primeira vez a nivel europeu não passaram do primeiro jogo, desta feita com o Maribor Branik 1-0 e 0-2.


O ano seguinte foi a da primeira derrota no campeonato, desde à varios anos. Aconteceu a 26 de Maio de 1996 contra o Starts 1-2. A última tinha acontecido em 13 de Outubro de 1993 frente ao Auseklis 0-1. Foi mais um ano de recorde com 11-1 ao Universidade Riga. Foi também mais um ano de frustração a nivel de golos marcados por não terem chegado à centena (98). Na Taça caiu o recorde de goleada quando foram ao FK Valka e ganharam 14-0.



O ano de 1997 foi o último de devastação no campeonato. 24 jogos, 20 vitorias e 4 empates, goleada recorde de 12-0 ao FK Rezekne. A nivel europeu foi muito bom, e poderia ter causado grande sensação, senão vejamos. Os clubes campeões dos paises com menor expressão já podiam jogar na Liga dos Campões, assim eliminaram o La Valletta 2-0 e 0-1, calhando com o todo poderoso Barcelona.


A primeira mão foi em Nou Camp, e quando toda a gente esperava uma goleada eis que Babicevs aos 25 minutos abre o activo... para os Letãos. Dois minutos depois Geovanni empata, só que Abelardo aos 45 minutos resolveu marcar na própria baliza levando o jogo para intervalo com 1-2 para o Skonto Riga. A Segunda parte foi de grande desgaste, e aos 70 min. Geovanni bisou, empatando. No último minuto da partida, o Barcelona, como não podia deixar de ser, teve um penalty a favor convertido por Stoichkov, fixando o resultado final em 3-2.



A segunda volta foi igualmente dificil para os Espanhois que marcaram apenas um único golo por Sony Anderson aos 52 minutos, para o 0-1 final.



A equipa contudo foi repescada para a Taça UEFA e mais um clube espanhol lhe saiu ao caminho, desta feita o Valladolid, que após ganhar 0-2 em Espanha teve de sofrer na Segunda volta perdendo 1-0.


O ano de 1998 foi o ano do oitavo campeonato consecutivo e o da maior goleada, 15-2 ao Valmieras FK, e mais uma vez a barreira dos 100 golos marcados não foi atingida (98). Foi contudo o primeiro ano em que o dominio já não foi tão avassalador culminando com 21 vitórias, 4 empates, 3 derrotas. Na Taça nova barreira derrubada, 16-0 ao Dardedze.



Em 99 um novo titulo, mas com 5 derrotas, e já a perder algum fulgor, foi a nivel europeu que foram batidos dois recordes, quando atingiram pela primeira vez a terceira eliminatória da Liga dos Campeões e a última antes dos grupos milionários. Golearam os luxemburgueses do Jeunesse D’ Esch por 8-0 + 2-0, Rapid Bucareste 2-1 + 3-3, e Chelsea 0-0 + 0-3 com os golos em Londres a serem marcados só nos últimos 15 minutos. Na Taça da Letónia mais um recorde batido em casa do FK Cesis 17-0.



Entretanto Marian Pahars, já uma super-estrela no país, teve pequenos estágio no Salernitana de Italia, Werder Bremen da Alemanha, e no Casino Salzburg da Austria. Contudo foi referenciado pelo proprio seleccionador Letão, o inglês Gary Johnson, que avisou o seu amigo Dave Jones, na altura treinador do Southampton de Inglaterra. Assim Pahars, efectuou um pequeno estágio nas Ilhas Britânicas. A 10 de Fevereiro desse ano, entrou num jogo de reservas entre os Saints e o Oxford United, o resultado final foi de 7-1 com um hat-trick de Pahars, um hat-trick completíssimo, uma vez que marcou um golo de cabeça e os outros dois cada um de pé diferente. Estava lançado... Estreou-se pela primeira vez na equipa principal a 5 de Abril, e tornou-se o primeiro jogador Letão a jogar no futebol Inglês. Entrou apenas aos 70 minutos, frente ao Coventry City e abriu o livro, marcou o golo do empate e por pouco não deu a vitória. Foi o começo de 7 anos em Inglaterra sempre no Southampton, onde jogou por 137 vezes, e marcou 43 golos.



Ao mesmo tempo, saiu também o poderoso centro campista Vitalijs Astafjevs, para o Austria Viena.



Os anos que se seguiram tanto a nivel interno como europeu já não foram tão entusiasmantes, embora tenha conseguido sempre o titulo, e viu mais um dos seus jogadores sair em grande. Igor Stepanovs, defesa central, juntou-se ao Arsenal. Em 2001 o campeonato foi ganho apenas por um ponto (94 golos marcados) e em 2002 por dois pontos (95 golos marcados) sempre com o Ventspils em segundo.


Aparece então mais um grande nome do futebol letão, Maris Verpakovskis, que também jogou em Portugal, no Euro 2004.



Em 2003 surge uma equipa que começa a ameaçar o dominio do Skonto Riga no campeonato, o Liepajas Metalurgs. Este ano ficaram a 5 pontos do Skonto mas pela primeira vez alguém ultrapassou a barreira dos 100 golos do campeonato, e para desespero dos adeptos da capital que ficaram mais um ano aquém dessa barreira com 91, viram o recorde a ir para o Liepajas com 100 golos marcados.



Pior foi na Europa, quando perderam no primeiro jogo contra os Malteses do Sliema Wanderers, com 3-1 e 0-2, estava a anunciar-se o fim do dominio avassalador.



O ano do último campeonato, da serie extraordinária, de 14 consecutivos foi no ano de 2004, quando ficou de novo à frente do Liepajas por 3 pontos, mas com menos 20 golos marcados, o que já denotava alguma fraqueza do Skonto e o nascer de uma nova era.



Marius Verpakovskis, assina pelo Dinamo Kiev, e passa a ser mais um dos famosos seleccionados para o Euro 2004 a jogar fora do país. Neste momento joga no Getafe de Espanha.


E eis que chegamos a 2005, embora começando o campeonato com 4 vitórias seguidas, à 5ª jornada recebe os fracos rivais do FK Riga e perde 0-2, para de seguida visitar o terreno do Liepajas e perder de novo por 2-4. Com isto perdeu o primeiro lugar para os homens que ano a ano se vinham a aproximar futebolisticamente a passos largos, e até ao fim do campeonato foi ver a diferença avolumar-se, acabando o reinado a 13 pontos de distancia do novo campeão, Liepajas Metalurgs.



A nivel europeu foram goleados pela modesta equipa do Rabotniki, com 1-0 e 0-6, estava consumado o fim do bom futebol e do dominio interno para os homens da capital.


O ano passado o campeão foi o FK Ventspils, acabando o Skonto em terceiro lugar, atrás do Liepajas Metalurgs e a 8 pontos do vencedor, mas foi o ano do regresso de Astafjevs que tinha deixado o clube 7 anos antes, juntamente com Marian Pahars. Astafjevs passou pelo Austria Viena, Bristol Rovers e Admira Wacker, antes de regressar a casa para terminar a carreira, uma vez que tem 35 anos.



Entrámos sem duvida noutra era do futebol na Letónia, só falta saber se este grande campeão, também vai passar pela mesma humilhação de tantos outros em outros paises, que acabam por visitar a Segunda Divisão.



Palmarés:



13 vezes Campeão da Letónia: 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004



1 vez e único Campeão da Letónia-Soviética: 1991



7 vezes Vencedor da Taça Letónia: 1992, 1995, 1997, 1998, 2000, 2001 e 2002



6 vezes Finalista Vencido da Taça Letónia: 1991, 1996, 1999, 2003, 2004 e 2006



Sem comentários: