quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Memória Atacante LII

Continuamos a relembrar todo o trabalho da nossa eterna Spicedblond por alturas do Europeu de Futebol Feminino realizado em 2005 na Inglaterra!
Desta vez relembramos o Dinamarca - Inglaterra da primeira fase do Europeu.
Vale a pena recordar o fantástico trabalho da Spiedblond...




Dinamarca X Inglaterra



As Dinamarquesas começaram bem o Europeu e a esta altura já se encontravam somente a um ponto de garantir o apuramento para as meias finais , após uma ponta final dramática que garantiu às nórdicas o triunfo sobre as anfitriãs inglesas.



Sem alterações





Os "onze" iniciais não apresentaram quaisquer surpresas. A capitã de Inglaterra, Faye White, conseguiu recuperar a tempo para ocupar o seu lugar no quarteto defensivo, o que permitiu à seleccionadora britânica manter-se fiel à mesma equipa que venceu a Finlândia por 3-2 no jogo de abertura do Europeu. A Dinamarca também não efectuou qualquer alteração e adoptou uma formação em 4-3-3, com Rasmussen e Nanna Mølbach Johansen à espera de causar às inglesas os mesmos problemas que colocaram à Suécia, no empate (1-1) verificado no dia 6.



Bom Começo





A Inglaterra começou melhor o jogo, incutindo uma grande velocidade e uma boa capacidade técnica nos flancos, mas apesar desse dominio, as atacantes inglesas não conseguiam finalizar os bons lançes criados. Logo no primeiro minuto Kelly Smith sofreu uma falta e, do consequente livre directo, Katie Chapman rematou a meia altura, mas a bola saiu ao lado da baliza de Tine Cederkvist.Passado um minuto, Smith voltou a apanhar a equipa da Dinamarca desprevenida, enquadrou-se com a baliza dentro da grande área e rematou às malhas laterais. A seguir, Rachel Yankey, a jogadora que o seleccionador da Dinamarca, Peter Bonde, apontou como sendo a mais perigosa das inglesas, conseguiu ultrapassar duas adversárias no flanco esquerdo, mas o cruzamento "morreu" nas mãos da guarda-redes.

A melhor oportunidade da Inglaterra na primeira metade surgiu aos 35 minutos. Yankey, mais uma vez, fugiu à sua marcadora directa no flanco esquerdo e cruzou com precisão para Amanda Barr. Contudo, com a baliza à sua mercê, a jogadora cabeceou ao lado.



Oportunidade para a Dinamarca





Apesar da intensa actividade dentro da sua grande área, as dinamarquesas mostraram-se satisfeitas por conseguir suster o ímpeto inicial de Inglaterra. Aos 21 minutos, as nórdicas tiveram mesmo uma oportunidade para marcar, mas Pedersen cabeceou à figura de Jo Fletcher, após um livre apontado por Rasmussen.



Grande penalidade





Com toda a pressão Inglesa, parecia tratar-se apenas de uma questão de tempo até a Inglaterra abrir o marcador e aos seis minutos do segundo tempo, a paciência demonstrada pela equipa deu finalmente os seus frutos. Yankey, cuja velocidade foi sempre um quebra-cabeças para as Dinamarquesas, acorreu a um passe rasgado de Williams e foi derrubada na grande área por Mariann Knudsen.

Os 14,000 espectadores ingleses nas bancadas suspiraram de nervosismo com a opurtinidade criada para se avançar no marcador, Williams mostrou toda a sua tranquilidade e apontou agrande penalidade com um remate rasteiro ao canto inferior direito, longe demais para Cederkvist conseguir chegar. Uma vantagem totalmente justa para as inglesas, que poderiam ter garantido a vitória pouco depois, mas Williams e White desperdiçaram excelentes ocasiões.



Justiça cega





No entanto, apesar de se manterem na frente, a Dinamarca quis mostrar porque é considerada uma das melhores selecções do Mundo e com um impeto de Justiça num espaço de poucos minutos virou o jogo a seu favor, um livre directo apontado aos 80 minutos por Merete Pedersen igualou o encontro a um golo. Já perto do final do encontro quando todos pensariam que a partida terminaria numa igualdade, Catherine Sørensen gelou as bancadas e os adeptos ingleses ao apontar de cabeça o golo do triunfo dinamarquês, na sequência de um perigoso centro de Johanna Rasmussen. As inglesas sabiam que a vitória as colocaria na fase seguinte, e conseguiram dominar a maior parte do jogo, mas não conseguiram bater a forte defesa dinamarquesa. Assim a Dinamarca fez com que as contas da Inglaterra se virassem do avesso, tendo que vençer obrigatoriamente a Suécia, uma selecção muito forte para passar ás meias finais, enquanto que á Dinamarca bastar-lhe-ia um empate frente é Finlândia.


[SpicedBlond a 22 de Junho de 2005]

Sem comentários: