segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Ovos moles Aveirenses - Dragões goleadores


Estádio: Municipal de Aveiro

Assistência: 14.540 Espectadores

Árbitro: Bruno Paixão



Depois de uma vitória expressiva frente á Naval e uma exibição convicente frente ao Chelsea, o FC Porto deslocou-se a Aveiro para defrontar um Beira-Mar transfigurado.



Apesar de prometer alterações no onze, Jesualdo voltou a apostar no onze tipo, não se preocupando com qualquer tipo de gestão de esforço. Quaresma estava de regresso!

Por parte dos Aveirenses, Paco Soler apostou numa equipa musculado e a procurar explorar o futebol aéreo.

Os Aveirenses começaram mais fortes e a pressionar alto.

Este início de qualidade, por parte dos da casa, foi traduzido em domínio territorial e algumas oportunidades durante os primeiros 15', como foram os casos da cabeçada de Edgar e os remates de Tininho.

Só após uma tentativa de canto directo de Quaresma, o FC Porto acordou e partiu para 30' de qualidade.

Muito inteligentes na circulação de bola e com muita classe na forma como variam o flanco de jogo para se libertarem da pressão Aveirense, os Dragões foram começando a dominar, domínio esse que coincide com a passagem de Quaresma para o lado esquerdo do ataque e o aparecimento em definitivo de Meireles no jogo.


Aos 19', percebeu-se um diálogo entre alguns jogadores Portistas, Quaresma preparou-se para bater um livre, Bruno Alves arrastou atletas aveirenses para o lado contrário e num passe de génio do “Harry Potter” Portista, Pepe muito rápido cabeceia para a baliza e Lisandro numa “peitada” inaugura o marcador.

O FC Porto chegava ao golo num lance estudado e perfeitamente legal, uma vez que Lisandro parte atrás da linha da bola para a empurrar para o fundo da baliza.

Até ao fim da primeira parte o Porto dominou, fabricou algumas jogadas de perigo e não mais o Beira-Mar conseguiu reagir.

Nota para uma GP por assinalar sobre Postiga após sofrer um empurrão claro na área aveirense.



Na 2ª parte Paco Soler corrigiu o posicionamento dos seus jogadores, fez entrar André Leão e a verdade é que o Beira-Mar entrou forte e mandão e chegou mesmo a encostar o Porto ás cordas. O FC Porto, a denotar cansaço, retraiu-se, perdeu a lucidez e passou a apostar em contra-ataques sem grande sentido.

Postiga, muito mal durante toda a partida, foi rendido por Adriano, e Jesualdo acabou por ganhar a aposta.

É numa jogada entre Lucho e Adriano que Meireles acaba por aparecer isolado, com o centro campista a servir Lisandro, em fora de jogo, que depois de rematar contra Eduardo conseguiu servir Lucho que sozinho não perdoou.
Era o início de 6' vertiginosos, pois 3' mais tarde após um pontapé de canto, Raul Meireles bateu para a baliza apontando o terceiro golo portista. O guarda-redes Eduardo ficou muito mal na fotografia.

Aos 77', Quaresma pegou na baliza, fez uso da sua magia, ludibriou 3 adversários aveirenses e depois de alguma confusão, Adriano (que bem que entrou) serviu Alan que fazia o 4º para o Porto.

Os milhares de adeptos Portistas deliravam na bancada, e o Porto voltava a atingir a chapa 4.
Contudo e já com Renteria em campo, Adriano isola Pepe que numa cavalgada impressionante é derrubado dentro da área aveirense pelo guardião Eduardo.
Adriano, chamado a converter, não perdoou e fechou a contagem.
5-0 para o FC Porto.



CONCLUSÃO

O FC Porto respondeu aos teóricos do caos com mais uma vitória expressiva.

9 golos marcados e 0 sofridos nos dois últimos jogos do campeonato, contribuem para uma média de mais de 2 golos por jogo no campeonato.

Se é verdade que o FC Porto esteve longe de fazer uma exibição brilhante, conseguiu ser eficaz e inteligente, a espaços, na forma como circulou a bola.

Contudo, Jesualdo terá que resolver a intermitência na intensidade e velocidade com que o FC Porto tem encarado as partidas.



MELHOR EM CAMPO

Raul Meireles foi claramente o melhor jogador em campo. Muito inteligência na ocupação dos espaços, foi decisivo na forma rápida e eficaz com que o Porto consegiu, a espaços, circular a bola. Determinado a defender, foi em movimentações de ruptura que acabou por se tornar num jogador decisivo.Depois de uma grande exibição frente ao Chelsea, Raul Meireles parece estar de volta á boa forma física.



ARBITRAGEM

Bruno Paixão acaba por ver a sua actuação manchada por 2 lances: - Não assinalou uma GP clara sobre Postiga e não viu o fora de jogo de Lisandro no lance do 2º golo.



NOTAS POSITIVAS

- 9 golos marcados em 2 jogos, é desta forma que o Porto responde aos que vaticinavam uma crise.

- 5-0. O FC Porto consegue a maior goleada da temporada, sem esquecer que esta foi conseguida fora de casa.

- Raul Meireles está de volta ao seu melhor e rubricou ,uma vez mais, uma grande exibição. Também Pepe, Bruno Alves e Adriano estiveram em bom plano
- Foram milhares os adeptos do Porto que apoiaram a equipa em Aveiro. Quem jogava em casa? Beira-Mar ou FC Porto?



NOTAS NEGATIVAS

- O apagão do FC Porto durante os primeiros 20' da 2ª parte. Por momentos parecia uma equipa vulgar.

- A excessiva dependência do Beira-Mar no futebol áereo.

- O Guardião Eduardo é mal batido no terceiro golo portista e minutos antes havia escorregado da mesma maneira.

- Postiga não é o mesmo do início de temporada. Luta, movimenta-se, deixa tudo em campo, mas não consegue ser o ponta de lança que o Porto precisa.

- Quaresma, apesar de genial, voltou a demonstrar tiques de vedetismo e um jogo muito mais para o show off do que prático e eficiente. Por momentos faz lembrar o Quaresma de á 2 anos. É capaz de mais e melhor.

Sem comentários: